Manual de Decoração do Apartamento Pequeno

Estamos vivendo em espaços cada vez menores. A maioria dos lançamentos imobiliários varia de 30 a 70 metros quadrados. As salas amplas foram substituídas pelo conceito aberto das cozinhas integradas e pelas varandas gourmet.

Uma das vantagens do apartamento pequeno é favorecer o convívio entre os ocupantes. Assim podemos aproveitar melhor o tempo bem pertinho de quem amamos.

Outra grande vantagem é colocar em prática o desapego. Não dá pra acumular coisas inúteis. Embora nossa memória seja a nossa história, seja prático! Analise friamente seus objetos: o que for realmente indispensável, fica, mas, se não, jogue fora tudo que entulha a sua casa.

Nossa dica para se sentir bem em seu apartamento? Simples! Organização, organização e finalmente, organização! Mas também tem outras fórmulas que você pode aplicar:


  • A lavanderia é um lugar onde você pode ganhar muito espaço: invista em uma máquina tipo lava e seca e abra mão dos secadores de roupa tradicionais. Com isso, é possível diminuir o cômodo, e, talvez, ampliar a cozinha. Um tampo sobre a lavadora de abertura frontal também é uma mão na roda no dia-a-dia... Se conseguir, para maximizar o espaço de bancada, opte por um tanque embutido (tipo cuba) com tampa removível! Agora, se o condomínio tiver lavanderia coletiva, use-a. Determine os dias e horários para esse tipo de tarefa. Desça lave e seque sua roupa. Você vai se acostumar e perceber que é um conceito muito interessante, além de salvar alguns preciosos metros quadrados no seu apartamento.

  • Reduza o número de móveis e o tamanho deles. Não precisamos de muitos móveis. Precisamos é saber compra-los e usá-los para os fins necessários. Opte pelos planejados ou os multi-função (mesas que podem servir de bancos, pufes que fazem as vezes de mesa de centro, cômodas usadas como aparadores, bancos com base baú, etc)

  • Escolha mobiliários com muitas gavetas, prateleiras e nichos, onde você poderá colocar caixas e organizar todas as suas coisas.

  • Sofás sem braço ajudam muito na sensação de amplitude da sala e ainda são verdadeiros "coração de mãe".... sempre cabe mais um!

  • As camas com baús ou gavetas na base são imprescindíveis para quem precisa de espaço. Acomodam desde a roupa de cama até malas e eletrodomésticos.

  • Pinte as paredes com cores claras e abuse dos espelhos. Eles dão a sensação de que o espaço é bem maior.

  • Não entulhe com enfeites. Nesse caso o menos é muito mais.
Outras dicas:

Cores e Luz
Opte por cores claras nos pisos e nas paredes. Abuse dos pendentes, spots e abajures.







Divisórias
Se for o seu caso, delimite os espaços com divisórias vazadas, que não interfiram na luminosidade ou sensação de integração. O seu apê vai ficar super charmoso e sua intimidade será preservada.






Armários e estantes
 São fundamentais para a organização e para a dinâmica do dia-a-dia. Se cada coisa tiver seu lugar a vida fica bem mais fácil. Aposte nos aramados que estão em alta.








Aproveitamento de Espaços
Qualquer cantinho é muito valioso em um apartamento pequeno. Não os desperdice.




Prateleiras
Super úteis para acomodar objetos, livros, louças e etc. Dá uma olhada nessas imagens e diz que prateleira é coisa do passado.





Cômodas, gaveteiros ou camiseiro
Não importa o nome! Podem ser usadas do hall de entrada ao quarto e podem acomodar de roupas até documentos.




Camas
Podem ser com gavetas ou as camas baús são incríveis. A maioria das pessoas não imaginam o quanto essas danadinhas engolem coisas.





Baús e malas antigas
São grandes aliados da organização. São úteis e fazem bonito em qualquer cômodo da casa.






Paredes e tetos
Dois espaços geralmente relegados na decoração. Geralmente as paredes recebem quadros, adesivos e outros ítens que dão charme e são fundamentais em uma decoração, mas quando se tem pouco espaço ... E os tetos nem se fala. Por que não aproveita-los?






2 ou mais Filhos
Utilize beliches ou triliches. As estantes e escrivaninhas acopladas às camas é sempre uma boa saída para que eles possam viver com conforto e organização.







É isso aí! Esperamos que essas dicas e imagens te inspirem e que seu apê fique fantástico. 

Créditos de imagens: A Casa de Sheila, Apartamento decorado pequeno, Assim eu gosto, atribuna, baldai, barbaravolnei, Beatrice banks, Brigadeiro de Colher, Cantinho de Sandra Mitiyo, Casa Bem Feita, Casa Bonitinha, Casas Bahia, Cerâmica Burguinha, Chiqza, Comer, criar e casar, Decor fácil, Dessie, Dicas da Dacy, Doce Obra, elisvoga, estilo.catracalivre, festaesabor, Finspi - móvel da Tok Stok, Flauminc, Habitissimo, IDEABASH, Kasia B, limaonagua, live-design, livrevida, Lubjurd, Manthoor, Muito Chique, Ovale, Pinterest salvo de copyepaste, Pinterest Suzanne Hanson salvou em Mountain house, Povestea, Recicla e decora, Seu Lar Aqui, Simplichique, SmartOrganizer, Tifer, Tudo para Homens, Um brinco, Uma casa como poucas, UOL Estilo de Vida, Vaii com tudo, Viva Decora, Yacamin, Yo Tuve.

Postagens mais visitadas