Decoração Acessível - Parte II

Continuando com as dicas para tornar sua casa bonita e acessível, hoje vamos falar sobre mobiliário:

1 - Bancadas de Cozinha e Banheiros devem ter altura máxima de noventa centímetros e no mínimo de setenta e cinco centímetros. O ideal é investir em móveis que possibilitem a regulagem de altura e, se tiver condições, existem no mercado sistemas que permitem elevar ou abaixar bancadas, ilhas de cozinha, pias, mesas, prateleiras e até bacias sanitárias:

Sistema de Elevação de Ilha da Häfele

Sistema Touch Control para Abertura de Portas da Häfele

Sistema de Elevação de Prateleiras OIS da Häfele


Sistema de Elevação de Armários OS-D da Häfele

Sistema de Elevação Profilo Smart da Arco Acessibilidade

Sistema de Elevação Profilo Smart da Arco Acessibilidade

2 - Sofás e Cadeiras não devem ter braços, para facilitar a transferência do cadeirante. Sofás em L ou com Chaise também podem ser utilizados.

Sofá Estar Móveis

Sumiê Mei Fernando Jaeger

Poltrona Greek Artefacto

3 - Mesas e Escrivaninhas devem ter altura máxima de setenta e cinco centímetros e vão livre abaixo do tampo de setenta e três centímetros. Uma dica muito legal é deixar a cabeceira da sala de jantar livre, acomodando a própria cadeira de rodas na hora das refeições, outra, é apostar em mesas ovais ou redondas com pé central.

Mesa Tulipa Tok Stok

4 - Procure móveis com cantos arredondados que facilitarão a circulação não só do cadeirante, mas de todos os moradores da casa, e estantes e racks com prateleiras vazadas sem portas. A altura confortável de alcance para cadeirantes é de sessenta centímetros a um metro, com profundidade máxima de cinquenta e cinco centímetros.

Buffet da Estar Móveis

Aparador Palumbo da Way Design

5 - Sempre que possível, fixe os móveis diretamente no chão para evitar instabilidade, e procure distribuí-los junto às paredes, liberando espaço para circulação.

6 - Jamais, em hipótese alguma, use tapetes no chão da casa, isso dificulta a circulação da cadeira de rodas e pode causar acidentes.

Comentários

Postagens mais visitadas