Do paleolítico ao cooktop



Da descoberta do fogo até hoje os utensílios de cozinha evoluíram na forma e no material de tal maneira que alguns deles são verdadeiras obras de arte, passando a fazer parte da decoração das cozinhas.

Além disso, essa evolução facilitou a vida dos alquimistas da cozinha e possibilitou inúmeras variações de corte e montagem dos alimentos, levando praticidade, mais sabor e beleza aos pratos.

As panelas estão entre esses objetos que se sofisticaram e se especializaram. Por isso observe bem antes de comprá-las. Veja se são adequadas ao tipo de calor ao qual elas serão submetidas, se vão ser usadas para fritura ou o tempo de preparo ou se o importante é ressaltar o sabor do alimento.

Fizemos uma pesquisa para ajudá-los.

Tipos de Panelas:

Panela de Ferro – Para cozinhar alimentos que precisem de altas temperaturas.

 
                Conjunto de Panelas de ferro esmaltadas

Panela de Barro – Esse tipo de panela também é utilizado em preparos demorados e que precisem de temperaturas altas.


Panela de alumínio – Ideal para fritar carnes em geral, pois distribui muito bem o calor. É contra indicada para a feitura de molhos ácidos, pois pode liberar alumínio durante o cozimento.
Panela de Inox – Panela de material super versátil. Pode-se cozinhar a maioria das receitas, mas fique atento ao tempo de cozimento, pois esquentam muito e podem destruir o seu preparo, queimando-os.
Panela de Pedra-sabão – Lindas, superdecorativas, aceitam bem a maioria dos preparos, além de ressaltar o sabor dos alimentos, mas tem três inconvenientes: por ser porosa precisa de uma higienização profunda e minuciosa, o segundo, são muito pesadas e, em terceiro, quebram com facilidade.

Panelas de Teflon – antiaderentes – Indicada para cozinhar alimentos sem a adição de óleos e gorduras.
Panelas de Vidro Temperado – Ideais para frituras. Fique atento para os alimentos não queimarem ou grudarem no fundo da panela. Isso acontece com frequência, pois o calor nesse tipo de material não se distribui igualmente.


Panelas de Ágata – São excelentes para a feitura de arroz e mingaus. Tome cuidado quando for lava-las, qualquer batida mais forte pode danificar o esmalte e criar ferrugem no local.

Panela de Cobre – Lindas para decoração de cozinhas, porém liberam substâncias que prejudicam o organismo.


E essas panelas podem ser usadas em qualquer tipo de fogão? - Não! Se você tem um cooktop elétrico, por indução ou ainda, os vitrocerâmicos que podem ser elétricos ou por indução deverá observar alguns itens antes de comprar suas panelas.

Nos cooktops elétricos as panelas devem ter o fundo plano e reforçado. Nunca utilize panelas de vidro, cerâmica ou cobre nesse tipo de fogão. As mais aconselhadas são as de aço e as de ferro.

Nos de indução, procure panelas também de fundo chato, porém elas devem conduzir o calor através de ondas eletromagnéticas e para isso é necessário que o material utilizado na sua fabricação seja um bom condutor magnético. As ideais são de aço inox com fundo triplo ou de ferro fundido.

Selecionamos algumas imagens de cozinhas onde as panelas são estrelas.



















E um último conselho: às vezes o barato sai caro! Dê uma olhadinha com bastante atenção antes de comprar para não se arrepender mais tarde. Até mais!


Créditos de imagens: Bem Vinda Serafina; Atitudes Sustentáveis; Muitoutil; LocTok maebacana; polyanamartinez; Objetos de Desejo; aliexpress; magazinelima; sem medida; Dicas para Decorar; primolare; casa show; estrela10; bemol; cozinha travessa; sacolao; Idéias para Decoração; senhora mesa;  melhor amiga; Cultura Mix; Not1 - Uol; Lolahome; colunas.revistacasaejardim; montacasa; gnt.globo.

Postagens mais visitadas