Tijolo à Vista!

A tendência de deixar os tijolos à vista é antiga, e, definitivamente, veio para ficar! Paredes revestidas com tijolos podem conferir ao ambiente um clima rústico, com ares de fazenda, ou, opostamente, criar espaços contemporâneos com jeito de loft. No meio do caminho, ficam os ambientes românticos e provençais, favorecidos principalmente pelos tijolinhos pintados de branco ou patinados.

Mas, como e qual tipo de tijolo utilizar?

Os tijolos originais, ou de demolição, são os mais rústicos, de bordas boleadas e irregulares. Criam belíssimos espaços rústicos, que contrastam maravilhosamente com móveis contemporâneos. Fica perfeito também para estilos de decoração tipo loft!

Se morar em uma construção antiga, sobretudo se for uma casa, você pode encontrá-los ao descascar as paredes, removendo o reboco. Se não, eles podem ser garimpados em lojas de demolição e olarias. Mas saiba que, nesse caso, os tijolos tem dimensões bem generosas, e você irá comprometer bons centímetros do ambiente ao utilizá-lo. Cheque se não existe nenhum impedimento para isso, como janelas e portas que possam ficar obstruídas.

 


As plaquetas cerâmicas foram as precursoras de alternativas ao tijolo original. Bem mais finas, elas logo caíram no gosto de quem tinha uma churrasqueira ou área externa. Hoje, as plaquetas ganharam nova roupagem e são feitas principalmente de barro, o que lhes confere uma aparência bem mais natural!

De dimensões reduzidas e acabamentos variados, funcionam bem em qualquer tipo de decoração e ambiente!


 

Recentemente os papéis de parede entraram na concorrência para criação de paredes de tijolos. Imitando desde os aspectos mais rústicos, até os mais regulares, eles são uma boa solução para ambientes em que não se pode abrir mão de nenhum centímetro! Procure dar preferência aos papéis texturizados e com efeito 3D, que tem um resultado mais realista. Mas, cuidado! Valem aqui as mesmas recomendações de qualquer outro papel de parede: procure marcas boas e confiáveis, contrate um bom instalador e não utilize o revestimento em áreas úmidas ou molhadas!



 
                                                                                                            Ir para a loja

E você? Também curte decorações com tijolinhos? Tem algum ambiente revestido com eles? Mande fotos para a gente!

Ah! E tem mais imagens de decoração com tijolinho aparente lá no nosso Pinterest. Clique aqui!


*Créditos de Imagem: Bruna Dalcin, Histórias de Casa, ArchDaily, Haute Look, Casa de Valentina, Loombrand, Dream Book Design

Postagens mais visitadas