Viva o retro! Pés palito

Hoje vamos falar um pouco sobre os móveis com pé palito: aqueles pés longos e finos em forma de cone, na maioria das vezes angulado, que dão sensação de leveza e elegância ao móvel.
Com origem no final da década de 40, no pós-guerra, os móveis de pé palito vem para quebrar a rigidez e austeridade da época e atender ao sonho do espaço e à teoria do consumo que se espalhava pela terra do Tio Sam.  Não há referência ao pai criador do pé palito. Dizem que foram projetados a partir dos trabalhos de Raymond Loewy, desenhista industrial de vários segmentos... Seja quem for, esse designer anônimo criou uma peça atemporal que ganhou mundo e rapidamente virou a coqueluche das décadas de 50 e 60 e que de uns tempos pra cá voltou e desta vez parece que para ficar. 

Esse tipo de peça, embora tenha uma clara vive retrô, é muito bem aceita quando inserida nos mais diversos estilos, já não é mais uma modinha adotada por alguns alternativos. Hoje ele dá personalidade, beleza e elegância à decoração.
Uma enorme variedade de móveis com pés palito são oferecidos pelo mercado: Mesas e cadeiras, sofás e poltronas, cômodas e criados, e não são apenas feitos de madeira não! Eles atualmente são feitos em acrílico, plástico e metais, o que confere um ar hipermoderno à peça e permite que eles sejam usados da cozinha aos dormitórios.

Esse tipo de móvel tem um apelo afetivo extraordinário, quem não tem gravado na memória um desses móveis. 

O único conselho que temos para te dar é: não misture muitos móveis com pés palito em um mesmo ambiente, a não ser que esteja buscando um resultado puramente retrô. O ideal é misturá-los com outros móveis de linhas retas e estilo contemporâneo. 
Esse tipo de mobiliário é para ser usado como ponto focal em um ambiente, exceto quando você optar pelo estilo em si. Restrinja, portanto, a no máximo duas peças (a não ser que sejam as cadeiras de jantar, nesse caso, utilize no número de assentos correspondente): aqui, a máxima "menos é mais" se aplica perfeitamente. 

Selecionamos algumas imagens pra você se inspirar e quem sabe incorporar à decoração do seu apê!











Créditos de imagens: blog Ecadeirs, Blog Moda da Gente, Brit + Co, Casa e Construção, Decora Fast, denainteriores, fashion-landscape, Home and Interiors, Superfluo Necessario, twitter, Westwing Home & Living, workspaces

Comentários

Postagens mais visitadas