Dica das Designers: Escolhendo Tapetes

Tapetes aquecem o ambiente e complementam a decoração. Eles são fundamentais na tarefa de delimitar os espaços e compor a disposição dos móveis.

A primeira dica na hora de escolher um tapete para sua sala é definir o estilo:

  • Tapetes tipo Persa e de materiais nobres geralmente pedem uma decoração mais luxuosa;
  • Boucle e Peças em tons mais neutros e de fios mais baixos são uma escolha menos arriscada e que combinarão com quase todas as decorações;
  • Sisal e outras fibras naturais também funcionam muito bem e combinam com estilos contemporâneos e mais despojados. Se por um lado todas as fibras naturais acumulam menos sujeira, e, portanto, são de mais fácil manutenção, por outro, tem o inconveniente de ter uma menor durabilidade;
  • Tapetes Shaggy e de fios mais longos combinam com ambientes modernos, despojados e são uma escolha sempre acertada para salas de televisão e Home Theaters;
  • Peles de animais devem ser a estrela do ambiente, portanto, se harmonizam com espaços contemporâneos, com linhas retas e cores neutras, ou contribuem para criar um clima de cabana rústica, pedindo móveis de madeira e couro. Se você gosta desse estilo, faça uma escolha consciente e opte pelas peles sintéticas.

Não existe nenhum impedimento em utilizar tapetes com maxiestampas, estampas gráficas ou de cores vibrantes, mas essa é uma escolha arriscada que não deve ser feita se você tiver dúvidas. Para um resultado discreto, opte por tons neutros de bege, off white ou cinza, ou alguns tons acima ou abaixo que o de seu piso.


Não esqueça que, como qualquer objeto, a insolação é um fator de desgaste que inevitavelmente alterará a coloração de seu tapete. Portanto, proteja-o instalando cortinas e mantendo-as fechadas durante o período de incidência direta.

Nada pior que um tapete muito pequeno perdido no meio da sala. A forma mais acertada de definir o tamanho de seu tapete é levar em consideração o ambiente que o acomodará. Portanto, de trena em mãos, meça o espaço de forma que o tapete fique de 10 a 30 cm sob todos os móveis que compõem o ambiente.


Nas salas de jantar, o tapete deve ter cerca de 70 ou 80cm a mais que as dimensões da mesa. Se você não tiver esse espaço disponível, não coloque um tapete.


Nos quartos, o tapete deve começar à frente dos criados mudos (ou sob eles), e ocupar todo o espaço a sua frente e sob a cama avançando de 40 a 60cm.


Por favor: Tapetes redondos só funcionam bem em quartos infantis.

Na hora de comprar seu tapete também leve em conta sua manutenção. Qualquer tapete exigirá limpeza diária com aspirador ou semelhante (evite vassouras que podem danificar as fibras). Tapetes sintéticos exigem menor manutenção e podem ser lavados a seco. Já as fibras naturais pedem profissionais especializados.

Tapetes de sisal e similares podem manchar se tiverem contato direto com água, portanto, evite-os se você tiver criança pequena ou animais em casa.



*Créditos de Imagem: Decore Criativo, Inspiração Inesperada, Casa Claudia, Southern Living, In Home Trend, Imguol, Ajilbab e Post Files.

Comentários

Postagens mais visitadas