Vermelhando a Decoração

Muitos clientes nos perguntam: “Meninas, vermelho pode?”. Ora, é claro que pode! Vermelho é uma cor linda, cheia de energia, alegre e versátil, que atrai o olhar e cria imediatamente um ponto focal.

A grande questão do vermelho é saber o tom certo para você, e quanto usar da cor em sua decoração. Por ser uma cor extremamente vibrante, o ideal é utilizá-la com parcimônia, se não, ela irá roubar o foco do restante do ambiente. Invista em objetos pontuais na cor. Podem ser as almofadas do sofá, o pendente sobre a mesa de jantar, ou uma obra de arte em sua parede.



Quanto mais claro o tom do vermelho, mais atenção ele chamará. Os vermelhos fechados e mais escuros são mais sofisticados e menos cansativos. Cuidado também com o material escolhido: laca brilhante, cerâmica e tecidos como seda, por exemplo, refletem mais luz e tornam o vermelho mais brilhante, ou seja, atraem mais atenção ainda!

Se não quer que a cor roube a cena, invista em tecidos e revestimentos opacos, pinturas patinadas e desgastadas também trazem resultados mais discretos.

Quer os armários da cozinha vermelhos? Perfeito! Ficam lindos! Utilize um tom intermediário em fórmica ou laca fosca. Mas, se está de dieta, saiba que o vermelho é conhecido por abrir o apetite!



No quarto, pitadas da cor aquecem o ambiente e, dizem os especialistas, podem apimentar o relacionamento! (Quem não leu/assistiu 50 tons de cinza?)




A paleta de cores do ambiente em que o vermelho está inserido também colabora muito para seu grau de destaque. Quando combinado com tons claros ou colocado sobre uma base branca, o objeto vermelho se tornará ainda mais focal. Combinado com tons e materiais naturais, como a madeira, ganha uma suavidade aconchegante. Já em meio a tons escuros e pretos, destaca-se novamente. Essa última composição exige muita certeza e personalidade.



Se, por outro lado, você ama a cor e quer pirar em um cômodo todo vermelho, saiba que o resultado, apesar de poder ficar muito bonito, pode tornar-se extremamente cansativo e opressor. Ambientes vermelhos tendem a atrapalhar a concentração e tornar as pessoas mais irritadiças e impacientes. Por isso, nem pensar em criar um Home Office ou Sala de Reuniões todos vermelhos. Uma pequena pincelada, nesses ambientes, por outro lado, pode ser estimulante!

O ideal é esbanjar a cor em ambientes de pouco uso, ou que você passe pouco tempo, como banheiros, lavabos, hall de entrada, lavanderia... Nesses, o abuso pode ficar maravilhoso, e você poderá demonstrar sem medo sua paixão vermelha!


Gostou? No Pinterest tem mais um monte de ambientes em que o vermelho ganha maior ou menor destaque. Clique aqui para ir para lá!


*Créditos de Imagem: Click Interiores, Casa Casada, Casa e Jardim, Casa.com.br, Histórias de Casa, Casa Vogue e Constance Zahn

Postagens mais visitadas