Lugar de Estante é na Cozinha!

Se você viu nosso post sobre as 10 tendências da Casa Cor SP 2017 (clique aqui para conferir!) já sabe que estantes abertas, de parede inteira, suspensas sobre a pia, ou encaixadas sob a bancada da ilha são uma tendência forte de decoração.

As estantes invadem o espaço sagrado dos armários e gabinetes e trazem leveza e praticidade para as cozinhas. Estantes em madeira, aramado, ferro ou vidro, ou mesmo prateleiras avulsas empilhadas como estantes, são uma excelente opção para quem mora de aluguel! E também podem representar uma grande economia na hora de construir e reformar, já que armários planejados podem comprometer uma boa parcela do orçamento.



No entanto, é de se salientar que se você optar por uma estante planejada, incorporada ao restante da marcenaria projetada para a cozinha, a economia ainda pode existir, mas não será tão significativa. Sobre isso, vale destacar os modelos feitos por serralherias e que combinam ferro com madeira ou ferro com vidro, os novos queridinhos dos designers.




Se você está pensando em apostar em uma estante para a sua cozinha, tenha certeza que o material é apropriado para áreas molhadas e que é resistente a manchas e gordura. No caso da peça não ser especialmente projetada para o espaço, cheque as medidas para ter certeza que o modelo escolhido caberá no local.

Pense também na função: se for utilizar uma estante para estocar mantimentos, é recomendado uma estrutura reforçada, para que não ceda, além de ser interessante fixar a peça à parede, para evitar acidentes.

   


Estantes não precisam medir mais que 40cm de profundidade, e isso é uma vantagem para quem precisa ganhar centímetros preciosos na decoração! Estantes e nichos suspensos podem ser ainda menores. No máximo 30cm, o que é igual a leveza e sensação de espaço em ambientes pequenos.


A palavra chave quando falamos em estantes na cozinha é organização! Se você não tem a disciplina necessária para manter cada coisa em seu lugar no dia-a-dia, nem pense em aderir à tendência. Ninguém, nem mesmo você, é obrigado a ficar olhando para a sua bagunça!

Outro fator a levar em conta é a manutenção. Objetos expostos em estantes tendem a acumular pó, e, no caso a cozinha, gordura, se não são limpos ou utilizados diariamente. Por isso, tenha em mente que a limpeza do seu ambiente tomará um pouco mais de tempo do que o habitual se seguir o caminho de equipar a cozinha com estantes.



Para nós, a melhor opção é misturar: sob a pia, vá de gabinetes fechados, para ocultar o sifão e a cuba e guardar objetos que não precisam ou devem ficar expostos. Sobre a pia e em paredes auxiliares que não tenham espaço suficiente para armários fechados, aposte em estantes, nichos e prateleiras. Dessa forma sua cozinha terá bastante lugar para armazenamento e equilíbrio visual.


Um último pró em favor das estantes abertas é a beleza e a personalidade. Deixar louças, potes de mantimentos, livros de receitas, e até mesmo artigos de mercearia expostos dispensam vários outros artifícios decorativos já que decoram a cozinha por si só. Além disso, dizem muito sobre você, suas escolhas e paixões. Se você é o que você come, deixar tudo isso a mostra é mostrar a si mesmo, e deixar um pedacinho de você na sua casa, o que não tem preço!


Como o assunto é tendência, e, além disso, produz ambientes lindos, fomos inspiradas por centenas de imagens que acabaram ficando de fora desse post. Mas fizemos uma pasta com todas elas no Pinterest... Se quiser conferir, clique aqui!

*Créditos de Imagem: Homes to Love, Nicole Franzen, I Thou Swell, HGTV, Casinha Colorida, Bloglovin, Dwell, My Domaine, Maitena, Simples Decoração, House Doctor, Digs Digs, Arkpad, Habitissimo, Constance Zahn, Petit Home, KK, Luxe, Portal na Roça, Casa Vogue, Casinha Colorida e Keltainen talo rannalla

Comentários

Postagens mais visitadas