Aprenda a Decorar com o Estilo Escandinavo

Tendência forte na decoração, o estilo escandinavo está rapidamente se tornando o queridinho de muitos arquitetos e designers. Se você costuma ler revistas e blogs de decoração, com certeza já se deparou com o termo por aí. Mas, o que é o estilo de decoração escandinava?

A Escandinávia é um conjunto de países no Norte da Europa que compartilha algumas características geo-climáticas. Os invernos rigorosos, repletos de neve e horas de escuridão com certeza tem grande influência sobre o estilo, que valoriza, acima de tudo, o minimalismo, os ambientes claros e a iluminação natural.

A base da decoração escandinava é o branco e demais cores frias (off White, preto e cinza). O branco aparece nas paredes, tetos, cortinas e, muitas vezes, até mesmo no chão, que é patinado na cor ou alvejado. O preto e o cinza podem aparecer em peças de mobiliário, acessórios e luminárias.


Falando em luminárias, elas devem ser abundantes nesse estilo. Pendentes sobre a mesa de jantar, lustres no centro dos ambientes, trilhos de iluminação e luminárias de piso e parede, sempre com luz branca. Por outro lado, o resultado não deve ser poluído visualmente. O estilo escandinavo é extremamente clean, quase espartano. O que o impede de recair em uma frieza extrema é a abudância do conforto: tapetes, almofadas, mantas e xales sobre sofás e poltronas também compõem o estilo.



Os materiais devem ser os mais naturais possível: madeiras (sempre envelhecidas ou rústicas), pedras (cimento se encaixa nessa categoria), ferro, lã, algodão e linho rústico, peles (sintéticas, por favor). As plantas também casam muito bem com o estilo, mas, novamente, evite os excessos. Minimalismo é a chave.

No mobiliário, valoriza as linhas retas e simples, móveis contemporâneos e, sempre busca ao menos uma peça de design. Cadeiras Bauhaus são frequentemente encontradas nesses ambientes.


Nos acessórios, poucas peças, mas de qualidade e estilo. Estampas geométricas podem aparecer nos tapetes e almofadas. A inspiração industrial também é forte: fios e encanamento expostos, vigas, quadros apoiados no chão.


No quarto, dispense a cabeceira e os criados mudos. Substitua-os por cadeiras ou bancos. 


O mais bonito da decoração Escandinava é o contraste entre o contemporâneo e o rústico envelhecido e o fato de que é o reflexo de um estilo de vida leve e despreocupado.



Apesar do estilo ser essencialmente acromático, é possível incorporar algumas cores sem compromete-lo: rosas pálidos, azuis acinzentados e verdes fechados casam muito bem.

Se você é fã de cor, inspire-se no estilo para criar sua própria tendência de decoração: crie uma base neutra e invista em tapetes e almofadas com estampas coloridas.


Quer mais algumas inspirações do estilo escandinavo de decorar? No nosso Pinterest tem um monte de idéias. Clique aqui!


*Créditos de Imagem: Almoço de Sexta, Heart Home, My Scandinavian Home, Talosanomat, My Leitmotiv, Gemma e Julie Chagas

Postagens mais visitadas