Faça Você Mesmo - Sousplats Personalizados

Na hora de receber ou de arrumar a mesa para um jantar especial, os sousplats (do francês sous plat, sob o prato) dão um charme todo especial ao serviço, trazendo sofisticação e harmonia ao conjunto.

O projeto para esse final de semana é fazer sousplats personalizados para combinarem com o tema de sua festa ou com a louça que já se tem em casa. Além de únicos, eles ainda vão sair bem mais baratos do que uma unidade comprada pronta.

Faremos o passo a passo para dois acabamentos: o pintado e o revestido em tecido. Em ambos os casos vamos começar com um sousplat de mdf cru, a venda em lojas de artesanato. Um modelo como o abaixo custa menos de R$ 8,00 a unidade, mas dependendo do tamanho ou do acabamento, pode sair por bem menos que isso.


Segue o passo-a-passo:

SOUSPLAT PINTADO

Você irá precisar de:

1 - Lixa para madeira 180;
2 - Base Acrílica para Artesanato;
3 - Tinta Látex PVA para madeira a base de água - Cor de sua preferência;
4 - Um pincel e um rolo de espuma.

  • Primeiro lixe toda a superfície do sousplat até que fique livre de asperezas e imperfeições.


  • Passe a base acrílica sobre toda a superfície (pessoalmente preferimos aplicar a base com o rolo de espuma) e aguarde pelo menos dez minutos até estar completamente seca.


  • Com a base completamente seca é a vez da tinta na cor de sua preferência (se houver algum acumulo de base ou imperfeições na superfície, é recomendável lixar mais uma vez o sousplat antes de aplicar a tinta). Aplique no mínimo duas demãos para um resultado mais uniforme, garantindo um tempo mínimo de 20 a 30 minutos entre elas (lembrem-se que as condições climáticas podem influenciar no tempo de secagem da tinta, então procurem certificar-se de que a superfície está seca ao toque antes de aplicar outra demão.


  • E, voilà! Seu sousplat pintado está pronto para o uso!



SOUSPLAT REVESTIDO

Para revestir um sousplat de tecido você precisará de:

1 - Lixa para madeira 180;
2 - Base Acrílica para Artesanato;
3 - Um pincel e um rolo de espuma;
4 - Cola Branca;
5 - Tecido de sua escolha;
6 - Tesoura para tecido;
7 - Espátula Plástica.

Os passos um e dois são os mesmos aqui, ou seja, o sousplat deve ser lixado e sua superfície preparada com a base acrílica.

  • Utilizando o sousplat como molde, recorte um círculo de tecido do tamanho exato do apoio. Ele servirá para o acabamento do fundo;

  • Recorte um quadrado de tecido um pouco maior que o sousplat (pelo menos dois centímetros de sobra).
  • Aplique a cola branca sem diluir em todo círculo central do sousplat (parte rebaixada). Não tenha medo de abusar da cola, o excesso desaparecerá quando ela secar. 
  • Centralizando bem o desenho, sobreponha o quadrado de tecido e estique gentilmente no círculo central até a borda. Com o tecido bem esticado, utilize a espátula plástica para marcar bem o desnível. É conveniente aplicar um pouco mais de cola por cima do tecido nesse ponto, para ajudar na marcação.

  • Faça o mesmo procedimento no restante da superfície, aplicando a cola e esticando bem o tecido para aderir à face.
  • Vire o Sousplat e recorte o excesso de tecido que houver.


  • Passe a cola em toda a lateral da peça e comece a colar o tecido. Você também pode passar a cola por cima do tecido nesse momento, ou fazer pequenos cortes para auxiliar na colagem.

  • Aplique a cola sobre todo o fundo do Sousplat e cole o círculo recortado no início.



  • Agora é só finalizar o sousplat impermeabilizando-o com uma camada de cola branca diluída em água, aplicada com o rolinho.


Esse vídeo do programa Bem Simples é extremamente esclarecedor e ajuda bastante na hora de fazer o seu próprio sousplat revestido de tecido. Não deixem de assistir: http://www.youtube.com/watch?v=6pqrfslmLss

Depois, é só arrumar a mesa e se preparar para os elogios!
 










* Créditos de Imagem: Casa Abril, Artesanato Fofo, Com Você Aprendi, Boutique do Pano, Vestida de Noiva, Aline Machado, It Mãe UOL e Constance Zahn.

Comentários

Postagens mais visitadas