O que é Upcycling?

Talvez você já tenha ouvido o termo Upcycling (se pronuncia ãpssáiclin) e ficou se perguntando: o que é isso, minha gente?

Upcycling é um movimento que se infiltrou na moda, decoração e até mesmo no marketing, e nada mais é do que reaproveitar! Reaproveitar produtos sem valor, que já estejam no final de sua vida útil, e transformá-los em outros, com nova destinação e valor muito superior.

Segundo a Wikipedia, Upcycling é definido como: "o processo de transformar resíduos ou produtos inúteis e descartáveis em novos materiais ou produtos de maior valor, uso ou qualidade. Utiliza materiais no fim de vida útil na mesma forma que ele está no lixo para dar uma nova utilidade".

Não entendeu nada? Se você acompanha nosso blog já deve ter visto vários posts por aqui de reaproveitamento de objetos e isso nada mais é que Upcycling. Por exemplo: você tem uma bicicleta velha e desgastada que pretende jogar no lixo, então transforma as rodas em um relógio (post aqui). Ou você tem uma placa de carro que encontrou no ferro velho e a transforma em um porta-cartas (post aqui), ou aquela lata de leite vazia que virou um porta lápis (post aqui), ou o caixote de fruta que virou estante (post aqui), ou o pneu careca que virou caminha para o cachorro (post aqui)... Os exemplos são inúmeros. Todos eram produtos descartáveis que iriam para o lixo e foram convertidos em bens duráveis e valiosos (você pagaria um bom dinheiro por alguns deles em lojas do ramo) que decoram a casa com muito charme.



Note que no Upcycling o objeto não é reciclado ou destruído para se tornar outro. Aqui o material mantém sua forma, apenas sendo adaptado para a nova função.

  

Além de tendência, o Upcycling gera uma economia gigantesca de energia, diminui a quantidade de resíduos descartados e, consequentemente, de emissões de carbono na atmosfera ( = aquecimento global). Ou seja, objetos reaproveitados enchem a casa de personalidade, criatividade, são econômicos e ainda contribuem para a preservação do planeta! 


Quer mais algum motivo para começar a olhar para o seu "lixo" com outros olhos?



*Créditos de Imagem: Pratically Functional, Casar é um Barato, via Etsy, Penny Pink, Creatives, Glamour Brasil, Villicanamomma, Priscilla Costa, Demovatieur.

Postagens mais visitadas