Decoração de Chá de Bebê - Um guia para organizar o seu sem dor de cabeça!

Vocês descobriram a gravidez, arrumaram o quarto do bebê e chegou a hora de organizar o chá de bebê ou chá de fraldas, mas não sabem se vale a pena, se compensa, nem por onde começar? Então vamos por partes.

Se vocês estão pensando em convidar os amigos e familiares somente para ganhar presentes, a informação mais importante sobre o seu chá de bebê é que não, ele não compensa financeiramente (embora muitas vezes fique no zero a zero). Agora, se a idéia é reunir pessoas queridas para celebrar o nascimento do bebê tão aguardado e especial, vale muito a pena!

como fazer um chá de bebê


Quando fazer o chá de bebê?
O ideal é fazer o chá de bebê no sétimo mês da gravidez, quando a barriga já está aparecendo, mas a grávida ainda está muito bem disposta, menos incomodada, cansada e inchada. Ela irá aproveitar muito mais a reunião e as fotos da grávida ficarão lindas!
Além disso, o risco do bebê resolver adiantar e nascer antes da festa é muito menor! E vocês ainda terão de comprar o que não tiverem ganhado de presente, então, é bom ter tempo sobrando...

Que tipo de chá?
Hoje em dia existe o chá de bebê, chá de fralda e o chá de revelação... Qual deles é o ideal para você? O chá de bebê e o chá de fralda são exatamente a mesma celebração, a única diferença é o presente que os convidados levarão. No Chá de Bebê, itens de enxoval, higiene e alimentação, conforme a orientação de vocês, e no Chá de Fralda, apenas fraldas.
Já o Chá de Revelação é uma reunião em que todos, muitas vezes até mesmo os pais, descobrem qual o sexo do bebê juntos. A descoberta pode ser por meio da cor do recheio do bolo encomendado especialmente para a ocasião (os convidados e/ou pais descobrem o sexo do bebê quando cortam o bolo), balões nas cores rosa ou azul que saem flutuando de uma caixa fechada até aquele momento, ou até mesmo com a simples abertura do envelope do ultrassom.

como fazer chá de revelação

Pense com carinho nas opções e pese as suas necessidades pessoais e personalidade. Decidido o tipo do chá é possível prosseguir o planejamento.

A partir daqui, utilizaremos o termo Chá de Bebê para designar a sua reunião, mesmo que ela seja um Chá de Fraldas ou de Revelação, ok?

Quem convidar para o Chá de Bebê?
Essa história de só convidar mulher para o chá de bebê é coisa do passado! Chá de bebê hoje em dia é uma reunião para homens e mulheres celebrarem a chegada do bebê e a alegria da família.
A única opção restringir o seu chá de bebê apenas para mulheres é se a futura mamãe gostar daquelas brincadeiras em que a grávida acaba um pouco exposta... se esse não for o caso, promova um chá unissex!
Na hora de preparar a lista de convidados, família e amigos íntimos são obrigatórios, mas vizinhos, colegas de trabalho dos pais e tantas outras pessoas especiais também são bem-vindos. Apenas limite sua lista de acordo com o seu orçamento. Quanto mais convidados, maior o custo.

Qual o melhor horário para o Chá de Bebê?
Nós gostamos da idéia de um brunch - no meio da manhã (a partir das 11h) - ou do chá da tarde  (a partir das 16h) -, por dois motivos: o primeiro é a possibilidade de uma decoração leve e delicada, o segundo é econômico: o chá de bebê que não envolve almoço ou jantar sai muito mais barato!

decoração mesa chá de bebêmesa chá de bebê

Aposte em salgadinhos, canapés e sanduíches!
Se você quiser comprar sanduíches de metro, separe-os em porções individuais, enrolando cada pedaço em um guardanapo de papel e arrumando em uma cesta. Você não terá nenhum gasto extra com essa medida simples, já que cada convidado já utilizaria um guardanapo, e o resultado é muito mais bonito, fácil de arrumar o resto da mesa, decorativo, elegante e higiênico!

decoração chá de bebê simples

É tudo uma questão de apresentação!

