4 Passos para Criar um Hall de Entrada Perfeito!

A decoração do hall de entrada de sua casa ou apartamento é a primeira impressão que você e seus convidados terão no dia a dia. Para eles, ele demonstrará seu estilo de decoração e preferências, e servirá como um cartão de visitas da sua casa! Para você, ditará a sensação de chegar em casa, além de sua capacidade de organização e planejamento, que podem ser uma mão na roda na rotina.

Não importa se o seu hall de entrada é pequeno, grande, estreito ou esquisito, criar um hall decorado é fácil, e você só precisa seguir quatro passos para isso!

Aparador, banqueta e espelho oval

Passo 1 - Crie um ponto de Apoio

Comece definindo um ponto de apoio. Ele receberá os elementos decorativos, as chaves e carteiras, e até mesmo encomendas ou objetos que não podem ser esquecidos.

Aparador 2 gavetas estreitoaparador pequeno para hall de entrada

O ponto de apoio mais tradicional no hall de entrada é o aparador, mas ele não é o único! Se você tem um hall de entrada pequeno e não pode ocupar muito dele com um móvel grande (lembre-se que, por ser um corredor de passagem, devem ser respeitados pelo menos 90cm de área livre), aposte em uma prateleira!

Prateleiras de madeira com suporte embutido (ou oculto) parecem flutuar, fazem o seu espaço parecer maior, e podem ser compradas prontas ou feitas sob encomenda, na medida exata de suas necessidades!

Prateleira para hall de entrada estreitoprateleira madeira rústica para hall de entrada

Não tem espaço nem para uma prateleira? Aposte naquelas prateleiras para quadros, que são canaletas bem estreitinhas, com menos de 10 centímetros. Elas criarão interesse visual, possibilitarão a adoção de outros elementos decorativos, servirão como ponto de apoio próximo à porta e ainda farão seu espaço parecer maior, já que as linhas horizontais tendem a alongar os ambientes.

canaleta para expor quadros prateleira super fina para hall estreito

Você também pode substituir o tradicional aparador no hall de entrada por bancos baixos, que combinarão assentos com apoios, ou mesmo estantes.

banco decorativo para hall de entradaestante tubular baixa decoração hall de entrada

Se o seu apartamento é pequeno e você precisa desesperadamente de espaço de armazenamento, aposte em cômodas ou gaveteiros estreitos no hall de entrada. Lá você poderá guardar desde roupa de mesa (toalhas e panos de prato) até documentos, manuais, cabos e acessórios, ou mesmo roupas e o que mais a sua casa precisar.

Cômodas ou gaveteirosDecoração com cômoda

Passo 2 - Defina o estilo

Pense no seu estilo de decoração! Ele é mais clássico, contemporâneo, romântico...? Conhecer o seu estilo de decoração e saber usá-lo é fundamental sempre que você quiser tomar alguma decisão em relação a sua casa.

Seu estilo irá guiar todas as suas decisões em termos de cores, materiais e revestimentos, além de auxiliar na quantidade e tipo de acessórios do ambiente.

Se você não conhece seu estilo de decoração, clique aqui e faça o TESTE - QUAL O SEU ESTILO DE DECORAÇÃO?

Passo 3 - Amplie e Ilumine

O hall de entrada é geralmente um ambiente pequeno, ou tipo corredor, sem janelas ou outras fontes de luz natural, por isso, para ter um hall decorado em grande estilo, é preciso corrigir o espaço, deixando-o mais equilibrado, e ilumina-lo.

Se o seu ambiente é muito pequeno, aposte em cores claras ou estampas miúdas. Listras ou móveis horizontais ajudam a direcionar o olhar, fazendo o espaço parecer mais alongado.

Espelho e pufe no hallAparador suspenso

Para os hall de entrada estilo corredor, a melhor opção é tentar minimizar a profundidade: cores escuras ou estampas grandes na parede de fundo criam a impressão de que ela está mais próxima. Barreiras visuais também: piso perpendicular ou listras verticais nas paredes fazem nossos olhos estacarem antes do final do ambiente.

bufê branco banco e espelho no hall de entrada

Ilumine as paredes com balizadores, arandelas ou rasgos de luz, e traga luz direta, com lustres, plafons e os sempre bem-vindos trilhos de iluminação.

parede de espelhoPapel de parede

Passo 4 - "Acessorize"

Um hall de entrada decorado faz toda a diferença na primeira impressão que seus convidados terão. E também te envolverá em uma atmosfera de satisfação sempre que chegar em casa. Por isso, não negligencie os acessórios do ambiente.

Além de deixar tudo mais bonito, alguns deles também podem facilitar o seu dia-a-dia. Quer ver?

  • Espelho
Item indispensável no hall de entrada, o espelho (sobre o aparador, composto na parede com quadros, ou mesmo apoiado no chão) é um enorme aliado na decoração. Além de ajudar a ampliar e iluminar o espaço, segundo os chineses, posicionar um espelho de frente para a porta de entrada ajuda a impedir que energias negativas entrem em sua casa! Mesmo que "jo no creo en bruxas...", por que não, certo?!
Além disso, o espelho no hall de entrada permite a você aquela última conferida no visual antes de sair de casa! A gente garante, isso pode ajudar demais no dia-a-dia e impedir que você saia com uma etiqueta pendurada, a calcinha marcando, a maquiagem borrada, etc...

hall de entrada multiusoaparador hall de entrada

  • Quadros
Eles são acessórios incríveis em qualquer ambiente, e podem ser utilizados para criar uma galeria no hall de entrada sem pesar na decoração. Como se trata de um ambiente em que passamos pouco tempo, geralmente só de passagem, não tem problema nenhum ousar e até mesmo exagerar um pouquinho nele.

hall com papel de parede, espelho retangular e quadrocomposição de quadros

  • Cabideiro de Piso ou Parede
A gente adora um bom cabideiro perto da porta de entrada! A visita entra e já deixa ali a bolsa e o casaco, o que evita bagunça na sala ou até mesmo um lugar ocupado só com as bolsas das pessoas!
Você também pode criar o hábito de pendurar a sua bolsa no hall de entrada e nunca mais ficar se perguntando "onde eu enfiei a minha bolsa?!"

ganchos na paredeganchos na parede

  • Plantas
Amigas de qualquer decoração, plantas são bem-vindas no hall de entrada, sim! Para acrescentar vida, calor e frescor ao ambiente. Só vale tomar muito cuidado para escolher a plantinha que seja adequada para o espaço, principalmente se não bater muito sol. Para ajudar na escolha, dê uma conferida no post VERDE QUE TE QUERO VERDE.

planta no hall de entrada'pufe com pelo animal

  • Outros
Porta guarda-chuvas são super úteis no hall de entrada também, além de já existirem diversos modelos lindos no mercado. Um bowl em cristal, madeira ou cerâmica se transforma em um ótimo porta chaves e moedas, além de compor a decoração de cima do aparador. Porta-retratos contam a história da família e sapateiras ou cestos são indispensáveis para quem tem o hábito de tirar os sapatos quando chega em casa.

aparador e composição de quadroshall de entrada com sapateira

Enfim, só você saberá o que funciona bem para a sua casa, mas, seguindo esses 4 passos, a gente garante que você terá um hall de entrada digno de revista!

Comentários

Postagens mais visitadas