Espelhos (placas) de luz

Hoje resolvemos falar um pouco sobre as placas de luz e interruptores. Pelas nossas andanças já vimos coisas que até Deus duvida quanto a escolha desses materiais.

Atualmente há uma gama imensa de modelos e cores a disposição no mercado, portanto dá pra integrar essas pecinhas a decoração fazendo-as passar quase desapercebidas.

Antes de escolher o modelo e a cor das placas, faça um levantamento das necessidades por ambiente. Cada espaço vai precisar de um número específico de tomadas, com “amperagem” e “voltagem” compatíveis aos eletrodomésticos ou eletroeletrônicos que você for utilizar.

Veja um exemplo:

Se você pretende instalar em sua cozinha 1 refrigerador, 1 freezer, 1 lava louça, 1 fogão com acendimento elétrico, 1 microondas e 1 coifa, você precisará de 7 ou 8 tomadas. 1 ou 2 servirão para eletroportáteis tais como torradeira, batedeira, liquidificador e etc. Não se esqueça de que não é aconselhável ligar dois ou mais aparelhos em uma única tomada.

A partir desse exemplo você tem como calcular a quantidade de tomadas e placas que vai precisar para cada ambiente da sua casa.

Não se esqueça de que cada aparelho tem suas especificações técnicas. Verifique a tensão - “voltagem” (110 ou 220V) e a corrente - “amperagem” (10 ou 20A) de cada um dos aparelhos que você for usar para não errar na hora da compra.

As placas podem ser de piso ou de parede. Cada uma delas tem a sua função. As de piso são excelentes para você colocar ao lado de sofás, mesinhas ou aparadores que não serão encostados à paredes e onde você apoiará abajures e aparelhos elétricos ou quando você tiver um revestimento maravilhoso na sua parede e não quiser estraga-lo com uma placa de luz ou ainda em ambientes corporativos, obviamente.

Atualmente encontramos no mercado placas de luz de parede confeccionadas com os mais diversos materiais, texturas e cores. O que permite integrá-las aos mais diversos ambientes. Nada mais chocante do que se colocar uma placa de luz branca em uma parede de espelho. Nunca faça isso! Escolha uma placa de metal que se incorpore discretamente, como as metálicas prateadas ou invista em uma de espelho, confeccionadas em vidraçarias ou encontradas em antiquários, apesar de serem mais cara ficam bem bonitas.

Outra sugestão é você instalar tomadas USB para carregar seus aparelhos eletrônicos. As vantagens das placas com entrada USB são economizar energia e carregar o aparelho em menos tempo.

Se você seguir essas orientações não haverá maiores dissabores no futuro. Você há de convir que não é muito fácil adicionar novas tomadas a um ambiente. Quebra-quebra, sujeira, gastos e muita dor de cabeça.


Escolhemos algumas imagens de placas de luz para você ficar por dentro do que há para comprar no mercado interno.




  
  
As imagens abaixo são de placas de luz que podem ser encontradas em outros países, porém podem ser adquiridas aqui no Brasil pelo site do ebay.
 

       



  

                   


                   


                             

         


 

                                     



  

Gostaram? Agora é colocar em prática!

Mais uma dica: não esqueça de colocar uma tomada de 220V em um lugar acessível e identifica-la com etiquetas que você encontra nas lojas especializadas ou com as tomadas vermelhinhas para diferencia-la das de 110V.


Créditos de imagens: Leroy Merlin, loja Tudo e ebay

Comentários

Postagens mais visitadas