O bolo é uma tradição na mesa de doces. Para acompanhar, cupcakes (podem ser simples e feitos em casa mesmo) são ótimos e decorativos, macarrons ou suspiros fazem sucesso e tem as cores perfeitas para combinar com a decoração. Docinhos são bem-vindos, mas não obrigatórios, afinal não é uma festa de aniversário.

decoração chá de bebêDecoração chá de bebê faça você mesmo

Veja o que é mais simples e em conta para você: outros bolos sem recheio (fubá, milho, chocolate) cortados em quadradinhos e biscoitos combinam demais com a proposta e só dependem da apresentação para arrasar!

chá de bebê baratochá de bebê gastando pouco

Sirva bebidas compatíveis com a sua proposta! Café e chá podem ser incluídos sim! E chocolate quente combina demais no inverno. Sucos, refrigerantes... que tal acrescentar groselha na limonada para deixa-la cor de rosa se o bebê for uma menina? Corante alimentício azul cumpre o papel se for um chá de bebê de menino!

decoração chá de bebêidéias Chá de Bebê para menino

Você provavelmente não conseguirá fugir da cerveja se o seu chá de bebê for no período da tarde, então, leve isso em consideração também na hora de definir o horário.

A Decoração do Chá de Bebê
Uma decoração simples e barata de chá de bebê pode ser feita com muitos balões (bexigas), em tons neutros, com muito branco, e toques da cor do sexo do bebê, pompons de papel crepom que são fáceis de fazer e criam um resultado lindo, varaizinhos com as roupas do próprio bebê (lembre-se de lavar depois, hein?!).

decoração chá de bebê com o que tem em casaidéias simples para decorar chá de bebê

Evite muitas flores, já que podem causar alergias e inclusive incomodar a mamãe, que está com um olfato mais sensível. Prefira centros de mesa em papel e papelão, ou com doces e a própria comida.

Existem várias decorações e temas para chá de bebê, que podem variar infinitamente de acordo com o sexo, mas existem 4 temas que funcionam super bem para meninos ou meninas, bastando acrescentar - ou não - alguns toques de azul ou rosa para personalizar e que a gente ama!

Nuvem/Chuva de bençãos
Ótimo tema para quem está disposto a por a mão na massa e fazer a decoração com a ajuda da família e amigos, gastando pouco!
Use e abuse de balões brancos e papel colorido para as gotas de chuva e centros de mesa.

Chá de bebê delicadotema simples chá de bebê

mesa de chá de bebê   chá de bebê chuva de bençãos

Balão de Ar
O balão de ar quente pode representar a viagem em que os papais estão prestes a embarcar, ou todas as aventuras que a pessoinha por nascer irá viver. O balão, nas cores escolhidas, pode aparecer em feltro ou papel em toppers de cupcakes e no topo do bolo.

mesa de chá de bebêtopper chá de bebê

Para os centros de mesa, apoie uma bexiga ou lanterna de papel em suportes próprios ou em quatro palitos de madeira ou plástico e coloque-os em pequenos cachepôs de vime (muito baratos e fáceis de achar! Para quem é de São Paulo, vale uma visita à Rua da Cantareira, na região da 25 de Março). Assim você terá balões de ar quente lindos para decorar cada mesa do seu chá de bebê sem gastar muito.

centro de mesa chá de bebêcentro de mesa faça você mesmo

Ovelha
De pelúcia ou não, a maciez e inocência do animal conquistará os convidados e criará uma decoração inesquecível para o seu chá de bebê.

decoração de mesa chá de bebêchá de bebê unissex

decoração chá de bebê neutrodecoração de chá de bebê

Patinho
Personagem de histórias infantis, melhor amigo na hora do banho, símbolo da família e dedicação materna, o pato amarelo é um tema mais do que fofo para a decoração do chá de bebê! Se puder invista em alguns patos de borracha para decorar a mesa do bolo e usar de centro de mesa, se não, aposte nos de papel mesmo.

decoração de chá de bebê unissexMesa decorada Patinho

Decoração Chá de Bebê Pato

Idéias de convites para o Chá de Bebê
Convites impressos são raros hoje em dia, e isso é ótimo, já que a maioria de nós está online quase o tempo todo e as redes sociais já contam até mesmo com técnicas de RSVP.
Entretanto, isso não quer dizer que você deva simplesmente escrever uma frase com a data, horário e local e ponto final. Vale preparar um convite virtual bonitinho para marcar a data, e até mesmo imprimir algumas vias, para guardar no álbum do bebê, e distribuir para os convidados mais idosos ou tradicionais.
Procure seguir no convite as cores, estilo ou tema do chá de bebê, o que sinalizará para seus convidados como será o evento, e ajudará inclusive as convidadas a escolher um modelito adequado. Não faz sentido enviar um convite todo descolado, com bichinhos e linguagem coloquial, e receber as pessoas para um chá da tarde tradicional e todo em tons pastéis.

