Especial: Aprendendo a Dividir

Sem dúvida alguma, a palavra de ordem quando se fala em decoração contemporânea é Integração.

Na onda dos Lofts e Studios, mesmo os apartamentos familiares vem perdendo paredes e dando lugar a ambientes mais amplos e multifuncionais: a cozinha junta-se a sala de jantar, que se junta a sala de estar, que se junta ao Home Office, que integra o Home Theater, que às vezes funciona como dormitório.

Parece até o poema Quadrilha, de Carlos Drummond de Andrade, e, como no poema, tanta integração assim sempre acaba por gerar algumas situações inesperadas. Aqui, o verdadeiro desafio de decoração é integrar e, ao mesmo tempo, preservar determinados espaços que exigem maior privacidade.

Essa dúvida tem sido constante em nossos clientes, seguidores e leitores, por isso decidimos fazer uma série de posts especialmente dedicada a esclarecer essa questão.

Ao contrário da poesia de Drummond, a resposta para esse dilema é simples e única: use e abuse de divisórias! Elas podem ser fixas ou móveis, ter outras funções agregadas ou serem puramente decorativas, mas, de qualquer forma, são indispensáveis em ambientes integrados.

Cuidado apenas para escolher uma divisória que seja adequada tanto com o estilo da decoração, como ao tamanho e insolação do local.

Nossa primeira dica é a mais simples e barata de todas: procure garantir a privacidade dos ambientes por meio da instalação de cortinas, painéis em tecido ou persianas como divisórias. Outras vantagens desse tipo de divisória são seu completo recolhimento, possibilitando integração total e o elemento decorativo intrínseco aos tecidos, que trará graça e charme a sua casa.

Por outro lado, só funciona para decorações mais irreverentes em ambientes pouco formais. Invista em tecidos/materiais leves e translúcidos e dê preferência aos trilhos suíços, para um resultado mais clean, ou a varões para dar um clima de loft.










Não deixe de conferir os próximos posts para conhecer e se inspirar com outros tipos de divisórias!


Créditos de Imagem: Houzz, Buzzle, Arquitrecos, Vila Mulher, Achados de Decoração, Vinicius de Mello, Casa e Jardim, Arcadian Home e Yupiu

Postagens mais visitadas