Dica das Designers: Escolhendo a Ducha ou Chuveiro ideal

Hoje vamos falar um pouco sobre a escolha do chuveiro ou ducha para o seu banheiro.

O hábito de tomar banho é muito mais antigo do que se imagina. Já no Egito esse costume era adotado e mais tarde os romanos o aprimoraram, mas só os mais ricos e poderosos tinham acesso a esse privilégio. E, realmente, tomar um bom banho, com água na temperatura certa, jato bem direcionado e quantidade de água perfeita é um privilégio. Mas, infelizmente, não são todos os chuveiros que proporcionam isso, não! Por isso antes de comprar o seu vamos dar algumas dicas:

Primeiro: opte por um chuveiro ou uma ducha. Existe diferença entre eles? Sim! Os chuveiros são aparelhos que funcionam com resistência elétrica e as duchas usam outra forma de aquecimento, geralmente a gás, elétrico (boiler) ou solar.

Se você optar por um chuveiro elétrico, verifique se você tem em seu banheiro uma tomada de 220V. Você pode instalar o seu chuveiro em uma tomada de 110V, mas saiba que ele irá aquecer menos. Será que no inverno essa temperatura será suficiente para um banho gostoso e relaxante?

Acredite, vale a pena contratar um eletricista para criar uma tomada 220V a partir do seu quadro de luz! (Não tente criar uma tomada para o chuveiro a partir de uma outra tomada 220V existente na casa! Chuveiros são itens potentes que exigem muito do circuito elétrico. Eles necessitam de cabeamento e disjuntores próprios!)

Procure chuveiros com potência acima de 5.400 Watts - eles queimam com menos facilidade.

O segundo item a observar é a distância entre a caixa d’água e seu chuveiro. Isso vai influenciar muito na qualidade do seu banho! Geralmente os andares mais altos e as casas tem menor pressão de água, por estarem mais próximos do reservatório. Se a pressão for insuficiente, a resistência do chuveiro poderá queimar com frequência e o aquecedor a gás não conseguirá manter o funcionamento. O ideal nesses casos é elevar a caixa d’água ou instalar um pressurizador no chuveiro ou ducha. Esses equipamentos funcionam como uma bomba d’água e ajudam a aumentar a pressão da água que chega ao aparelho. Muitos produtos já vem com pressurizadores acoplados, por isso, se você se encaixa em uma dessas situações, vale a pena investir desde já em um deles.

Já a vazão de água é uma questão de preferencia pessoal! As duchas tradicionais oferecem um jato de água concentrado, retilíneo e forte, com vazão ideal acima de 10 litros por minuto, mas muitas duchas e chuveiros hoje já oferecem uma variedade de jatos a serem escolhidos. Esses produtos geralmente se intitulam Spa, e podem oferecer até 4 tipos de jato de água diferentes: Tradicional, Massagem (jato forte e extremamente concentrado), Cascata (água mais distribuída e menor vazão de água) e Nebulizador (versão ainda mais suave que a Cascata, lembra uma garoa fraca ou um vapor de água).

Conhecer a vazão de água do produto escolhido também é indispensável para comprar o aquecedor adequado para você: Ele deve ser capaz de aquecer a soma da vazão de todas as saídas de água quente da casa. Por exemplo: Tem água quente em duas duchas com vazão de 10 e 12 litros/minuto e na pia da cozinha (5L/min)? Seu aquecedor deve ter capacidade de pelo menos 27 litros por minuto.

Com as características técnicas decididas, você pode se divertir escolhendo o produto ideal para você! Hoje no mercado encontramos duchas e chuveiros para todos os gostos. Desde os mais convencionais aos mais arrojados e inusitados. Parede, teto, com ducha manual, eletrônicos, elétricos, com luzes de LED que mudam de cor com a temperatura da água, .... Não faltam opções para se adequar ao estilo do seu banheiro e ao seu bolso!

Ah! E falando no seu bolso, pesquise muito o preço dos produtos, eles podem variar bastante de uma loja para outra. Vale também chorar desconto e pechinchar, mesmo nos Home Centers! Mas cuidado! Infelizmente o ditado “O barato sai caro!” pode ser muito bem aplicado na hora da compra. Desconfie de preços muito baixos, e de marcas desconhecidas. Tente se ater às melhores marcas do mercado e verifique sempre qual o prazo de garantia oferecido.

Com tudo isso em mente, veja e se encante com alguns modelos que selecionamos pra você.

qual a ducha ideal
Lorenzetti - Acqua Storm Ultra

roca wall ducha quadrada
Roca - Wall - Ducha quadrada com braço para teto  

chuveiro x ducha
Altero - Chuveiro Altero de teto 30x30

dicas para escolher chuveiro
Docol - Chuveiro Resort

o que é vazão do chuveiro
Interbagno - Raindance Rainfall 150

tipos de jato de duchas
Perflex - Chuveiro de Teto Quadra

glossário chuveiros e duchas
Doka - Wosh

chuveiro com iluminação LED
Deca - Chuveiro de Teto Spa Enjoy


Quer se inspirar com essas belezinhas instaladas em ambientes reais? Dá uma olhada na seleção que colocamos no Pinterest! Clique aqui.

Postagens mais visitadas