5 Idéias para Reaproveitar Rodas de Bicicleta

Que nós amamos uma boa decoração upcycled, ou seja, que reaproveita objetos antigos e lhes dá novos propósitos, todo mundo já sabe, né?!

O alvo da transformação de hoje é a roda daquela bicicleta velha que você tem largada lá na garagem, ou que você já tinha até esquecido que estava no bicicletário do prédio... A magrela já está tão deteriorada pela ação do tempo e da falta de manutenção, que realmente nem adianta tentar entrar em uma pegada fitness e sair pedalando por aí. Ela vai desmontar na primeira volta, né?! Também não adianta cogitar vender... Olha o direito do consumidor! Rs

Se a sua bike só serve mesmo pro ferro velho, pense duas vezes antes de se livrar dela! Suas rodas podem criar objetos e móveis super lindos e decorativos para sua casa!

Duvida? Bora conferir:

1 - Painel de Fotos

Prenda o aro (e a roda também, se quiser) da bicicleta na parede com um ganchinho ou apoie em um cavalete e, voilá! Eis um painel para fotografias super original!



2 - Relógio de Parede

Aqui você vai precisar de uma Máquina de Relógio Quartz e um jogo de ponteiros. Você encontra esse material facilmente na internet ou em lojas especializadas em relógios, e eles custam em média uns R$ 3,50 (sim, isso mesmo, só três reais e cinquenta centavos).

Com a sua máquina de relógio em mãos, é só montar a máquina por um lado (que chamaremos de parte de trás) e os ponteiros do outro (frente) com o auxílio de um parafuso através do eixo da roda. Moleza!

De resto, a decoração fica por sua conta!



3 - Luminária de Teto

Existem várias formas de transformar a sua roda de bicicleta em uma luminária de teto. As nossas preferidas são:


Essa é uma idéia super diferente e o grande destaque é quando a luz atinge os aros da roda e cria lindas projeções pelas paredes! Fica lindo!

Para criar sua luminária pendente, você precisará de fio (se conseguir, use os encapados de tecido, que dão um ar vintage para a montagem), soquete para a lâmpada, lâmpada (tente usar uma lâmpada de filamento de carbono, para um visual mais legal), porcas e arruelas, uma canopla para teto com trava fio e, claro, a roda da bicicleta.

Na hora da montagem, passe o fio pelo eixo da roda e procure deixa-la firme na posição com auxílio de porcas e arruelas.


Nessa opção a roda se transforma em um lustre. Para isso, fixe-a no teto por correntes (pode até mesmo ser com correntes de bicicleta, para ficar mais charmoso) e trabalhe com um fio bem comprido (novamente, tente fazer com fio encapado com tecido, que é bem mais delicado). O fio deve descer do teto rente a uma das correntes, e se enrolar ao redor da roda, espalhando lâmpadas em pontos pré-determinados (você pode dispensar as cúpulas e apostar apenas nas lâmpadas penduradas).


Finalmente, nessa última opção, os soquete das lâmpadas são encaixados no pneu da bicicleta, e o fio corre por dentro da câmara. É a forma mais trabalhosa de se fazer a luminária, mas a mais bonita, também, na nossa opinião.

4 - Mesas
Rodas de bicicleta também podem ajudar a criar lindas mesas! Você pode utiliza-las como tampos para mesas auxiliares redondas, fixando-as diretamente na base escolhida com parafusos atravessados pelo eixo da roda. Para completar, em qualquer vidraçaria você manda cortar um vidro do exato diâmetro da sua roda. Basta apoia-lo sobre ela com alguns pontos de silicone!


Se quiser usar a roda como pé uma mesa auxiliar, ou mesmo escrivaninha, saiba que esse é um trabalho que envolve cálculos precisos para garantir que sua mesa fique em pé. O jeito mais fácil, nesse caso, é substituir um ou dois pés pela roda, mantendo os demais nos devidos lugares. Ou ainda, apenas fixar a roda diretamente nos pés, deixando-a meramente decorativa.

Ah! E muita atenção à altura da mesa! Não pode ficar capenga, ok?


5 - Móbiles
Rodas de bicicleta dão excelentes móbiles. Basta fixá-las ao teto passando um parafuso com arruela pelo eixo e pendurar o que mais combinar com sua decoração. Você pode usar fios de silicone, para os objetos parecerem estar flutuando, ou cordas, fitas, tiras de couro, correntinhas de metal... Vai do seu estilo e objetivo!



Agora, se você não tem uma bike velha largada em algum lugar, mas amou as idéias e quer fazer também, é possível comprar uma roda simples de bicicleta por cerca de R$ 35,00 em lojas especializadas... A gente não conta para ninguém!

Curtiu? Tem mais idéias lá na nossa pasta do Pinterest. Se quiser conferir, clique aqui.

*Créditos de Imagem: Confeitaria Creative, Leanne Organize & Decorate, Cassie Pauley, Sheila Zeller Interiors, eHow, umCOMO, Decoração e Invenção, Em Casa - Kitchen & Garden - Via Ali Express, Etsy, Just Imagine, SamNat, Adaptative Reuse, Decorar Sustentável, Total Women's Cycling, Casa.com, Kate Headley, DCore Você, Lauren Clark e HGTV.

Postagens mais visitadas