Decoração de Recepções Comerciais

A recepção de um espaço comercial é o cartão de visitas do seu negócio, e, como tal, deve ser pensada e planejada com muito cuidado. Ela deve ser capaz de transmitir, de cara, a sensação correta ao seu cliente, reforçando a confiança que ele deposita na sua marca.

A primeira providência é pensar no estilo que será adotado. Seja coerente nas cores e formas! Se você trabalha com beleza ou um público predominantemente feminino, invista em materiais nobres e luxuosos, cores suaves, plantas e arranjos florais.


Se é um escritório de design, arquitetura ou marketing, seja ousado e criativo! Formas e materiais inusitados, cores fortes e reaproveitamento de materiais. É isso que seu cliente espera que você faça por ele!



Negócios mais tradicionais como consultórios médicos ou escritórios de advogados devem transmitir confiança e tranquilidade aos visitantes desde o momento em que entram no espaço. As cores devem ser predominantemente neutras. Na área da saúde, fuja de tons escuros. Isso não significa que a decoração deva ser sem graça! Invista em mistura de materiais, como madeira, mármore e vidro, e capriche na iluminação.


Procure criar um ponto focal na área da recepção, isso ajuda a direcionar o público para o local certo e confere destaque à sua marca. Como fazer isso? Você pode investir em iluminação, no próprio balcão/mesa ou sobre ela;


Outra forma é criar um painel na parede atrás da área da recepção. Pode ser em madeira, revestimentos tipo 3D, jardins verticais... Sua imaginação e orçamento são o limite!


O próprio balcão pode ser a estrela! Transforme-o em uma obra arquitetônica, investindo em sua forma ou material.


Aproveite para posicionar sua marca com destaque! O logo ou nome da empresa devem estar à vista, no balcão ou atrás dele.


Mas, antes de encomendar a bancada da recepção, pense com cuidado quantos serão e quais as funções de seus recepcionistas. Se eles cumularem a função de secretários, necessitarão de espaço para arquivos e é sempre bom prever pelo menos uma gaveta para cada um. Pense também onde eles guardarão suas bolsas e objetos pessoais! A última coisa que você quer é que fiquem jogados à vista.

E os seus clientes/pacientes, como deverão se comportar na recepção? Deverão preencher fichas, realizar pagamentos? Então você deve oferecer locais para eles se sentarem junto ao balcão. E acessibilidade é fundamental! Pense em cadeirantes e crianças: ao menos uma parte da bancada deve ter no máximo 75 centímetros de altura!


Atrás do balcão, procure deixar entre 0,75 e 1,20m para acomodar seus funcionários e garantir sua circulação. Ah! E invista em uma cadeira confortável e ergonômica para eles! Seu trabalho exige que passem muitas horas sentados!

Seguindo essas dicas, só resta esperar que seus clientes cheguem! Desejamos muito sucesso para você e seu negócio! Se tiver alguma dúvida, entre em contato conosco, teremos prazer em ajudar!


Quer mais inspirações de recepções comerciais? Clique aqui! Lá no nosso Pinterest tem mais um monte de idéias.

Postagens mais visitadas