Decoração Consultório Odontológico

Hoje vamos falar um pouco sobre como projetar um consultório odontológico. Parece fácil, né? Um equipo, uma cadeira de rodinhas e alguns armários. E melhor, tem um monte de referências na internet para nos ajudar!
Realmente: muitas imagens de CD (Consultórios Dentários) encontradas por aí são muito bonitas, mas será que podemos aplica-las sem incorrer em erros crassos? Antes de você montar o seu espaço ou contratar um profissional para levar adiante o seu projeto, leia, pesquise e se informe.
Sua clínica tem que estar em consonância com as Normas da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa). Dê uma olhada em seu Portal, e se informe sobre as regras e princípios exigidos na Legislação para a autorização de funcionamento desse tipo de estabelecimento. A Anvisa fornece o Roteiro Básico de Inspeção, o material relativo a Biossegurança, normas e portarias.
Vamos a algumas dicas importantes para você não ver seus sonhos e esforços frustrados, quando for registrar o seu negócio, quando o Inspetor da Anvisa for vistoriar as instalações ou quando você for colocar os equipamentos e os móveis no espaço escolhido e eles não couberem com ergonomia. Segurança e conforto são imprescindíveis para uma boa organização do fluxo e bem estar de todos.
Quando for comprar ou alugar um espaço, veja se ele comporta todos os equipamentos que você precisa. Dimensões mínimas para um Consultório Odontológico por ambiente:  Recepção: 6 a 8m²; sala de procedimento: 9m²; banheiro: 2m² (acessível); Área total mínima: 17 a 19m².
É fundamental que o local seja arejado, se possível com janelas ou portas que se abram para fora permitindo que o sol entre e ilumine o cômodo. Os espaços sem janelas tornam o local opressivo e convenhamos que a maioria das pessoas já não se sente muito confortável em um CD.
Dentista, Dental, Idéias

São proibidos os forros removíveis: Tetos lisos sem emendas, tipo drywall são os recomendados.

Imperdoável a visita de animais indesejáveis, portanto mantenha o espaço sempre dedetizado e limpo.

Nada de plantas na decoração ou animais (aquários).

Pisos e acabamentos devem ser laváveis e sem ranhuras, pois necessitam de higienização frequente: escolha materiais que não absorvam água com facilidade ou se desgastem pelo uso constante dos produtos de limpeza. E atenção! Tem que ser antiderrapante! Você não vai querer que alguém se acidente em seu consultório, não é? Essa não é a hora de economizar.

Na sala de atendimento é terminantemente proibido ralo, portanto a caída do piso deverá ser orientada para o ralo mais próximo, evitando empoçamentos na hora de lavar. Mais uma exigência é que os rodapés sejam arredondados, evitando o acúmulo de sujeira.



Se você escolher um piso cerâmico, opte pelos de Borda Reta, pois podem ser aplicados com juntas de 1 a 2mm, diminuindo a área de acumulo de sujeira e além disso, ficam muito mais bonitos.

A recepção tem que ser projetada de forma que propicie ao paciente acolhimento e ergonomia. Nada pior que ter que encolher as pernas todas as vezes que alguém passar.

Sofás e poltronas proporcionam maior conforto. Não abuse das cores fortes e invista numa boa iluminação. Um bebedouro é imprescindível e o cafezinho é um mimo para quem gosta, claro depois da consulta, isso se não fizer clareamento. Kkkkk

Armários são indispensáveis: invista em móveis planejados, e, se ficarem fora do seu orçamento, fixe prateleiras às paredes. Organização é fundamental para o trabalho fluir com mais agilidade. Se você tiver espaço para fazer um depósito, melhor ainda! Os materiais saem muito mais em conta se comprados em quantidade.

Dentista, Dental, Idéias

Dentista, Dental, Idéias

O nível de ruído em um CD é considerável. O compressor, a unidade condensadora do ar condicionado devem estar isolados em espaços separados, mas o barulhinho do motor, esse não tem jeito... Vale a pena investir na acústica da sala de atendimento, afinal tem gente que foge só de pensar nele. Lã de rocha ou lã de vidro são as nossas preferidas, mas outros materiais também são eficientes, tais como cortiça, isopor, ...

Opte por móveis de laminado que são mais fáceis de higienizar e tome cuidado com os acessórios: nada de exagero!  Se você utilizar algum revestimento nas paredes, siga as mesmas regras do piso. De preferência às cores claras, que permitem a sensação de maior amplitude e limpeza.
Se você resolver pintar as paredes, use uma tinta lavável, como as de PVC, poliuretano ou a base de epóxi.
Um bom projeto de luminotécnica é bem-vindo. Iluminação sem áreas de sombra ou ofuscamento são imprescindíveis ao trabalho de um odontólogo.

Cortinas de pano nem pensar! Elas deverão ser de material de fácil higienização, por isso, persianas são mais indicadas.

Dentista, Dental, Idéias

Dentista, Dental, Idéias

Ao escolher as torneiras para as pias da sala de atendimento veja se o modelo permite a abertura sem o uso das mãos. Não esqueça dos dispensers para papel toalha e sabonete líquido. Eles podem ser solicitados, sem custo, nos próprios fabricantes.

Os materiais contaminados e ou perfurocortantes deverão ser descartados de forma correta. Pesquise como fazê-lo.

Bom gente, esperamos que essas dicas possam ajudar na implementação do seu espaço. Que ele fique perfeito, lindo, agradável e que seja um sucesso!

Dentista, Dental, Idéias


*Créditos de Imagem: Melo Teixeira, Construindo Minha Casa Clean, Carolina Pontes, Tiberio, Comprar Apartamento Novo, Jornal Minuano e CWDS

Postagens mais visitadas