Suportes para TVs

Hoje o nosso post fala sobre um produto muito prático e que chegou para facilitar a nossa vida, os suportes para TVs.

Antigamente precisávamos de um móvel ou um rack para apoiarmos a TV, mas, com os apartamentos cada vez menores, geralmente não temos muito espaço livre, e se faz necessário um mobiliário mais enxuto, que nem sempre comporta o televisor. Além disso, em casa com criança é aquele desespero: Uma corre de cá, outra empurra de lá e assim todos ficamos doidos com a sobrevivência da televisão! 

Os suportes podem ser integrados perfeitamente em qualquer decoração, permitem uma visualização melhor, com muito mais comodidade, e, cá entre nós, só quem arruma a casa, sabe o quanto é difícil limpar atrás e embaixo das TVs! 

Mas primeiro alguns cuidados precisam ser tomados antes da aquisição do produto: 

Escolha o local em que ele vai ser colocado e em que tipo de material. Na Parede de tijolos, em parede de drywall, em um painel, no teto, em suporte no móvel?

Se você optou por parede de tijolos, verifique se ela é resistente o suficiente para aguentar o peso da televisão. Algumas paredes parecem feitas de farinha. Você já deve ter se deparado com alguma! Outras, as estruturais, você não consegue fixar uma bucha, portanto teste antes de pensar em colocar o suporte e procure buchas apropriadas para cada situação.

Se for de drywall é necessário que haja reforço no local onde a TV será instalada, com perfis de sustentação ou sarrafos por trás das placas. É isso que garante uma boa fixação da peça.

Ah! Você escolheu um painel de parede. Muito bom! Quando você for encomenda-lo, converse com o seu marceneiro e peça para fazer uma caixa com as dimensões e profundidade compatíveis com o suporte escolhido, para que fique bem escondidinho e não roube a cena do painel. Se for uma peça comprada pronta, escolha a mais robusta, elimine as muito finas.

O escolhido foi o de teto. Maravilha! Primeiro você vai precisar de um teto rebaixado para esconder os fios da TV e um conduíte com a elétrica passada. Segundo, prenda o tubo à laje, assim elimina o risco de despencar, causando um acidente ou um tremendo prejuízo.

Também existem os suportes tubulares que se encaixam nos móveis. Se você estiver fazendo uma marcenaria para dividir dois ou mais ambientes, integrando-os, e desejar compartilhar entre eles um mesmo aparelho, esse tipo pode ser uma boa opção. Ele permite que o televisor gire 360⁰. Você decide!

Atenção ao tipo de suporte. Existe uma variedade deles que aceitam televisões de 10” até 71”. As furações obedecem dois sistemas: O Universal, que na embalagem do produto está especificado os tipos de modelos de TV que podem ser usados e o VESA (Video Electronics Standards Association) que possui diversas furações, portanto é necessário que você consulte o manual ou meça a distância entre os furos na parte de trás de seu televisor.

Eles podem ser:

Fixos: Marque com atenção a posição antes de instalar. Não esqueça que a TV fica fixa, não pode ser movida.

Articulados: Permitem regular a posição do aparelho. Geralmente podem ser deslocados até 90⁰ para os lados e podem ser movimentados para cima e para baixo. Devido à grande mobilidade ele pode ser aproveitado para mais de 1 ambiente.


Com inclinação: Podem ser movidos para cima e para baixo, não se movimentam para as laterais.


Teto: Novamente, atenção ao peso e tamanho do televisor!


Mais um lembrete, e isso vale para qualquer das escolhas, se você puder mandar suspender a elétrica e a antena da TV para próximo do local em que o suporte será instalado, perfeito! Fios enrolados, aparecendo, esticados pela parede não são muito agradáveis e nem são muito bonitos, né? rs rs rs

Antes de afixar o suporte, não esqueça de dar uma olhadinha no nosso post sobre a distância ideal entre a TV e o espectador. Isso é fundamental para a saúde de todos!

Algumas imagens para você ver como ficam os suportes aplicados à decoração.






Pronto! Agora é executar e depois relaxar e aproveitar!

Deixamos algumas fotos no Pinterest para você se inspirar, com vários tipos de suportes integrados na decoração (clique aqui).

Qualquer dúvida entre em contato conosco, vai ser um prazer ajudá-lo!

*Créditos de Imagem: Leroy Merlin, Casa do Suporte, C&C, Casa Mais, Noticias Bol, Pinterest (Rafaela Gil).

Postagens mais visitadas