Acontece - Exposição “Anticorpos – Fernando e Humberto Campana – 1989-2009”


Programação de Bolso CCBB
A exposição “Anticorpos – Fernando e Humberto Campana – 1989-2009” inaugurada em 5 de novembro de 2011 no Centro Cultural Banco do Brasil (Rua Álvares Penteado, 112, Centro, São Paulo/SP) conta em forma de retrospectiva e com pelo menos 180 peças a história dos dois irmãos brasileiros que se tornaram ícones do design internacional.

Curiosos, surrealistas, chocantes, inegavelmente originais, os Campanas completam 20 anos de experimentação e sucesso. 

"Nossas fontes de inspiração são elementos da natureza brasileira, ruas de São Paulo, lojas de ferragens, prateleiras de farmácias ou de supermercados", conta Humberto em entrevista à Revista Época em 29 de maio de 2006. 

Com muita imaginação, sucata, papelão e objetos do dia-a-dia são transformados em arte, como eles fazem questão de afirmar: “A pasteurização enche o saco, então é importante acrescentar um elemento novo àquele objeto já conhecido” (BBC Brasil, 2005). 
Fonte: estadao.com.br. Foto: Paulo Liebert/AE

Seu talento demorou para ser reconhecido no Brasil, o que inclusive, influenciou muito na escolha dos materiais de trabalho, já que a importação de suas peças (inicialmente produzidas apenas na Itália) para o mercado nacional encarecia por si só os produtos. Mas, desde 1992, a dupla não pára de receber prêmios e suas criações integram o acervo de museus conceituados como o MoMA de Nova Iorque, por exemplo. 

O sonho dos irmãos de democratizar o design parece estar mais perto que nunca. Em visita à exposição, qual não foi nossa alegria ao nos depararmos com crianças da rede pública de ensino de São Paulo em excursão estudando as obras ao lado de estrangeiros e curiosos. 

Muitas das peças não podem ser fotografadas, por isso, não deixe de conferir a exposição “Anticorpos – Fernando e Humberto Campana – 1989-2009” que ficará aberta a visitação até o dia 15 de Janeiro de 2012. Mas, para deixar um gostinho de quero mais, algumas fotos de nossa visita.









Se você quer conhecer mais da história dos irmãos Campana, acesse seu site oficial: www.campanas.com.br.


Comentários

Postagens mais visitadas