Decoração de Casamento Barata com Tsurus

O tsuru é uma ave da família das cegonhas e é um dos origamis mais tradicionais da cultura japonesa. Segundo a lenda, os tsurus trazem felicidade, saúde e prosperidade... O que mais podemos pedir no dia do casamento?

Diz ainda a lenda que quem fizer 1.000 tsurus de origami, terá seu pedido atendido pelos deuses... Seja pela simbologia, pela lenda, pela delicadeza da dobradura e da ave, ou ainda pelo baixo custo que uma decoração de casamento com tsurus tem, apostar nesse origami na festa do casamento é uma receita de sucesso!



Se você for fazer seu casamento decorado com tsurus deve começar tomando algumas decisões:

1 - Quem vai fazer os origamis?

A gente é super favorável de colocar a família para trabalhar na hora de decorar o casamento, até porque isso pode significar uma economia enorme no orçamento (não viu nosso post com 20 IDÉIAS PARA ECONOMIZAR NA HORA DO SIM ? Então corre para conferir!), então essa pode ser uma ótima solução. Mas vale se planejar: com prática, você (e a família) vai levar uns 4 minutos para fazer cada tsuru... Que tal reunir as primas, tias, mãe, pai, sogra, etc em um sábado e colocar todo mundo para trabalhar? Em uma reunião (de 6 a 8 horas) vocês devem ser capazes de fazer os 1.000 tsurus da lenda!


Se você preferir, pode comprar os origamis já prontos. Procure em bairros tradicionais orientais ou na internet, mesmo. São diversas lojas online que vendem os passarinhos prontos, e os mil tsurus de origami saem em média por R$ 1.500,00.

2 - Que cores usar?

Os tsurus não precisam ser brancos, apesar da maioria dos casamentos apostar na decoração com origamis dessa cor.


Nada impede utilizar papéis coloridos para os seus tsurus, combinando o pássaro com as cores das flores ou com o tema escolhido.



3 - Como usar os tsurus na decoração?

A forma mais tradicional é pendurar os tsurus com fios de nylon transparente (ou fio de silicone ou de pesca - basta atravessar o centro do papel com uma agulha), juntando-os em revoadas de diferentes alturas (utilize 10 origamis por fio, mais ou menos) ou cortinas. Vale intercalar os tsurus com contas de cristal, que ficam lindas quando a luz incide.



Você também pode decorar seu casamento de tsurus colocando os pássaros nos arranjos de flores. Basta prende-los a um palito de churrasco (palito de madeira) ou gruda-lo diretamente no centro da mesa. Se for optar por essa última idéia, utilize cola quente, mas tenha certeza que a superfície aguentará o calor.



Outra forma super simples de utilizar os tsurus na decoração do casamento é utilizar um origami para cada convidado, seja na forma de anéis de guardanapo, seja como identificador de assento. Fica muito lindo!




Os passarinhos de origami também podem ser oferecidos como lembrancinhas: coloque-os em frascos com rolha, caixas de acrílico, ou prenda aos bem casados e ofereça todos os seus pensamentos positivos, de amor e gratidão aos convidados.


4 - Como fazer o origami de tsuru?

Existem diversos tutoriais do origami passo a passo e, realmente, depois que você pega o jeito, fica bem fácil de fazer.

Para ajudar, separamos um vídeo bem bacana ensinando a fazer o tsuru!


Se você está procurando idéias para a decoração do seu casamento, leia também: 20 IDÉIAS PARA ECONOMIZAR NA HORA DO SIM

Comentários

Postagens mais visitadas