Passo a Passo completo para escolher a cabeceira ideal para sua cama

A cabeceira é a moldura da cama. Ela traz conforto e aconchego na hora de deitar, e profundidade e plenitude para a decoração do quarto. Negligenciar esse item pode comprometer muito o resultado do seu ambiente, dando aquela sensação de que algo está faltando... Para você não deixar sua cama incompleta ou sua cabeceira cair no esquecimento, elaboramos esse manual passo a passo para você ter a cabeceira de cama perfeita!

A cabeceira da cama é o móvel do quarto que acompanha toda a parte da cama onde se apoia a cabeça. Ela serve para evitar que a pessoa tenha contato com a parede atrás da cama - o que preserva não apenas quem está dormindo (do contato com a parede fria ou com um revestimento mais áspero) como a própria parede (previne sujeira e danos a revestimentos mais delicados) e de apoio para as costas quando se está sentado à cama, assistindo televisão ou lendo um livro.

Para escolher a cabeceira para cama ideal responda às perguntas de cada um dos tópicos abaixo:

1 - Qual o formato do quarto?
O modelo e o estilo da cabeceira da cama dependerá muito do quarto em que ela está. Essa dica vale para quartos de criança, solteiro ou casal, sem distinção.

melhor modelo de cabeceira de cama

Comece com o pé direito do quarto (medida entre o piso e o teto): ele é menor que 2,5m? Se sim, você tem um pé direito baixo, e por isso deve evitar cabeceiras de cama horizontais. Dê preferencia às verticais, que não darão a sensação de achatamento.

E a parede em que está a cama? Tem menos de 3m? Para um quarto de casal não ser considerado pequeno, essa é a medida limite, e equivale ao espaço de uma cama casal padrão de 1,38m com uma circulação preservada de 0,80cm ao redor.

Quartos pequenos sempre se dão melhor com cabeceiras horizontais, que alongam o ambiente e dão sensação de amplitude.

cabeceira para cama estofadacabeceira de cama azul


2 - Qual o tamanho ideal?
Como visto acima, a cabeceira da cama pode se estender ao longo de toda a parede, e chegar até o teto do quarto, mas devem ter, no mínimo, 10cm a mais de cada lado da cama, na largura, e uma altura mínima de 50cm a mais que a altura da cama.

tamanho cabeceira cama casal


Isso é importante no caso de camas box, que podem ser mais largas ou mais altas que as medidas padrão. Se esse é o seu caso, meça o tamanho da sua cama específica, nada de confiar nos valores que encontrar na internet.
Exemplo prático: Se sua cama mede 1,38m por 0,55m de altura, sua cabeceira deve ter, no mínimo, 1,48m por 1,15m de altura.
"Ah, meninas, mas eu farei uma cabeceira de cama que ocupa toda a extensão do quarto..." Perfeito, então, nesse caso, a cabeceira deve ter a largura do quarto por no mínimo 1,15m de altura.
idéias de cabeceira para cama de casalcabeceira para cama de casal capitone

3 - Estofada ou Painel?
Cabeceiras de cama podem ser estofadas com espuma e revestidas em tecido ou couro, o que confere um visual mais aconchegante e proporciona maior conforto e calor. O lado negativo é que as cabeceiras estofadas exigem maior manutenção, com a limpeza e desgaste do material.

cabeceira para quarto clássicocabeceira de cama para quarto de casal

As cabeceiras de cama estilo painel são geralmente fabricadas em madeira e são fixadas diretamente na parede. Elas podem receber iluminação embutida com fita de LED e acabamento nos mais variados materiais, desde as lacas coloridas, até as lâminas e ripas de madeira. Apesar de lindas, as cabeceiras de cama estilo painel não são as mais confortáveis para se passar horas encostado, por isso, se tiver esse hábito, pense bem antes de investir em uma.

idéias de cabeceira para quarto de casalcabeceiras para cama box

4 - Que Estilo e Qual Cor?
Qual o estilo de decoração do seu quarto? Que sensação você gostaria de ter ao entrar nele? Pense e defina isso antes de decidir qual a melhor cabeceira de cama para você.

Via de regra, tecidos nobres como seda e veludo combinam com estilos clássicos, luxuosos e românticos. As cabeceiras de cama estofadas com acabamento em capitonê ou botonê, também. Mas, além disso, é possível utiliza-las em ambientes contemporâneos também, desde que o resto do mobiliário do quarto tenha linhas retas e você dê preferência a tecidos menos delicados, como os sintéticos, naturais (algodão, sarja e linho) e suede.

cabeceira para cama quartos diferentescabeceira para cama de casal

As cabeceiras de cama de linhas retas sempre criam espaços contemporâneos. Se você busca um visual atual, esse é o melhor modelo. Aposte nas estofadas com tecidos de cores neutras, como os cinzas, ou nas estampas clássicas, como as listras. Ou utilize as cabeceiras de cama estilo painel, que ficarão perfeitas.

como escolher a cabeceira para a camacomo comprar cabeceira de cama box

Não tem idéia de qual é o seu estilo? Faça agora nosso teste: TESTE - QUAL O SEU ESTILO DE DECORAÇÃO?

No quarto, dê preferência às cores frias, que relaxam, e aos revestimentos naturais: tons de azul e verde, bege, branco e madeira são ideais para criar um oásis relaxante. Utilize essa dica também em sua cabeceira de cama.

modelos de cabeceira de cama diferentescabeceira de madeira ripada para quarto

Evite os tons de vermelho, laranja e amarelo vibrantes (reserve-os apenas para os detalhes), que podem criar um quarto com excesso de informação e levemente opressor, levando até mesmo a noites mal dormidas! Isso vale especialmente para o quarto das crianças e de bebês, fases em que o sono deve ser priorizado.

Respondendo a essas perguntinhas simples você terá todos os elementos para escolher a cabeceira de cama perfeita para você, e que deixará seu quarto muito mais bonito e acolhedor! E se você está pensando em colocar a mão na massa e fazer você mesmo a cabeceira para sua cama, confira essas 11 IDÉIAS SIMPLES DE CABECEIRAS PARA FAZER EM CASA


*Créditos de Imagem: Casa Pensada, Cavalcante Ferraz, Casa e Jardim, Casa Pensada, Encadree Posters, Decor Fácil, Casa Vogue, Casa de valentina, Casa e Jardim, Casa, Decor Fácil, Luv Decor, Casa Vogue, Casa, Arquitetura e Construção e Casa Vogue

Comentários

Postagens mais visitadas