Lugar de Tapete é na Cozinha?

Sempre comentamos como um tapete ajuda a compor a decoração, aquecer e embelezar o ambiente. E isso não é diferente quando o espaço que estamos falando é a cozinha!

Passadeiras de algodão sempre foram utilizadas na região da pia. Além de decorativas, elas também auxiliam na absorção da água que respinga do preparo de alimento e lavagem da louça. Fáceis e simples de lavar e secar (podem ser lavadas na máquina), são ideais para o ambiente!

Entretanto, com a cozinha ficando cada vez mais integrada à sala de estar e ao convívio social, a tendência passou a ser utilizar tapetes mais decorativos, o que passou a exigir maiores cuidados no uso e manutenção.

Primeiro de tudo, apenas invista em um tapete decorativo para sua cozinha caso não costume fazer muitas frituras. A gordura é inimiga dos tecidos.

Segundo, tenha uma coifa com potência adequada para o seu espaço, e lembre-se de utilizá-la sempre que for cozinhar, e de acordo com as recomendações do fabricante, ligando-a pelo menos 10 minutos antes do início do preparo do alimento, e deixando-a em funcionamento por mais 10 minutos após a conclusão.

Com essas dicas em mente, procure um tapete de fios baixos. Por mais surpreendente que seja, tapetes de fibras naturais (exceto sedas!) são os mais adequados para cozinhas: persas e kilims são os que se mantém limpos por mais tempo, e, por isso, demandam menor manutenção.

Escolhido o seu tapete, é importantíssimo impermeabiliza-lo em empresas especializadas em tratamento de tapetes. Essa impermeabilização específica torna seu produto impermeável a líquidos (aquosos ou oleosos) e resistente à sujeira. O procedimento deve ser repetido anualmente, e não dispensa a limpeza e manutenção constante.

Depois de impermeabilizado, também vale a pena manter seu tapete sobre um forro, que pode ser emborrachado ou de EVA. Essa medida manterá a tapeçaria afastada da umidade, e evitará instalação de mofo.

Mesmo com todos esses cuidados, quando for cozinhar aquele prato especial conhecido por respingar e sujar a cozinha inteira, não custa enrolar seu tapete (não dobre a peça, para não danificar) para protege-lo de acidentes até que todos estejam se deliciando com sua obra-prima!

Pronto! Agora que você já sabe todos os cuidados necessários, que tal dar uma olhada nessas imagens que separamos para você e sair para comprar um tapete para sua cozinha chamar de seu?!











*Créditos de Imagem: Samantha Hammack, Viver em Casa, My Paradissi, Sidney Stylist, iDesign Arch, Archiproducts, House Doctor, Astuces de Filles, Casa de Valentina

Postagens mais visitadas