Marcenaria para Dividir

Ah! As divisórias de ambientes! Elas estão cada vez mais presentes no dia a dia de nossas casas, principalmente porque a arquitetura é cada vez mais integrada! E isso não acontece apenas em espaços pequenos, em que a integração é necessária para ampliar a sensação do ambiente, mas em locais maiores também, como uma nova forma de convivência da vida familiar.

Para fazer uma boa integração, é fundamental deixar os espaços visíveis e o mais coerentes entre si, isso quer dizer, utilizar o mesmo estilo de decoração, paleta de cores ou revestimentos, etc. Por outro lado, delimitar os ambientes também é importante: para isso você pode utilizar um piso diferente, investir em uma cor de destaque exclusiva para aquele espaço (mantendo as demais similares ao restante), ou apostar em divisórias.

Nós amamos divisórias, pois além de delimitar, elas são capazes de conferir um pouco de privacidade. O segredo de uma boa divisória de ambientes é que ela seja leve, permita a passagem de luz e a visão, ainda que parcial, do que está além dela.

Nosso tipo de divisória preferido é em marcenaria! Fale com o seu marceneiro e bole junto com ele uma estrutura que, além de todas as vantagens que já comentamos acima, ainda possa ser útil no dia-a-dia!

Para ajudar você na escolha, separamos alguns de nossos tipos preferidos de divisórias em madeira e marcenaria:

1 - Brisê/Veneziana

Essas opções são compostas de diversas lâminas de madeira anguladas, que podem ou não ser móveis, dispostas na vertical ou horizontal. Quando móveis, elas podem ser fechadas, isolando completamente o ambiente. São excelentes opções para estudios ou lofts, separando o quarto do restante do ambiente.




2 - Ripada

Pequenas tábuas de madeira são dispostas horizontal ou verticalmente, e são atravessadas por outras, que lhes dão sustentação. São fixas (apesar de poderem ser instaladas como portas corrediças) e podem ser confeccionadas com maior ou menor espaçamento.




3 - Estantes

Aqui, um móvel alto ou baixo, mas sempre vazado, faz as vezes de divisória. A profundidade e a quantidade de nichos vão depender inteiramente de sua necessidade, por isso, são a opção mais versátil e útil, pois podem auxiliar na organização e armazenamento.




4 - Painéis Decorativos

Marcenarias trabalhadas em painéis finos que dividem espaços com muito charme. Já existem até opções prontas desses painéis, em padronagens diversas. Mas se quiser um do tamanho certo para o seu ambiente, o melhor mesmo, é consultar um bom marceneiro!


    
Gostou? Como sempre, tem mais inspirações de divisórias em marcenaria no nosso Pinterest. Clique aqui!


*Créditos de Imagem: Casa.com, Casa.com, Detalhes do Ceu, Decor Facil, Constance Zahn, Carpinteiros.pt, Decor Facil, Simples Decoração, Archdaily, Achados de Decoração, Design Sponge, Espaço-Casa, Casa Vogue, Decor Facil, Simples Decoração, Decor Facil.

Postagens mais visitadas