Aprenda a Decorar com o Estilo Boho

O termo Boho vem da palavra Boêmio (em inglês Bohemian), que no século XV era associado aos ciganos, apenas recebendo a conotação que tem hoje muitos anos depois.

Daí vem o primeiro estilo associado ao Boho: o estilo cigano: repleto de tecidos macios e luxuosos, cores vibrantes, estampas, contas e miçangas, alegre, livre e confortável.

Posteriormente, o estilo ganhou força nos anos 20, e incorporou as tendências vintage e orientais: tecidos e estampas delicadas, miúdas, muitas aves e alguns outros animais, pavões, principalmente, atenção aos detalhes, acessórios luxuosos e muitas rendas e sedas.

Presente novamente nos anos 70, o Boho uniu-se ao movimento Hippie, e dele herdou o amor por tecidos naturais (couro, camurça, algodão), as estampas étnicas e cores derivadas da terra, a ligação com a natureza e com o artesanato: plantas, crochê, barro, madeira... todos foram incorporados.

De volta agora nos anos 2000, o Boho é uma mescla dos estilos cigano, oriental, étnico, vintage, hippie e folk, e pode ser identificado pela proliferação de objetos e acessórios, mix de estampas e tecidos, muita cor, em resultado sempre colorido, despojado, confortável, levemente caótico mas ainda assim, extremamente agradável.

A decoração boho é responsável por casas vibrantes, cheias de personalidade e com cara de casa!

Para criar um espaço com estilo Boho, invista em sofás amplos, fofos e confortáveis (se for um quarto, o mesmo vale para a cama e o enxoval). Capitonê, veludo e estofamentos coloridos são apostas certeiras!



Cubra-os com almofadas coloridas, estampadas (mix de estampas), com diferentes texturas. Elas também podem receber pompons, franjas, pendentes, contas e pedrarias. As mantas e xales para sofá podem aparecer, e pufes ou grandes almofadas espalhadas pelo chão complementam o conforto.




No piso (que deve ser de madeira ou outro revestimento natural), tapetes lisos ou estampados vêm com fios longos e aparência shaggy, ou são tipicamente étnicos, em materiais naturais e estampados.

    
Cadeiras e poltronas vintage, em madeira rústica, couro ou tecidos estampados e mesas orientais ou feitas a partir de outros objetos inusitados ou resultado de um faça você mesmo complementam o visual.



Para amarrar a decoração, muitas plantas e hangers, marcamê tem tudo a ver, e acessórios e objetos decorativos ecléticos, que podem ser próprios ou garimpados em feiras e mercados de pulga.


O estilo não é fácil de ser aplicado, pois existe um limite muito tênue entre o resultado perfeito e o exagero, mas, seguindo essas nossas dicas, e com bastante paciência e tentativas e erros, você com certeza conseguirá produzir um ambiente Boho para chamar de seu!


*Créditos de Imagem: Fashion Garage, Glamour Brasil, Keltainen Talo Rannalla, Better Homes, The Jungalow, Le Petit Chou Chou, Decor Facil, Bangalô da Tati, Wall Stickers Shop, Lifestyle Inspire Blog, Shop Style, Diycore

Postagens mais visitadas