Decoração com Fita de LED - Onde e como iluminar!

O LED é a iluminação do futuro! As lâmpadas de LED tem uma eficiência energética incrível - consomem pouco e duram muito (cerca de 25.000 horas) - não emitem raios UV, não aquecem, tem a opção de ser brancas ou amareladas e o custo, que já foi alto, atualmente é praticamente igual ao das outras lâmpadas. Imagine juntar todas essas vantagens em uma fita super fininha e estreita, flexível e autocolante?!

Prazer em conhecer: essa é a fita de LED.

como é uma fita de led

Enorme aliada da decoração, a fita de LED substitui as formas tradicionais de iluminação indireta e de balizadores para escadas e corredores, e ainda abre as portas para mil e um novos usos decorativos!

Como é a fita de LED?

A fita de LED é uma tira flexível vendida em rolos de até 5 metros, com menos de 1,5 centímetro de largura e cerca de 2 milímetros de altura.

quais as medidas de uma fita de led


Apesar de ser vendida em rolos menores, e até por metro, a fita de LED pode ser cortada em pontos pré determinados, para ser adequada ao espaço onde será instalada.

fita de led para decoraçãocomo instalar fita de led


Por ser super pequena, a fita de LED pode ser aplicada em espaços estreitos e rasos, e instalada até mesmo em móveis e estruturas já existentes na casa, possibilitando atualizar a decoração da casa de forma simples e rápida, e com muito poucas adequações.

Como instalar a fita de LED?

As fitas de LED tem tensão de apenas 12V, por isso, para instalar a fita de LED é necessário um driver (uma espécie de fonte) que torna possível liga-la à corrente elétrica da sua casa (que tem voltagem de 110 ou 220V). A corrente elétrica entra no driver com a tensão da sua região e sai com os 12V compatíveis com a fita de LED.

como aplicar fita de led


Isso é muito importante e deve ser levado em consideração na hora da decoração porque será necessário esconder esse driver, que pode ter até 17 centímetros de comprimento, dependendo de sua capacidade (eles devem ser compatíveis com a potência das lâmpadas de LED da fita).

A fita de LED é autocolante, bastando limpar o local onde será instalada com um pano úmido, retirar a película protetora e colar a fita na superfície. Muito fácil!

Como usar a fita de LED na decoração?

Na decoração, as fitas de LED podem ser utilizadas para gerar luz indireta ou de destaque. Infelizmente elas ainda não tem a capacidade de substituir a iluminação direta e geral dos ambientes.

Perfeitas para destacar revestimentos ou formas, são uma ótima pedida na iluminação de sancas de gesso, substituindo as antigas lâmpadas fluorescentes ou mesmo as mangueiras luminosas.

sanca iluminada fita de ledfita de led no rebaixo do gesso

Da mesma forma em rasgos decorativos nas paredes, teto ou piso, sendo perfeitas em corredores!

idéias de iluminação com fita de ledfita de led no teto

rasgo para iluminação com fita de lediluminação com fita de led

Estantes, prateleiras, nichos, gavetas e armários podem ser iluminados internamente graças à fita de LED, que pode ser embutida diretamente na marcenaria, ou instalada sobre a superfície e disfarçada por meio de uma pequena ripa no mesmo material do móvel.

prateleira iluminadaprateleira com fita de led

prateleira iluminada com ledcomo iluminar armário com fita de led

Na cozinha, a fita de LED pode destacar a linha inferior dos armários da pia, ou iluminar a área sob os armários de parede. Também podem ser instaladas na parte superior dos armários da cozinha, criando um facho de iluminação para cima, que destaca o teto e o pé direito do espaço.

onde usar fita de led
fita de led na cozinhaarmário de parede com fita de led

idéias para iluminar a cozinha com ledfita de led no armário da cozinha

Luz indireta no quarto é importante e sempre bem vinda, já que proporciona uma luz suave e calmante quando já estamos deitados. Pensando nisso, a fita de LED é uma aliada indispensável na decoração do quarto. Ela pode ser embutida na cabeceira ou na base da cama, criando uma luz direcional discreta e muito linda!

idéias de iluminação para o quartonicho com fita de led

cama de casal com iluminaçãocabeceira casal com luz

Espelhos retro iluminados com fitas de LED são um curinga na decoração do banheiro. Além de fornecer uma luz frontal para quem se olha no espelho - ótima para maquiagens ou na hora de fazer a barba, porque elimina as sombras sobre o rosto - o espelho com bordas iluminadas fica incrível e traz sofisticação ao ambiente. Vale usar no banheiro ou no lavabo.

banheiro com espelho iluminadoidéias para usar fita de led no banheiro

Use na decoração da sala também! Para destacar móveis, aparadores e principalmente o painel da televisão.

painel de madeira com iluminação de lediluminação embutida painel sala

Outro uso fantástico para fitas de LED é especialmente para quem tem escadas em casa, já que elas podem substituir os tradicionais balizadores e trazer muito mais segurança ao subir e descer. Embutidas nas paredes laterais, no corrimão ou no próprio degrau, as fitas de LED salientam os contornos da escada e podem ser deixadas acessas durante a noite, graças ao seu baixíssimo consumo energético.

como iluminar escadaescada com rasgo de luz

degrau com luzidéias para iluminar a escada

Curtiu? Então bora comprar um rolo de fita de LED para dar um up rapidinho na decoração da sua casa!

Comentários

Postagens mais visitadas