Organizando o Office

É isso aí, pessoal! Carnaval passou e agora não tem mais desculpa para adiar aquela bela arrumação do seu espaço de trabalho. Seja em casa, seja em um ambiente corporativo, organização é a chave da produtividade!

Para dar uma mãozinha para você nessa hora de desespero, criamos um guia para ajudá-lo a colocar cada coisa em seu lugar!

1 - Comece arrumando sua mesa.
Separe algumas caixas ou cestos (ou simplesmente defina zonas pelo chão) e vá colocando nelas tudo o que não deve permanecer em cima da mesa. Crie temas para os itens, como "para guardar", "lixo", "doação", etc.
Quando sobrar apenas o indispensável, pense em técnicas de organização para os objetos. Porta canetas, porta clips e porta cartões são auxiliares importantes nessa hora. Não tem e não quer investir nesses organizadores? Faça você mesmo os seus! Canudos de papelão (até o tubo do papel higiênico), latinhas, canecas, caixas... todos eles podem ser grandes aliados nesse momento.
Uma bandeja pequena ou caixa também podem ser de grade utilidade!



2 - Arrume as Gavetas
Se você já tem um gaveteiro em seu Office e ele está meio bagunçado, comece tirando tudo (tudo mesmo) de dentro dele. Utilize a mesma técnica de organização da mesa: Crie pilhas de itens com temas e, depois, divida a pilha de coisas "para guardar" em pilhas menores. Por exemplo: "documentos para arquivar", "estoque de material", "carregadores, fios, conectores e gadgets", e assim por diante.
Antes de sair colocando tudo de volta, pense quais objetos devem ficar mais à mão e guarde-os na parte da frente das gavetas mais acessíveis (se você usa muito o grampeador, por exemplo, é importante que ele fique logo na frente da gaveta de cima, e não atrás de todos os outros artigos de escritório).
Organizadores de gaveta são super úteis para manter itens menores no lugar e podem ser comprados em acrílico e plástico, mas também tem substitutos criativos, como bandejas, potes plásticos, caixas de papelão e até formas de bolo descartáveis.



3 - Crie armazenamento
Não tem um gaveteiro? Esse item é muito importante para manter o escritório organizado, mas não é indispensável. Prateleiras e Nichos, quando bem pensados, podem acomodar os objetos de escritório tão bem quanto, inclusive documentos.
Como? Invista em revisteiros e caixas organizadoras (vocês sabia que revisteiros podem ser feitos até mesmo com caixas de cereal vazias? Falta de grana não é desculpa!), mas não se esqueça de etiqueta-las, para encontrar o que procura mais rapidamente.





4 - Organize os fios
Nenhum lugar fica completamente organizado com uma fiarada espalhada pelo chão. Além da sensação de bagunça, os fios também juntam poeira e sujeira, principalmente no escritório, onde tem o fio do computador, da impressora, da internet, do telefone... para dizer o mínimo.
Existem diversas formas baratas, bonitas, e até divertidas para organizar os fios, escolha a sua e mão na massa!




5 - Atenda suas necessidades de formas criativas
Cada trabalho tem uma necessidade específica, e só você pode saber o que é mais importante no dia a dia do seu trabalho. Trabalha com prazos e precisa ter sua agenda sempre a mão? Aposte em um calendário de parede, onde tudo fique bem visível (clique aqui para ver nosso post só sobre calendários úteis e criativos).


O seu negócio é artesanato? Existem diversas formas criativas de organizar suas tintas, colas, pincéis, lápis e canetinhas, desde latas descartadas até pegboards e varões de cortina (já fizemos um post só sobre pegboards. Não viu? Clique aqui).

Para papéis de presente, de parede e contact, plantas baixas e projetos em papel de grandes formatos, aposte em cestos e caixotes. Os mais ousados e criativos, pode utilizar até mesmo sapateiras e canos de PVC para organizar tudo.



Ou seja, o segredo para organizar o seu Office é setorizar a bagunça e depois ir organizando tudo passo a passo. Para o que não tem lugar ou não pode ser armazenado adequadamente, seja criativo e crie formas novas de manter tudo junto e sempre a mão!

Agora, mão na massa e, depois, conte para gente como foi a experiência!



*Créditos de Imagem: Duitang, Casa de Valentina, BuzzFeed, Fashionismo, Um Brinco, Gazeta do Povo, Ana Medeiros, Nanda Bezerra, Cute DIY Projects, Organization Tips, Hobby Lobby, Fashionismo, The Chic Site, Feedmonk, Agua na Boca, Inspired by Charm, Casa, Casa, Architecture Art Designs, Meninas e Meukisleuk.

Postagens mais visitadas