Montando o Quarto do Bebê: Um Guia de Compras

Um novo ser está a caminho! 

Parabéns! Que ele venha com muita saúde! Menino ou menina? Quantos meses? Essas são as expressões e perguntas mais ouvidas pela futura mamãe.

Os meses passam e a data do nascimento está se aproximando. Planeje tudo com bastante antecedência, pois todas nós que somos mães sabemos o quanto os últimos meses são mais difíceis. A barriga já está pesada, os pés mais inchados e além disso alguns bebes são bem apressados e não esperam a data marcada para conhecer a sua mamãe e o seu papai. Ah esqueci! As vovós, vovôs, titios, dinda e dindo, também.

O ideal é começar a planejar a partir do quarto mês de gestação! Alguns móveis podem levar de 60 a 90 dias para serem entregues, e é sempre bom ainda ter um tempinho para eventuais imprevistos.

O que não pode faltar no quarto do seu bebê: O berço, a cômoda, um trocador, e, se couber, uma poltrona de amamentação com uma mesinha lateral de apoio.

Vamos começar pelo berço. As medidas mais comuns são o padrão americano: 1,30 x 0,70cm e o padrão nacional: 1,30 x 0,60cm, mas se você precisar de um tamanho diferente, pode encomendar em uma loja especializada ou em uma marcenaria. Para você ficar bem seguro consulte as normas da ABNT e repasse-as para o profissional contratado para a confecção do móvel.

como escolher berço para bebe
Berço Opera Blanc - Ilha Mágica
As medidas mencionadas acima são as internas da peça, portanto as mesmas do colchão que deverá ter densidade 18.

Vai comprar pronto? Procure na peça o selo do Inmetro e as especificações técnicas! Se você mesmo vai montar o berço, verifique se é ele é entregue com o manual de instalação e com instruções claras e precisas para a montagem correta.

Você encontrará berços de diversos materiais, cores e modelos. Alguns vem com cômodas acopladas, com trocador, com grades deslizantes, com gavetões, aqueles que desmontam e são próprios para viagem, com sistema anti-refluxo, aqueles que mais tarde viram caminha,.... O mais importante é que eles sejam seguros e para isso verifique se eles atendem as normas do Inmetro!

cuidados ao escolher o berçorequisitos berço Inmetro
ameise design
1. Berço Rodinhas - Coisas da Doris; 2. Berço Retro Rosa - Intercasa; 3. Berço Circus - Ameise Design

Cuidados importantes:

Verifique se o espaçamento entre as grades tem no máximo 6,5cm, o que evita que a cabeça do bebê se prenda.

Outra exigência do Inmetro é que a medida máxima entre o estrado e as laterais do berço seja de 2,5cm, o que evita que mãozinhas ou pezinhos fiquem presos entre eles.

Outra preocupação é a altura entre o estrado e o final da grade que deve ter no mínimo 60cm para evitar que os bebês se debrucem e caiam. Procure berços com ajuste de altura, que possibilitam regular a altura do estrado conforme o crescimento da criança.

Nada de enfeites ou pontas ou texturas no lado interno do berço. Isso evita que os bebes prendam as roupinhas.

berços coloridos
Berço Retro - Ameise Design

Atenção com os berços com rodinhas. Se forem 4 rodas, 2 tem que ter travamento para evitar o deslizamento involuntário da peça.

Você pode comprar o berço anti-refluxo ou não. Se o seu bebê tiver refluxo e você optou por um normal, isso é fácil de resolver. Compre o travesseirinho anti-refluxo ou eleve a cabeceira do berço em 30 graus, colocando um calço nos pés do berço.

Mais duas coisinhas: não adianta comprar o berço mais lindo e enorme se você não tiver o espaço adequado para ele. Lembre-se que você vai precisar circular para tratar de seu bebê. Deixe pelo menos 60 centímetros em uma das laterais e na frente do móvel.

dicas para montar o quarto do bebêberço romântico celina dias bebê
1. Berço Kim - Quarto Composto; 2 - Berço Vitoria - Celina Dias Bebê

E a segunda coisa é evitar posicionar o berço na parede da janela. Vários são os motivos para essa orientação: Essa é a parte mais fria do quarto no inverno, o que pode incomodar ou prejudicar sua saúde; nessa parede geralmente existem cortinas que podem ser puxadas pelas mãozinhas irrequietas e arteiras (isso pode gerar acidentes graves!); além disso, bebês crescem muito rápido e sem mais nem menos se levantam e podem se apoiar na janela.

Passando para a cômoda observe alguns pontos aqui destacados.

A medida ideal é de 90cm de altura e 50cm de profundidade.

Essas medidas são muito importantes, porque provavelmente você irá utilizá-la como trocador, também.

cômodas para quarto de bebê              Cômoda Bebê Celina Dias

1. Cômoda Friso - Oppa; 2 - Cômoda Bebel - Celina Dias Bebê

Se você é mamãe de primeira viagem, não imagina o quanto aquelas roupinhas, sapatinhos, chapéus, ... ocupam espaço. Se você tiver como, escolha uma cômoda com um bom comprimento e gavetas altas. As mais versáteis são as que tem gavetas e uma porta com prateleiras ou cabideiro.

Agora um item super discutível: A tal da cadeira de amamentação. Alguns mulheres amam outras odeiam. A nossa opinião é: compre! Ela compõe o ambiente e se você não se adaptar quando amamentar o seu filho, ela será útil para você sentar e contar uma historinha para ele ou mesmo para uma visita.

Dicas para escolher a poltrona de amamentaçãoter ou não ter poltrona de amamentação

poltronas de amamentação modernapoltronas ideais para quarto de bebê

idéias de poltrona para o quarto do bebêquarto de bebê menina

1. Poltrona Vitoria com Pufe - Celina Dias Bebê; 2. Poltrona Renee - Tok Stok; 3. Poltrona Eames Wood de Balanço - Tok Stok; 4. Poltrona Sol de Balanço - Tok Stok; 5 - Poltrona Harper - Tok Stok; 6 - Poltrona Cabriolet - Tok Stok.

A sua escolha novamente passa pelo espaço que você possui. Existem as mais confortáveis e largas, com ou sem pufe e as menores que desempenham o mesmo papel e ocupam um espaço bem menor.

Aconselhamos você colocar uma mesinha de apoio ao lado da poltrona. Ela é muito bem vinda para apoiar um abajur (sim, ele é um item importante em um quarto de bebê, pois oferece iluminação suave e indireta à noite), a mamadeira, o enfeitinho e tantas outras coisinhas.

mesa de apoio para quarto de bebêdicas para montar quarto do bebê

1. Mesa Lateral Dorothy - Tok Stok; 2 - Mesa Lateral Biscoito Fino - Oppa

Não esqueça da lixeira com tampa, dos potes para acondicionar algodão e cotonetes e uma garrafa térmica para deixar com água bem morninha para limpar o bumbum do seu bebê.

Esperamos ter te ajudado nessa etapa tão mágica de sua vida. E quando você acabar de montar o quarto do seu bebê, mande uma foto para nós. É um dos projetos que mais gostamos de fazer.

Boa sorte! Que o seu bebê venha com muita saúde e traga muita alegria para você e sua família.

Postagens mais visitadas