Aço Patinável

Hoje, para quem não conhece, vamos apresentar um material que, apesar de já existir há quase cem anos, ainda está engatinhando no mundo da decoração: o Aço Patinável, mais conhecido por seu nome comercial, Aço Corten.

Para atender às necessidades da Indústria Ferroviária que visava vagões mais leves, enriqueceu-se o aço com cobre e fósforo, dando origem a uma liga baixa de alta resistência, o aço patinável. O que só se descobriu posteriormente, foi que essa liga apresentava resistência três vezes maior à corrosão, pois desenvolvia uma película de óxido aderente, que protege o aço, de cor avermelhada. Por parecer pintado, passou a ser chamado de aço patinável.

Por essas suas propriedades tornou-se o queridinho da construção civil, mas migrou para a arquitetura, e, mais recentemente, pela beleza rústica única, para o mundo da decoração.
















* Créditos de Imagem: Home Design Lover, Elle Decor, Arch New Home, Casa Abril, Arkpad, The Complete Garden Adelaide, Revista Glamour, Houzz, Oficina do Corten, Horne Blog Online.

Comentários

Postagens mais visitadas