Torneira Prateada é Coisa do Passado

Quem é ligado em decoração já percebeu: as torneiras em materiais cromados, aço ou inox - ou seja, aquelas prateadas - são coisa do passado! Quem invade os banheiros e cozinhas agora são os metais nas cores preta, dourada, cobre e rose gold, e a gente ensina você como incorpora-los na sua casa e várias dicas para mergulhar na tendência!

Se você acompanhou nossos posts sobre a Expo Revestir 2017 e a Casa Cor 2017 já está sabendo que os lançamentos em metais (torneiras, misturadores, monocomandos, chuveiros, acabamentos de registros e etc) focaram nos metais quentes, como dourados, cobres e rose golds, além dos pretos, que parecem ter vindo para ficar. Nessa última mostra, era possível contar nos dedos de uma mão os ambientes decorados com metais em tons prateados.

Na coleção da Deca também! É só dar uma caminhada nos corredores das lojas de material de construção para achar os metais da marca em todas as cores!


Aliás, não é de agora que os metais quentes estão em alta! E os especialistas afirmam que eles devem permanecer assim por pelo menos mais uma década. Se quiser, clique aqui para conferir o post que fizemos sobre o assunto.

O fato é que os metais coloridos realmente encantam, e podem fazer a diferença em um banheiro ou cozinha de base mais neutra, além de demonstrarem muita personalidade!

Se você vai construir ou reformar, vale a pena apostar na idéia que não é mais considerada modinha, mas, sim, uma verdadeira mudança duradoura na arquitetura e decoração de cozinhas e banheiros. E para ajudar, explicamos como usar cada um dos acabamentos!

1 - Dourado
O dourado, juntamente com o preto, é o carro chefe dessa revolução nos metais sanitários e de cozinha.

Apesar de não ser regra, tende a criar ambientes um pouco mais femininos e combinam perfeitamente com pessoas de personalidade forte, que não tem medo de ousar e chamar um pouco de atenção.

A melhor dica, em se tratando de metais dourados é não usar outros elementos brilhantes ou chamativos. Busque um look high-low (quando se mistura materiais nobres com outros rústicos ou de menor valor monetário) para evitar o risco de exagerar e criar um banheiro caricato e ultrapassado.


Procure inserir os metais dourados em uma base neutra, principalmente branca, para um resultado chique despretensioso! Ou misture com armários de madeira e plantas penduradas para criar uma vibe boho.


Candy colors também funcionam muito bem para os dourados, mas só irão reforçar o resultado feminino, por isso, cuidado se esse não for o objetivo.



2 - Preto
Os metais pretos são lindos e perfeitos para criar ambientes urbanos e descolados. Na verdade, se encaixam em qualquer perfil de pessoa que goste de dar atenção aos detalhes.

Versátil, vai bem em ambientes masculinos ou femininos (combine com ladrilhos estampados para acentuar o efeito), industriais, contemporâneos, high tech ou escandinavos.


Combine-o com concreto e revestimentos na cor cinza, ou aposte no look preto e branco.



3 - Cobre e Rose-Gold
Semelhantes e facilmente confundíveis, a diferença entre o cobre e o rose-gold está na cor base. Enquanto o cobre é uma mistura de dourado com vermelho-alaranjado, o rose-gold puxa para o cor de rosa, sendo um tom um pouco mais delicado e apagado.

   

Entretanto, ambas as cores carregam as mesmas características e as vantagens do dourado, como metal quente, além de se inserirem super bem em estilos industriais, já que os encanamentos de água eram em cobre, originalmente, sendo ainda super comum se deparar com esse tipo de tubulação.

Além de funcionar em bases neutras e femininas, e nos ambientes boho, podem ser combinados com cinzas e concretos, tubulações aparentes, materiais brutos e reciclados.

Pode acreditar, o contraste da delicadeza desses metais com um ambiente rústico fica incrível!

   

Além das opções encontradas a venda no mercado, é possível colocar a mão na massa e fabricar a sua própria torneira em cobre, aproveitando peças de hidráulica como tubulações e registros. Só vale avisar que o projeto envolve material específico (inclusive maçarico) e um conhecimento um pouco mais amplo de bricolagem. Mas, se estiver apto ao desafio, o resultado é bem diferente e muito bonito!


É isso aí! Agora é só comprar e instalar sua nova torneira, linda, colorida e cheia de personalidade!

*Créditos de Imagem: Tempo da Delicadeza, SF Girl by Bay, Ana Medeiros, Tudo Orna, Jess Vieira, Eye 4 Design, Decouvrir Design, Est Living, Arquitrecos, Contemporist, Oh My Design, Inside Out, Habitus Living, Decoração de Banheiros e French by Design

Comentários

Postagens mais visitadas