Camas e Sofás de Paletes

Paletes (como se diz em português), Pallets (em inglês) ou Palettes (em francês) são todos termos que se referem àquelas plataformas de madeira utilizadas para organização ou transporte de cargas. Mas isso você já sabia, certo? Afinal, os paletes estão bombando na decoração e são um dos precursores de móveis upcycling (aquele movimento que reaproveita um objeto que seria descartável transformando-o em outro. Se não tem a mínima idéia do que estamos falando, ou se ficou curioso, clique aqui para ler nosso post sobre a tendência)!

Fuçando na internet, você irá encontrar milhares de formas de utilizar paletes na decoração: cabeceiras, mesas, revestimentos, jardineiras... São muitas mesmo, mas a nossa preferida são as bases de cama ou sofá.


Achamos o resultado lindo, despojado, moderno e super prático e resistente, afinal, essas peças em madeira são feitas para suportar muito peso!


Além disso, é uma forma barata de ter uma cama ou sofá! Quer dizer, isso se você montar seu sofá com colchões de solteiro, porque os futons sob medida e de altura e densidade adequadas podem ter preços bem salgados, embora o resultado seja incontestavelmente lindo.

Se for de colchão no sofá, procure uma costureira que faça uma capa de tecido resistente (sarja ou lona são boas pedidas) com zíper para ele!

  




Se você for investir na idéia pode escolher entre uma base com uma ou duas camadas de paletes. Essa decisão é importante, já que os paletes medem, em média, 14 centímetros de altura, e as montagens com uma fileira apenas são super baixas e podem ficar desconfortáveis ou impraticáveis para pessoas com mobilidade reduzida ou problemas de saúde. Para vocês terem uma idéia, uma cadeira costuma medir entre 45 e 50cm, ou seja, o equivalente a mais de 3 paletes empilhados! Nem pense em usar um sofá com base de paletes se você recebe muitas pessoas com mais idade em sua casa, e, obviamente, o móvel é terminantemente proibido em espaços comerciais, que precisam atender às normas de acessibilidade.



Independentemente da altura de base que você escolher, vale a pena fixar os paletes uns aos outros, por meio de braçadeiras plásticas, uniões em aço, ou mesmo travessas de madeira. Isso dará maior estabilidade ao móvel, ajudará na limpeza e deslocamento no dia-a-dia, e até mesmo permitirá que você instale rodízios sob a base.


 

Por fim, um recurso que amamos quando se fala de sofás ou camas de paletes é fazer a base com uma sobra de pelo menos 30 a 40cm (some a sobra à medida do seu colchão para planejar quantos paletes serão necessários) nas laterais e aproveitar a própria base como mesa lateral ou criado mudo. Essa composição fica um charme só, e representa ainda mais economia! Se preferir, apoie um vidro sob medida (cortável em qualquer vidraçaria) na parte que será utilizada como mesa. Apenas tome muito cuidado para que ninguém pise nessa área.

  


E vocês, curtem sofás e camas feitas com paletes?

*Créditos de Imagem: Bloglovin, My Ideas Home, Decor Fácil, Dani Vasconcelos, Decor Facil, Of Paper and Things, Decor Facil, Smart Kittens, Syled Canvas, Mais Paletes, Limão na Água, Glamour Brasil, Indulgy, Casinha Colorida, Decor Home Ideas, Decor Fácil.

Comentários

Postagens mais visitadas