3 Formas de Utilizar Painéis de Madeira

Adoramos utilizar madeira em nossos projetos! É um material natural, nobre, que aquece o ambiente e ainda conta como uma cor neutra na decoração, ou seja, combina com qualquer coisa!

As madeiras rústicas, brutas, texturadas e de demolição são ótimas para criar ambientes mais brutos, com pegada contemporânea ou industrial. Já as madeiras polidas e enceradas são perfeitas para ambientes clássicos e elegantes.

Mas, como podemos incorporar madeiras à decoração? Além do mobiliário e do piso, as madeiras são muito bem vindas quando sobem pelas paredes, criando grandes painéis decorativos. Pensando nisso, separamos 3 formas de incorporar painéis de madeira na sua casa.

1 - Painéis decorativos
Aqui a madeira tem a única função de revestimento de parede. E as opções são infinitas! Mosaicos, ripas, efeitos 3D, recortes a laser, ou, pura e simplesmente tábuas de madeira.

Os revestimentos de madeira trazem textura e atraem o olhar na decoração, por isso, muitas vezes dispensam qualquer outro adorno. Se for utilizar mosaicos ou ripas com efeito 3D tome cuidado ao pendurar quadros e pôsteres, pois surgirão frestas que não ficam agradáveis de olhar.

Em caso de painéis decorativos, abuse de recursos luminotécnicos! Ilumine-os de cima para baixo, pelos lados ou até mesmo de baixo para cima. Misture com espelhos ou outros revestimentos lisos e polidos, para criar contrastes.





2 - Painéis Funcionais - para TV
Painéis de madeira também são extremamente populares como caixas para esconder fios, colunas ou outras estruturas. Com espessura geralmente menor que 2cm, são perfeitos para acomodar o aparelho de televisão e deixar sua casa linda, decorada, e organizada!

Se for fazer um painel para TV em madeira, deixe atrás dele um vão de pelo menos 6cm, para conseguir esconder as tomadas e fios. Além disso, crie um recorte para o suporte de metal da televisão e prenda-o diretamente na parede! Quando o suporte é preso no painel ele fica visível pelos lados e o aparelho televisor fica muito avançado, acabando com o efeito embutido que é o grande trunfo do estilo!




3 - Painéis Falsos
Já cansamos de falar aqui no blog do estilo de morar cada vez mais integrado que temos hoje em dia e sempre sugerimos divisórias vazadas, que dividem mas também integram, permitindo circulação de ar e passagem de iluminação entre os ambientes. Por outro lado, às vezes é necessário que a divisória isole completamente um cômodo integrado: isso acontece com as cozinhas, por exemplo, quando queremos impedir que o cheiro e gordura da comida se espalhem pelo apartamento, ou mesmo com o home office, quando necessitamos de maior concentração e privacidade.

Uma grande solução nessas horas é apostar em portas corrediças. Abertas elas permitem a total integração dos cômodos, fechadas, disfarçam-se de belíssimos painéis de madeira decorativos.





Curtiu essas idéias? Vai adotar um painel de madeira em sua decoração? Mande para a gente sua opinião! Vamos adorar!

E se quiser mais imagens de painéis de madeira, clique aqui para ir para nossa pasta do Pinterest!


*Créditos de Imagem: Casa de Valentina, Vila do Artesão, Dado Castello Branco, Decorando com Classe, Casa Vogue, Casa Casada, Casa de Valentina, Decor Facil, Liliana Zenaro Interiores, Casa e Jardim, Sacada Arquitetos, Homens da Casa, Arquitetura e Construção, Decor Facil, Casa e Jardim, Casa e Jardim, Casa Vogue, Duda Porto Aquitetura.

Postagens mais visitadas