Fazer ou não brincadeiras?
Essa é uma escolha muito pessoal e que vai depender muito do seu estilo e dos seus convidados.  O que podemos dizer é que vale planejar formas de entreter os seus convidados. Não negligencie a música ambiente e a trilha sonora. Um ambiente agradável e que favoreça a conversa é ótimo!

Vocês amam as brincadeiras mas elas poderão deixar as pessoas desconfortáveis ou inibidas? São pessoas de vários núcleos diferentes e que não se conhecem? Então não faça! Nada pior que tentar convencer as pessoas a participarem dos jogos e perceber que elas estão fugindo ou mesmo deixando a festa mais cedo só para não correr o risco de serem escolhidas para as atividades.

Existem, entretanto, algumas brincadeiras para chá de bebê ou atividades que não exigem se expor em público, mas que mesmo assim manterão seus convidados entretidos e ainda favorecerão a conversa e convívio. Separamos algumas das nossas preferidas:


  • Árvore dos desejos: se tiver uma árvore em casa, no quintal ou próxima ao salão de festas use ela, se não, monte uma com galhos secos ou mesmo um móbile preso ao teto. Prenda à árvore tiras de fitas (com ou sem prendedores nas pontas) e, em uma mesa próxima ao local, disponibilize papéis (se não tiver colocado prendedores nas fitas, faça um furo em cada papel) para que cada convidado escreva um desejo para o bebê, ou uma dica para os pais, e pendure na árvore. Além de decorativa, as pessoas se distrairão pensando na mensagem e lendo os votos de outros.
  • Assinar o body: Ao invés de assinar um livro de recados, por que não comprar um body branco bem básico e baratinho para os seus convidados assinarem o nome? Divertido, lembrará a todos da época da escola, quando os amigos assinavam a camiseta no último dia de aula.
Decoração Chá de BebêBrincadeiras de Chá de Bebê

  • Painel de bebês: Peça para cada convidado levar uma cópia de uma foto de quando era bebê e monte um quadro onde todas possam ser exibidas (deixe canetas à mão para que cada um escreva o nome na foto). As pessoas se divertirão observando as fotos de conhecidos ou simplesmente olhando para os bebês lindos, fofos e engraçados. 
  • Tamanho da barriga: essa é uma brincadeira de chá de bebê super tradicional mas que pode ser feita de forma discreta, sem expor os convidados ou a grávida. Monte um cantinho com fitas métricas, papéis e canetas, e um jarro, onde cada convidado poderá ir no momento que desejar tentar adivinhar o tamanho da barriga da grávida. Os palpites vão para o jarro e no final os pais podem anunciar o(s) palpite(s) vencedor(es) depois de cortarem o bolo. O reconhecimento pode ser o bastante, mas vocês também podem preparam uma lembrancinha para o(s) vencedor(es).
  • Banca de apostas: Essa é uma brincadeira de Chá de Revelação e os convidados podem apostar no sexo do bebê. Os vencedores são reconhecidos após a revelação e podem ser premiados com lembrancinhas.

Lembrancinhas de Chá de Bebê
Dar ou não dar lembrancinhas, eis a questão. Vocês sabiam que 75% das lembrancinhas termina no lixo? Isso nos faz pensar, não é?!
Se vocês não querem abrir mão das lembrancinhas do chá de bebê, procurem investir em produtos simples, e que sejam úteis para os convidados. Toalhas de mão com o nome do bebê bordado, apesar de lindas, são caras e não são úteis, já que tem um nome de alguém diferente. Quando falamos em utilidade, são itens que seriam usados por qualquer um, ou, melhor ainda, consumidos!
As lembrancinhas que envolvem comida são a melhor opção em custo-benefício!
Pensando no bom, bonito e barato, separamos algumas idéias de lembrancinha para o seu chá de bebê:


  • Pirulitos em forma de chupeta
  • Jujubas, suspiros ou amêndoas glaçadas (embrulhe em trouxinhas no melhor estilo faça você mesmo)
  • Sementes para plantar em casa ou mudinhas de plantas (para ver crescer!)
  • Saquinhos de chá personalizados
  • Sachês perfumados

Lembrancinha Chá de Bebê Menino  Lembrancinha Chá de Bebê Menino

Se quiser mais dicas de como se organizar na hora de preparar uma festa, leia também:

Comentários

Postagens mais visitadas