5 Idéias para Decorar as Paredes com Fotografias

Feliz Dia dos Namorados! Já que o amor está no ar hoje, separamos algumas idéias fofas para decorar as paredes com fotos suas e do seu amor!

Decorar com fotografias pode ser uma maneira barata e bem pessoal de ambientar as paredes da casa ou do quarto.


Seja qual for o estilo de montagem que você escolher, as seguintes dicas se aplicam:

1 - As imagens expostas à claridade sem proteção tendem a desbotar. Isso é normal. Se quiser vale a pena mandar plastificar as fotografias ou aplicar sobre elas um verniz spray próprio para papel fotográfico, que farão as fotos durarem mais.
2 - Com a ação do vento e por causa da própria umidade do ar, as fotografias que não estão completamente aderidas à superfície começam a ficar curvas e se enrolar. Para evitar isso você pode plastificá-las. Se for montar um painel de alfinetes, prenda as quatro pontas da imagem.
3 - Sempre monte o painel fora da parede primeiro, para testar a melhor combinação de fotos possível. Apenas prenda as fotografias quando tiver certeza de estar satisfeito com o resultado.

Com nossas dicas em mente, agora é hora de escolher o melhor layout para expor suas fotografias!

1 - Papel de Parede de Fotografias

Aqui você vai precisar de muitas, mas muitas fotos mesmo! Mas o resultado compensa demais o trabalhão. Para ter uma idéia, para decorar uma parede de 3m, por 2,5m de altura você precisará de cerca de 500 fotografias tamanho 10x15.

Para fazer o cálculo de quantas fotos mais ou menos serão necessárias, basta você calcular a área da sua parede (largura x altura) e dividir pela área de uma fotografia padrão. Para fotos 10x15, a área é 0,015.

Se mesmo assim você quiser ir em frente, devemos admitir que amamos o resultado! Você pode fazer todas as fotografias do mesmo tamanho, que dá um resultado mais certinho e harmônico, ou ir misturando tamanhos diferentes e posições, horizontais e verticais. Dá até para sobrepor fotos e evitar deixar buracos que estraguem o visual.


Também podem ser todas da mesma cor (preto e branco ou sépia), ou agrupadas por cores dominantes, criando um efeito degradê incrivelmente artístico, ou mesmo coloridas e misturadas, que vai bem em ambientes alegres e informais.

Para pender as fotografias na parede, utilize fita dupla face específica para esse fim, para não danificar suas paredes quando resolver mudar a decoração, ou substituir algumas das fotografias.

Aqui, valem as dicas que demos lá em cima! Laminar ou envernizar as imagens fará com que durem muito mais!

2 - Fotografias Criando Formas diretamente na Parede

Se o número de fotografias necessárias para atingir o objetivo acima te desanimou, é com satisfação que trazemos essa segunda opção! Ao invés de revestir sua parede inteira, você pode colar suas imagens na parede criando a forma ou palavra que você quiser!


Para criar um coração de fotos, por exemplo, você precisará apenas de 42 impressões. Bem melhor, certo?

Ah! Fixar as fotos em duas paredes, criando uma obra de arte de quina fica um show! E você mata duas paredes com uma decoração só!


A forma de montagem e instalação é exatamente igual a anterior, lembrando sempre de passar fita nas quatro laterais da fotografia, para que ela não enrole.

3 - Varal de Fotografias

Essa idéia é uma fofura e também é super versátil. Simplificando, qualquer fio que possa ter fotografias penduradas nele é um varal! Isso vale para fios de luz, fitas, cordas pendentes a partir de uma estrutura de madeira, etc.


Uma idéia legal é utilizar uma moldura vazia de quadro antigo e fixar pequenos pitões ou ganchos nas duas laterais. Procure deixar 20 centímetros entre eles, para que acomodem fotografias na horizontal ou vertical.

Passe uma corda de sisal, ou barbante, ou mesmo fios de aço, que ficam lindos, de uma ponta à outra e amarre.

Agora é só pendurar suas fotografias com a ajuda de pregadores ou clipes!


O varal pode ser preso à parede ou apenas apoiado. Puro charme!

4 - Painel de Fotos

Quem nunca teve um painel de cortiça cheio de fotografias dos amigos e outros tantos papeizinhos cheios de história?

Você pode criar painéis de fotos a partir de grades aramadas, cortiças, chapas metálicas, janelas antigas... Aqui a imaginação é o limite!


5 - Galeria de Fotografias

Por último, para criar uma decoração elegante com fotografias, basta emoldura-las e pendura-las pelas paredes, como quadros que contam a sua história.

O resultado mais bacana ocorre quando todas as fotografias tem a mesma dimensão, tonalidade e sentido, e são expostas em molduras idênticas, criando um resultado simétrico.

   

Aposte em grandes paspaturs, de pelo menos 5 centímetros, podendo ir até 10 ou 15cm, tranquilamente. Isso valorizará demais as fotografias.

Como dissemos, decorar com fotografias é trazer um pouco da sua história para as paredes da sua casa e, com isso, encher de personalidade e estilo únicos a sua decoração.

*Créditos de Imagem:Free Stock Photos, Casa Cotidiana, Jessica Salisbury Fielder, Fashionismo, Odile Provencher, The Hype Br, 360 Meridianos, Loma Sernaiotto, Dcore Você, BuzzFeed, Love Chic Living, Blog de Mode, Formada aos 22, Samantha Pynn, Decoração.com

Comentários

Postagens mais visitadas