É tendência! Lâmpada Vintage

Desde de que a fabricação e comercialização das lâmpadas incandescentes (sabe aquela lâmpada antiga? De luz amarela e quente e bulbo em vidro) foi suspensa, o mercado de arquitetura e decoração se voltou para as lâmpadas de filamento de carbono, também conhecidas como lâmpadas vintage ou lâmpada retrô para obter aquela luz amarela suave e aconchegante.

No visual, a lâmpada de filamento de carbono lembra muito a lâmpada incandescente, com a diferença de que o filamento dessa era de tungstênio. Mas, em geral, trata-se de um bulbo em vidro (nos formatos e tamanhos mais variados, desde estreitos e pequenos, até enormes círculos) com um filamento maior, que quando acesso cria quase que uma escultura dentro da lâmpada!


Ela emite aquela mesma luz amarela e quente das incandescentes (sim, a lâmpada esquenta também) que traz tanto conforto, mas com menos intensidade ainda, até porque as lâmpadas vintage são exatamente isso: antigas! Sua tecnologia é praticamente a mesma que Thomas Edson utilizou quando fez-se a luz pela primeira vez. Não é a toa que iluminam bem menos. Ah! E elas não são eficientes energeticamente (ou seja, consomem muita energia) tampouco. Por outro lado, como são mais indicadas para iluminação indireta ou puramente decorativas - uma luminária de mesa, um destaque sobre um balcão de cozinha -, esse talvez seja um fator que não pesará muito na sua conta de luz.



As lâmpadas vintage tem um preço bem convidativo, embora sejam mais caras que as populares fluorescentes, saem mais em conta que muita lâmpada de LED por aí. Mas não se engane, sua vida útil não chega nem perto da duração da sua tataraneta (LED), e se aproxima bastante do das incandescentes (2.000 horas).

Mas o motivo pelo qual as lâmpadas de filamento de carbono vêem ganhando tanto destaque atualmente é que elas são simplesmente lindas por si só! Elas realmente dispensam luminárias e abajures e tem aparecido cada vez mais frequentemente em decorações de estilo industrial, penduradas por fios aparentes (os fios encapados com tecido fazem bonito nesses casos) e presas apenas no soquete.


Por essa simplicidade, as lâmpadas vintage são grandes aliadas dos adeptos do Faça Você Mesmo! Alguns metros de fio, um soquete de rosca e uma mão francesa são tudo o que você precisa para criar uma luminária de parede incrível! Troque a mão francesa por um pedaço de tubo, madeira ou cimento e, voilá, está pronto um abajur. As opções são ilimitadas, a imaginação é o limite e o resultado é sempre lindo!

   

            



*Créditos de Imagem: Comercial Sol via Mercado Livre, Casa e Jardim, DCoração, Casa e Construção, Hommii Design, Pinterest, Agnolias, Cristallis e Pinterest.

Postagens mais visitadas