5 Idéias para Economizar na Reforma

Quem já passou pela experiência de uma obra sabe que reformar a casa envolve gastos que nem se imagina a princípio! São tantos detalhes e pecinhas pequenas que nem se vê, mas que são indispensáveis à segurança e ao resultado final... E cada uma delas custa dinheiro!

Fora as despesas inesperadas! A parede torta e porosa que consome muito mais material, o encanamento envelhecido e a fiação inadequada que tem que ser substituídos, até mesmo o cupim que infesta o telhado e a umidade que você jura que surgiu da noite para o dia (isso acontece! rs)

Por isso, sempre que a gente acha um jeitinho de economizar em algum item da reforma quer se jogar logo na idéia! O problema é que isso geralmente implica em uma queda de qualidade do material, e, no final, o barato sai caro!



Pensando nisso, separamos 5 idéias para você economizar na obra sem arrependimento, e que ainda vão contribuir para deixar sua casa mais linda e cheia de estilo.

1 - Trilhos para Iluminação
Se você precisa aumentar e melhorar a distribuição da iluminação em sua casa, dispense a obra com gesso e aposte em trilhos para iluminação!

Vendidos por metro, só precisam de um ponto de luz para distribuir a energia para todo o caminho que for criado (Hello! Economia na mão de obra do eletricista!). A partir daí, basta instalar spots ou pendentes onde quiser! O resultado é lindo e bem mais em conta. Além disso, você não perde nem um centímetro do seu pé direito!




2 - Tubulações de Elétrica e Hidráulica Aparentes
Alterar pontos de elétrica e hidráulica é geralmente uma certeza em qualquer reforma. Seja para modernização e segurança de um sistema antigo, seja apenas descolando-os para melhor atender ao novo layout do ambiente. Isso representa uma grande parte do orçamento da obra: é necessário quebrar paredes, abrir rasgos, fazer as modificações e depois fechar tudo. E o pior é que o acabamento das aberturas nem sempre fica perfeito... É comum você observar um ressalto onde ocorreu o fechamento.

Mas se você optar por deixar as tubulações elétricas ou hidráulicas à mostra, os benefícios são enormes, além da economia, que é significativa! Primeiro você ganha em estilo e decoração (e já que estamos falando de contenção de gastos, as tubulações acabam ocupando e decorando as paredes e você poupará na hora de comprar acessórios), segundo a manutenção dos sistemas é mais rápida, limpa e eficiente, e terceiro, existe flexibilidade para novas mudanças no futuro, sem qualquer quebra quebra.




3 - Piso sobre Piso
Pisos vinílicos, porcelanatos extra-finos, resinas epóxi (porcelanato líquido), Tecnocimento... Todos são produtos que podem ser aplicados sobre pisos existentes. Embora possam ser mais caros que os produtos convencionais, esse custo se reverte em economia quando se pesa o tempo e o gasto necessários com a mão de obra e material para retirada do piso anterior, descarte do entulho e regularização do contrapiso para o novo revestimento.


   

   

   

4 - Pintura
Papéis de Parede, Adesivos e Painéis são o sonho de muita gente para decorar uma parede especial na casa, mas o preço desses produtos e da mão de obra especializada para sua instalação pode muitas vezes acabar se tornando um pesadelo para alguns. Uma forma muito mais barata de ter um resultado semelhante ou até idêntico é apostar em pinturas geométricas ou com técnica de estêncil (já fizemos um post com o passo-a-passo dessa arte aqui), que pode ser feito por você mesmo utilizando muito pouca tinta de parede.

Outra vantagem aqui é a flexibilidade e possibilidade de mudanças: cansou do desenho? Basta pintar a parede novamente. Já aquele papel de parede caro...



5 - Bancadas em Concreto
Um item que pesa no orçamento da reforma da cozinha e banheiro é a bancada da pia. Se você está na turma que não curte muito um granito (que geralmente sai mais em conta), saiba que o mármore é inadequado para a cozinha (e as vezes até para o banheiro), devido a sua porosidade e suscetibilidade às manchas, por isso, sua única saída será uma pedra sintética (Silestone, Technistone, Marmoglass, Limestone, etc), que embora lindas, custam os olhos da cara. Certo? Errado! Por que não fazer uma bancada de concreto para sua casa? Um bom profissional tira isso de letra e mesmo levando em conta o custo com a forma, armação de ferro, e resina e cera para o acabamento, sua economia será significativa!

   



Esperamos que com essas dicas vocês consigam economizar uma graninha e conquistar a casa dos sonhos!

*Créditos de Imagem: O Nosso Ape, Casa Vogue, Casa.com, Decostore, Uol Mulher, Casa e Jardim, Decor Fácil, My Home Remodeling, Interior Design, Making Spaces, Remodelista, Histórias de Casa, Rooms, Minha Casa Minha Cara, Casa com Bossa, Portobello, O Azulejista, Decor Alternativa, Catraca Livre, Carlos Eduardo Monteiro, Casa e Jardim, Mad in Crafts, Arrumadíssimo, DecoradorNet, Murawall, Glamour Brasil, Arkpad, O Diário, Viver em Casa, Casa e Jardim, Arquitete, Casinha Colorida.

Comentários

Postagens mais visitadas