Reaproveitando caixotes de madeira

Oi gente! Hoje o nosso post fala um pouco do reaproveitamento de materiais. Em particular dos caixotes de feira.

Antigamente eles eram dados, mas hoje os feirantes perceberam que há um nicho para esse mercado, mas de qualquer forma você encontra uns bem baratinhos e em excelente estado de conservação.

Alguns cuidados que devemos tomar antes da compra: meça para ver se atende o objetivo; observe se não faltam ripas; teste se são fortes o suficiente para o seu projeto; escolha os bem sequinhos, geralmente estão úmidos e fungados.

Antes de você começar o seu projeto, prepare o seu caixote!

O que você deverá fazer na peça antes de começar a execução do seu projeto:

- Higienização do material: passe uma esponja, bem espremida, com um pouco detergente neutro em toda a peça. Retire o excesso com um pano pouco úmido e deixe secar por 1 dia;

-  Compre um produto específico para tratamento de madeira, encontrado em qualquer home center, e passe em todo o caixote. A madeira é um material muito suscetível a pragas que comprometem o seu uso e durabilidade. Esse tipo de produto impede o crescimento de fungos e insetos;

- Lixe bem todas as partes do caixote;

- Se necessário reforce a estrutura com preguinhos ou parafusos. Cuidado para não rachar a madeira!

- Se for pinta-lo, antes passe uma demão de tinta branca. A cor que você for usar ficará muito mais autêntica.

- Se preferir você pode enverniza-lo ou ainda, passar betume que é uma resina natural. Esse tipo de substância é muito usado em artesanato ou em marcenaria. Além de proteger a madeira, ele serve para escurecer ou ainda, dar um ar de envelhecido a peça. Pode ser aplicado puro ou diluído em aguarráz, o que facilita a obtenção do tom desejado. Pode ser aplicado com pincel ou buchinha de pano, popularmente conhecida por "boneca". Use máscara quando for utilizar o produto! O cheiro é bem forte!

Pronto! Depois de tomar esses cuidados e preparar o seu caixotinho, hora da largada! É colocar a mão na massa e esperar os elogios.

Inspire-se com essas imagens que selecionamos pra você!

















Se você criar um projeto com caixotes, tire fotos ao longo da execução e mande para nós! Teremos o maior prazer em divulga-lo pra você! 


Créditos de imagem: dicas do mundo da criatividade; garotafazendoarte; blog decorar; dicasparareciclagem; dicas de mulher; ligadasnoivas; artesanato e reciclagem; blog mulher moderna; revistacasadecoraada; revista artesanato; Pinterest - salvo de: Catraca Livre, Remobilia com Patricia Melo, Reciclar e Decorar, evasabbado, enteratedalgo, stylemepretty, yourhouseandgarden, housingforallblog, La Bioguia, creativesideof.life, diycore, blogremobilia e guiadejardineria.

Postagens mais visitadas