É tendência! Veludo na Decoração

Incrível como moda e decoração andam de braços dados! Nas semanas de moda se viu muito veludo desfilando nas passarelas, e não é que o tecido explodiu nos projetos de interiores também?

Símbolo de luxo e glamour desde o século 14, explodiu nos anos 60 a 80, criando decorações marcantes, opulentas e, muitas vezes, extremamente pesadas e poluídas. O veludo que invade as casas atualmente é usado de forma bem diferente! Aliás, o próprio tecido mudou: graças à tecnologia incorporada ao processo produtivo, as fibras são mais leves e menos quentes, o que cai como uma luva para o nosso clima tropical.

Daqueles tecidos que despertam reações intensas, geralmente é amado, ou odiado... Se você é da turma que ama e está louco para usar o veludo para decorar sua casa, a primeira dica que damos é: menos é mais!

Mantra interiorizado, você pode começar a pensar na estratégia que adotará para incorporar o tecido: a primeira, é deixando ele ser a estrela do ambiente!

Em espaços minimalistas ou mais neutros, insira um estofado em veludo colorido e deixe ele dar o tom.



O mais legal no "novo veludo", é que ele pode e deve ser combinado com outros elementos low, ou seja, estilos, revestimentos e peças brutas ou de menor complexidade ou valor monetário. Ou seja, o tecido não é para ser usado (apenas) em ambientes ou peças clássicos! Jogue um sofá em veludo em um loft industrial e veja o resultado incrível, ou encoste-o contra uma parede de tijolos aparentes... Uau! Experimente também contrastar estilos, como, por exemplo, estofar uma poltrona Bauhaus com o tecido... Você não irá se arrepender!


 

A segunda forma de usar o veludo na decoração é se aproveitando de sua textura.

Essa é a melhor opção para ambientes monocromáticos (que dependem de diferentes texturas para ter sucesso) e funciona perfeitamente desde o quarto (aposte em uma cabeceira de veludo!) até a sala!



A textura também é super importante em espaços com diversos tecidos (cama ou sofá) ou composições de almofadas... jogue almofadas no tecido sobre a cama ou, no sofá, misture algumas estampadas com outras em veludo e você terá um conjunto muito mais rico e interessante!

   


Que tal? Se você era da turma que odeia o tecido, apostamos que o "novo veludo" conseguiu quebrar um pouco seu preconceito, e, talvez, até te deixou com uma vontadinha de experimentar... Então, bora incorporar um pouquinho de veludo no decór e deixar a casa na moda?

*Créditos de Imagem: Constance Zahn, Simplichique, Casa e Jardim, Heloise Laurindo, Monica Couvillon, Casa e Jardim, Simplichique, Viver em Casa, Ana Luiza Florez, Tempo da Delicadeza, Chá e Amor, Twin Pickle, Bliss at Home

Postagens mais visitadas