Com que mesa eu vou?

Ah, a mesa de jantar! Ela é o palco de tantos dos nossos melhores momentos, não é?! O jantar com os filhos no final do dia, o jantar romântico a dois, o almoço de domingo com toda a família, os amigos reunidos para beber um vinho, a conversa regada a café com a melhor amiga...

Mesmo com tanta importância, ou talvez por causa dela, é extremamente difícil escolher a mesa de jantar certa! Qual o melhor tamanho? Vai caber na minha sala? E o formato ideal?

Pensando nisso, preparamos esse guia para você acertar na compra e começar a colecionar ótimas lembranças!


Antes de qualquer coisa, é importante saber as regras básicas de circulação ao redor de uma mesa de jantar. Isso influenciará demais no tamanho e formato de sua peça!

Em geral, 60cm é a medida ergonômica perfeita, quando falamos em circulação, mas, como no caso de mesas de jantar é necessário considerar duas situações: com as cadeiras encostadas à mesa e com pessoas sentadas à mesa, a medida a ser respeitada ao redor da área de jantar é 90cm! Sendo: 45cm para as cadeiras ocupadas e 45cm para passagem por detrás delas.


Infelizmente, apesar de possível, medidas menores que essas obrigarão as pessoas a se levantarem de seus lugares para darem passagem a quem quiser ir ao banheiro, ou se servir em um buffet, o que torna a refeição bem desagradável.

Ah! E essas medidas somente valem para circulação ao redor da mesa, hein?! Se for entre a mesa e o buffet, ou a mesa e uma passagem, então a medida correta passa a ser de 1,2m naquele local!

Outro aspecto a ser levado em consideração é o formato do seu espaço: quadrado ou retangular?

Na teoria, salas quadradas ficam mais equilibradas com mesas redondas ou quadradas, enquanto que as alongadas tem melhores resultados com mesas retangulares ou ovais.

Observação importante: Ambientes retangulares que tem área de circulação a ser respeitada - como corredores e portas de entrada - devem ter essa área subtraída. Portanto, fique atento, sua sala, embora retangular, pode ter uma área quadrada para a mesa de jantar.

Pense também na função da sua mesa de jantar: é só para duas pessoas fazerem uma refeição rápida? Vai ser usada para refeições de família - sempre 4 pessoas, no máximo uma a mais? Ou é para reunir a galera a noite inteira, cada final de semana com um número de pessoas diferente?

Finalmente, reflita sobre os seus sentimentos a respeito da criação de um canto alemão, aquela formação em que um ou dois lados da mesa são servidos por um banco. Como a lateral do banco fica encostada à parede, você ganha espaço de circulação (pelo menos 90cm em cada lado encostado!).



Com isso em mente, você pode começar a pensar no modelo ideal:

1 - Mesa Retangular


É a mesa de jantar mais tradicional e comporta a partir de 6 lugares. Para definir o tamanho mínimo da mesa, considere que cada pessoa ocupa 60cm, e respeite 30cm nas pontas (se for utilizar as cabeceiras. Se não, 15cm são suficientes).


Essa mesa é considerada tradicional por possuir duas cabeceiras, onde antigamente sentavam-se o anfitrião e o convidado de honra. Embora hoje em dia nem seja mais usual utilizar-se as cabeceiras da mesa (que podem ficar encostadas às paredes ou balcões), muitos ainda a preferem por esse possibilidade.

A mesa retangular também é a mais versátil, pois, como dissemos, pode ser encostada a paredes, balcões, ilhas de cozinha, além de ser a opção mais utilizada para criação de cantos alemão.


Por outro lado, mesas retangulares não são a melhor opção para favorecer a conversa, que acaba ficando setorizada em grupos de duas ou três pessoas.

É, no entanto, a mesa ideal para ambientes retangulares e a que acomoda mais cadeiras em um menor espaço. Se você está procurando uma mesa de jantar para 10, 12 ou mais convidados, vá de mesa retangular!


