Decoração Escritório de Advocacia

O que vem à sua cabeça quando se fala em escritório de advocacia? Tons escuros de madeira aliados a muito couro preto ou verde, tapetes clássicos vermelhos e livros e mais livros? Pois saiba que não precisa ser assim! Essa fórmula geralmente repetida em muitos escritórios de advocacia é extremamente cansativa para quem trabalha no local, e, além disso, o tiro pode sair pela culatra: ao invés de conseguir transmitir tradição, pode criar a impressão de um escritório ultrapassado. A austeridade pode refletir intransigência. Por isso: cuidado! O objetivo ao decorar um escritório de advocacia é transmitir confiança e credibilidade, mas ao mesmo tempo, tenacidade! O cliente deve sentir que os profissionais que trabalham ali estão bem dispostos, são determinados e antenados às novidades do ramo: novas leis e normas, súmulas, jurisprudência, pareceres...
Opte por cores neutras e sóbrias, que transmitem estabilidade e força, e geram uma sensação de confiança em seus clientes. Mas evite que o resultado fique escuro demais!


Idéias, Comercial, AdvogadoIdéias, Comercial, Advogado


Investir em um bom servidor e backup de arquivos é fundamental! E, falando em tecnologia e dados, se houver possibilidade, o ideal é instalar um piso elevado no local, que permite passar a fiação com muito mais facilidade e garante uma manutenção mais rápida. Em escritórios de advocacia, ele pode ser revestido com placas de carpete ou revestimento vinílico amadeirado. O resultado ficará fantástico!

Idéias, Comercial, Advogado


Ainda no quesito tecnologia, por mais que o processo digital seja tendência, e os computadores venham substituindo cada vez mais o papel, um escritório de advocacia ainda precisa de um bom espaço para arquivo, que permita a guarda dos documentos, e facilite a organização e acesso à informação no dia a dia.

Uma decisão importante que deve ser tomada quando se está montando um escritório é: onde o advogado pretende receber seus clientes? Em sua própria sala ou em uma sala de reunião? Por vezes a resposta é: nos dois! Nesse caso, o cuidado deve ser dobrado!

Para receber o cliente em sua própria sala, é importante que o local tenha circulação adequada, que permita que o cliente e o advogado se desloquem e sentem com conforto. E cuidado com a mesa escolhida: ela pode ser linda e maravilhosa, mas deve ter espaço para as pernas do visitante! Nada de investir naquelas mesas fechadas na frente, ou com travessões que fiquem batendo no joelho do convidado.

Idéias, Comercial, Advogado

Idéias, Comercial, AdvogadoIdéias, Comercial, Advogado


Ah! Mais uma coisa: vai receber o cliente na sua sala? Dê uma organizada na papelada em cima da mesa! Por mais que você diga para todo mundo que sua bagunça é organizada e que você se acha nela, a impressão que vai causar no cliente é: desorganização!, e ele pode não assinar o contrato por medo de você perder os documentos dele ou um prazo...

Idéias, Comercial, Advogado

Idéias, Comercial, Advogado

A sala de reunião tem dois aspectos a serem observados: dependendo da área do direito em que se atua, ela deve ser confortável para sua equipe, e intimidadora para a outra parte! Ostentar um pouco aqui é bem vindo, mas cuidado para não desviar o foco da discussão com a decoração! Pese com cuidado o número de assentos necessários e, novamente, cuidado com o espaço para as pernas! Os pés da mesa devem ser centrais e não devem avançar no espaço das cadeiras.
Planejar pontos para instalação de uma televisão e outros recursos visuais também é interessante, afinal, eles estão cada vez mais presentes na estratégia das partes. Nesse caso, se houver janelas no local elas devem receber cortinas ou persianas tipo blackout. Preveja também tomadas e acesso à internet no local!

Idéias, Comercial, Advogado

Divisórias em vidro são interessantes: elas trazem leveza e economizam preciosos centímetros no layout, indispensáveis em espaços reduzidos. Por outro lado, é importante prever uma maneira de garantir a privacidade do ambiente: cortinas, persianas, ou, nossos preferidos: vidros inteligentes que se tornam opacos com o toque de um botão.

Vidro InteligenteVidro Inteligente

E vale não esquecer de tornar o espaço adequado a pessoas portadoras de deficiência! Portas com vão de 80 centímetros, corredores com 1.2 metros e banheiros acessíveis são indispensáveis!

Curtiu nossas idéias? Tem mais imagens sobre o assunto lá no Pinterest. Clique aqui.

*Créditos de Imagem: Mimdesign via Arkpad, Australian Design Review, Casa Vogue, Interarq, Duet Arquitetura, Clear2Frost

Postagens mais visitadas