Como Fazer um Painel Perfurado

Pegboards, ou chapas de Eucatex ou Fibra perfuradas, são chapas de fibra de madeira cheias de furinhos, originalmente desenvolvidas para fabricação de artigos de marcenaria que necessitavam de ventilação. Entretanto, esse material que é relativamente barato (a chapa crua de 2,7m x 1,2 custa em torno de R$ 60,00) vem se tornando cada vez mais um super aliado da decoração.


As chapas podem ser encontradas em madeireiras e lojas de material de construção, com acabamento branco ou cru, mas não se preocupe com isso, pois podem ser pintadas com tinta esmalte à base de água ou qualquer outra tinta própria para pintar madeira (lembrando que para pintar MDF cru, é importante passar um fundo preparador de madeira antes da tinta). Elas também podem ser cortadas, e alguns lugares já vendem do tamanho que você quiser.

Depois de pintadas, as chapas ficam uma fofura, coloridas e cheias de furinho, e por isso podem ser utilizadas em todos os ambientes da casa (ok, lembre-se sempre que se trata de uma madeira, então não é apropriada para áreas molhadas, mas podem resistir bem à ambientes úmidos, desde que você aplique um hidro repelente próprio para madeiras), desde o quarto do casal ou do bebê até a cozinha, passando pelo Home Office e pelo Closet, que são nossos locais preferidos para ter um Pegboard.




Mas por que ter um Pegboard em casa? Além de lindas, as Chapas de Eucatex Perfuradas são super úteis na decoração e organização e são os grandes aliados na hora de deixar tudo visível e à mão. Elas aceitam basicamente qualquer coisa que possa ser fixada com pregos e parafusos, como quadros, pôsteres, vasinhos, mas também existem ganchos, suportes e prateleiras próprias para esse tipo de painel, e é aí que a diversão começa, e a imaginação é o limite!


Como instalar o painel perfurado? Fácil, fácil! Primeiro de tudo, lembre-se que ele deve ficar afastado da parede, para que você consiga encaixar os organizadores e ferragens. Para isso, utilize uma moldura de sarrafos atrás da chapa, ou afaste-o utilizando arruelas ou espaçadores! Moleza!

 

Agora que você já sabe tudo sobre como fazer um Pegboard para chamar de seu, tá esperando o quê? Corre lá na loja de material de construção e mãos à obra!

Quer mais idéias de pegboards maravilhosos? Dá uma olhada aqui no nosso Pinterest!

*Créditos de Imagem: A Casa que Minha Avó Queria, Refinery 29, BHG, Arquitete, HGTV, Project Nursery, French by Design, Inspired by Charm, Instructables e The Family Handyman

Postagens mais visitadas