Dicas de Combinação para Perder o Medo de Criar uma Decoração Colorida


como colocar mais cor no quarto

Já pensou em decorar a sua casa usando cores, mas acabou desistindo na hora H? Bateu aquele medo e incerteza de apostar em uma decoração colorida, né?! Isso tem nome: Cromofobia!

Simplificando, é o medo que as pessoas têm de cores, nesse caso, de usá-las na decoração. A cromofobia é uma doença da sociedade moderna, alimentada pela arquitetura monocromática das cidades e os tons pastéis que decoram as residências. Já reparou nos estandes de apartamentos decorados? Os beges, brancos e marrons dão o tom e, inconscientemente nós passamos a reproduzir esses ambientes em nossas casas.

E não é que não gostemos do amarelo, ou do azul e verde, mas simplesmente temos medo de não saber como combinar as cores em um ambiente.

Uma boa forma de perceber essa tendência contemporânea é assistir a filmes ambientados nos anos 50/60. Uma dica é o filme “Abaixo o Amor” de 2006, que, apesar de ser um filme água com açúcar é um excelente exemplo do uso de cores e texturas na decoração modernista. Atentem para o figurino, impecável.

Para todos que gostariam de usar cores na decoração de casa, há um remédio muito simples: o círculo cromático. Entender e saber utilizar o círculo cromático permite que você combine as cores com segurança.


circulo cromático decoração


Para auxiliá-lo a aplicar as cores em sua casa e deixa-la mais colorida, vamos a três regrinhas básicas:

- Crie uma base neutra: com tons de brancos, beges, off white, cinzas e pretos - que combinam com todas as cores - ou tons base das cores que você está usando no ambiente. Materiais naturais como madeira e tijolo também servem para isso.

- Combine cores lado a lado no círculo para paletas harmônicas e equilibradas;

- Combine cores opostas do círculo (uma de frente para a outra) - para uma paleta vibrante

Vamos aos exemplos? Inspire-se!

     

 

   
   





Créditos de Imagens: Casa e Jardim, Afdecor, Revista Mi Casa, Conceito: Firma Casa, Inspiração Inesperada, Casa Abril, material Girls, Design Shuffle, UKTV, Casa Abril, BHG

Postagens mais visitadas