Faça Você Mesmo: 5 idéias de Porta Lápis feitos de Lata

Na onda da organização do Office (não viu nosso post com dicas passo a passo para colocar ordem no escritório? Clique aqui!), separamos 5 idéias para fazer um porta lápis feitos a partir de latas recicladas. Pode ser lata de achocolatado, leite em pó, conservas (milho e ervilha), doces (leite condensado, etc) e até de refrigerante! O importante é reaproveitar o que você já tem em casa e fazer um organizador de mesa super bacana gastando pouco!

Antes de tudo, (1) retire completamente a tampa da lata (algumas latas já vem com sistema de abertura que elimina esse passo, se não, utilize seu abridor de latas para abri-la completamente).  

(2) Limpe bem a lata. Você pode lavá-la exatamente como faria com uma panela, com auxílio de esponja e detergente, e até mesmo um produto específico para alumínio. Deixe secar muito bem.

(3) Retire todas as pontas ou bordas cortantes com o auxílio de uma lixa de ferro (pode ser comprada em qualquer loja de material de construção).

(4) Faça uma nova limpeza para retirar a poeira da lixa.

Pronto! Agora é só escolher que tipo de porta lápis te agrada mais e colocar a mão na massa!

1 - Porta Lápis revestido de Tecido

Você pode utilizar um tecido comum que tenha chamado sua atenção, tecido adesivo ou mesmo um tricô feito especialmente para envolver sua lata!

Para os tecidos comuns (não adesivos), pincele uma mistura de água com cola branca (1:1) ao redor de toda a lata e na parte de dentro também, para melhor acabamento, depois cole o tecido.



2 - Porta Lápis revestido de Papel

Se o papel não for um papel de parede (que pede cola de contato específica), nem um contact (que já é adesivo), utilize a mesma mistura de uma parte de cola branca para uma de água e pincele ao redor de toda a lata, ao mesmo tempo em que aplica o papel. Você também pode aplicar uma demão da mistura diretamente sobre o papel, para torná-lo mais resistente à sujeira e desgaste.




Você pode utilizar essa mesma técnica para criar latas com ar vintage, basta comprar ou imprimir alguns rótulos antigos de chá ou café e colar na sua lata.

3 - Porta Lápis pintado

Tinta esmalte pode ajudar a transformar uma lata comum em um porta lápis super criativo. E as tintas lousa também são super bem vindas! Utilize um rolo pequeno de espuma amarela ou um pincel de cerdas macias próprio para tinta esmalte. E respeite sempre o tempo de secagem entre as demãos pedido pelo fabricante. Se preferir, tinta spray própria para metal também é bem fácil de trabalhar, e tem muita variedade de cores!





4 - Porta Lápis revestido de Corda

Uma corda de sisal e uma pistola de cola quente são tudo o que você precisará para transformar sua lata usada em um porta lápis incrível.


5 - Porta Lápis revestido de Material de Escritório

Esses porta lápis divertidos são feitos a partir de latas e outros artigos reciclados. Tem um teclado velho em casa e não sabe o que fazer com ele? Nem pense em jogar no lixo! Separe as teclas e, com a ajuda de uma pistola de cola quente, crie um organizador incrível!

Réguas antigas, giz de cera, os próprios lápis, todos eles podem servir para revestir e transformar uma lata. Basta uma pistola de cola quente e muita imaginação!



Curtiu as idéias? Lá no nosso Pinterest tem mais um monte de idéias para fazer um Porta Lápis bem criativo. Clique aqui para conferir!

*Créditos de Imagem: Mi Interessa, Houzz, Small Home Love, Usefull DIY, Kika Reichert, Indulgy, Uol, Tenka Gammelgaard, Carro de Mola, PopSugar, Hative, A Pumpkin and a Pricess, Jacquelynn Esteves.

Postagens mais visitadas