2 - Mesa Redonda

A mesa redonda é a mais democrática em termos de assentos. Acomoda a partir de duas pessoas em diante, embora a partir de 8 lugares seu tamanho seja contraproducente para ambientes residenciais, valendo muito mais a pena optar por uma mesa retangular ou quadrada.


É a melhor opção para favorecer a conversação coletiva, já que todas as pessoas sentadas ao seu redor conseguem se ver, e estão a uma distância proporcional. Também é a mesa mais coração de mãe que existe! Por não possuir quinas, é fácil apertar um pouco mais os assentos para acomodar um convidado extra.


Falando em espaço, para saber o tamanho da mesa redonda ideal para você, acrescente 30cm no diâmetro para cada duas cadeiras, partindo sempre de 90cm de diâmetro, que é o tamanho mínimo de uma mesa redonda para duas pessoas. Ou seja:


As mesas de jantar redonda são perfeitas para espaços informais e para quem pretende criar um espaço para receber amigos! Mas atenção, a mesa redonda só é a melhor opção para você se o seu ambiente for quadrado.


3 - Mesa Quadrada

A mesa quadrada é uma mistura de mesa redonda com retangular, e, como tal, guarda alguns dos prós e dos contras de cada uma delas.


Em termos de tamanho, comportam a partir de 4 pessoas, seguindo a regra de espaçamento das mesas retangulares, ou seja, 60cm por pessoa + 15 a 30cm em cada ponta. Nesse aspecto, tem o lado negativo das mesas redondas, ou seja, se tornam impraticáveis em tamanhos maiores, devido à área que ocupam.

Das mesas redondas também vem a vantagem de facilitar a conversa e deixar todos mais próximos. Mas, como as retangulares, é sempre mais incômodo tentar improvisar alguns assentos extras... Alguém acabará comendo em uma ponta, quase caindo da mesa.

   

Como as mesas retangulares, também podem ser utilizadas encostadas em balcões, ilhas ou paredes e na configuração de canto alemão. Essa é uma vantagem para quem precisa ganhar alguns centímetros preciosos de circulação.


Tipo de ambiente ideal: Quadrado

4 - Mesa Oval

Outro híbrido das mesas mais tradicionais, a mesa oval é um dos modelos que mais tem vantagens, embora perca muitos interessados por causa de seu design diferente e opções limitadas (geralmente você só encontra o modelo tulipa, do designer Saarinen)

 

Também acomoda a partir de quatro pessoas, e, por ser alongada, é ótima para ambientes internos, sendo mais fácil aplica-la em salas residenciais com um maior número de lugares. Para fins de tamanho, vale a regra da mesa retangular.

Alie-se a isso o fato de não ter quinas e, portanto, ser fácil criar assentos extra, e você concluirá que a mesa oval é perfeita para quem quer receber muita gente para o jantar.


A única desvantagem é na interação dos convivas, nesse aspecto lembra a mesa retangular, e tende a segregar um pouco as conversas, embora um pouco menos que aquela.

Ambiente ideal: Retangular


Montamos um guia para te ajudar a tomar essa decisão, mas, infelizmente não existe uma fórmula mágica que seja capaz de responder qual a melhor mesa de jantar para você! Leve em conta a formatação que lhe fornecerá mais vantagens e que melhor se adequará ao seu espaço e estilo de vida, mas também pense com o coração e no que lhe fará mais feliz!


Esperamos ter ajudado!


*Créditos de Imagem: Casa Pensada, Casa Pensada, Bangalo da Tati, Você Precisa Decor, Decor Facil, Casa e Jardim, Casa Pensada, Click Interiores, Decor Fácil, Casa, Planete Deco, Inside Out, Casa Vogue, Casa Pensada, Decoracion About, Decor Facil, Futilish, Hauvette & Madani, Decor Pad, Assim eu Gosto, Decor Facil, Casar-e, Eu Decoro, Brittany Ambridge, Paris Sete e Casa Pensada.

Comentários

Postagens mais visitadas