Manual de Decoração do Apartamento Alugado: Como deixar o apê alugado com a sua cara!

Você mora de aluguel? É um trampo, né?! O proprietário não deixa você fazer nenhuma alteração no imóvel, tudo tem que ser devolvido exatamente do mesmo jeito que estava quando você entrou, você se sente como um temporário vivendo em um lugar que não tem o seu estilo nem a sua cara e impotente, já que não há nada que você possa fazer para mudar essa situação....

Seus problemas acabaram! kkkkk Existem vários truques simples que podem ser aplicados no apartamento alugado e que permitem deixar o seu lar temporário exatamente com essa cara: de lar!

O primeiro passo é sempre ter em mãos o memorial de vistoria do imóvel, que descreve as características do apartamento no momento que você entrou nele, além de tirar algumas fotos, que registrem as cores e posição dos itens que terão que retornar ao lugar na hora da entrega.

1 - Tapetes
Para esconder aquele piso antigo, feio ou danificado, a melhor solução é apostar em tapetes! Como o apartamento não é seu, evite comprar o tapete baseado no tamanho do ambiente. Prefira compatibiliza-lo com o seu sofá (deve ser de 8 a 20cm maior de cada lado do sofá), já que seguirão juntos para uma nova casa, ou combine tapetes menores, em sobreposição, que poderão facilmente serem reutilizados em qualquer outro imóvel.

decoração embaixo da escadasobreposição de tapetes


Cuidado com propostas de utilizar revestimentos tipo piso sobre piso ou carpetes que, a primeira vista podem parecer bem atraentes: todos os pisos necessitam de cola ou algum tipo de liga para serem assentados, e isso provavelmente danificará o piso original do apartamento alugado. Evite surpresas e gastos na hora de devolver o apê para o proprietário.

"Ah, meninas, mas me falaram que piso laminado pode ser instalado sobre outro e não precisa de nada para colar...! Até colocam uma manta protetora entre eles". Verdade! Mas qualquer piso instalado sobre outro elevará o chão, e provavelmente causará problemas quando encontrar as portas do apartamento. A solução para isso é cortar um pouco da porta, e isso seria perfeito, se o seu apartamento não fosse alugado...

dicas de decoração apartamento alugadoidéias de decoração para apartamento alugado

2 - Cortinas (Não persianas)
Para proteger da incidência de luz, amenizar o calor e o barulho, além de decorar o apartamento com um pouco do seu estilo, dê preferências às cortinas.

Elas são mais fáceis de serem adaptadas posteriormente em outro apartamento do que as persianas, já que podem ser cortadas tanto na largura quanto na altura.

cortinas para salasala com cortina

Encomende a cortina com uma certa sobra de tecido, para torná-la mais versátil!

3 - Adesivos, Tinta e Papel de Parede
Na hora de transformar as paredes do apartamento alugado, tinta, papel de parede e adesivos são os seus melhores amigos!

Para deixar a decoração com a sua cara, vale pintar as paredes com as cores de sua preferência e que mais favoreçam o espaço, fazer pinturas geométricas ou mesmo estêncil. Na hora de devolver o apartamento alugado para o proprietário? É só pintar por cima! Você mesmo pode resolver o problema.

idéias de decoração com tintaidéias de pintura para parede

Papéis de parede e adesivos são ótimos para dar estilo à sua decoração. Dá para aplicar na sala, quartos, hall de entrada e corredor. Mas só utilize papel de parede que possa ser instalado com cola a base de água (a maioria é assim), já que a remoção deles é muito mais fácil! Na hora de remover, basta molhar o papel e ir retirando com uma espátula. Se preferir, já converse com o instalador e veja se ele faz esse serviço de retirada. Guarde o contato dele na agenda e dê uma ligada quando tiver que entregar o apê.

como decorar apartamento alugadopapel de parede geométrico

Os adesivos também são fáceis de serem retirados, basta uma espátula e a ajuda de um secador de cabelo. E a melhor parte? Podem ser aplicados sobre azulejos de cozinha e banheiro (na área seca, claro) o que ajuda muito a transformar aquela cozinha feia ou banheiro antigo! Rápido e sem danos aos revestimentos originais.

cozinha com adesivoadesivo para azulejo

4 - Iluminação
A iluminação costuma ser um problema em apartamentos alugados. Geralmente antigos, ou com economia na arquitetura, eles não foram pensados para valorizar a decoração e o layout. Mas isso não significa que seja difícil corrigir essa deficiência.

A primeira coisa que você tem que saber sobre a iluminação do apartamento alugado, é que você não poderá rebaixar o gesso, criar rasgos ou molduras, nem criar novos pontos de iluminação além daqueles existentes, por isso, o negócio é trabalhar com o que se tem.

A maneira mais fácil de caprichar na iluminação e decoração de um apartamento alugado é substituindo as luminárias originais por modelos de sua preferência. Não se esqueça de guardar os originais, para recolocar nos lugares mais tarde.

Invista em lustres, pendentes, plafons de sobrepor e outras luminárias que você ame, já que eles poderão ir com você para outros apartamentos alugados ou próprios.

O ponto de luz não está centralizado sobre a mesa de jantar? Sem problemas, utilize uma eletrofita (um condutor elétrico em forma de fita que pode trazer a energia exatamente para o ponto onde você quer) ou compre um pendente com alguns metros de fio a mais, e posicione-o sobre a mesa de jantar com a ajuda de um gancho ou pitão.

como centralizar o pendente na mesa de jantarmelhorando a iluminação do apartamento

Os trilhos para iluminação também são ótimos na hora de multiplicar os pontos de luz e o único dano ao apartamento alugado serão alguns furos no teto, que podem ser cobertos com gesso ou massa corrida antes da entrega.

idéias de decoração para o apartamento alugadocomo melhorar a iluminação de casa

As luminárias de piso também ajudam a trazer luz e estilo à decoração do apartamento alugado, e são mais um item que te seguirá após a entrega do lar temporário.

como usar luminária de pisoluminária de piso na decoração

Para tomadas inexistentes ou mal posicionadas, use extensões, eletrofitas ou tomadas de sobrepor.

como usar eletrofita

5 - Móveis pequenos, modulares e soltos
Escolher os móveis para mobiliar um apartamento alugado é uma dificuldade, não é?! Qual o tamanho, vale investir em peças duráveis?

Inicialmente, pense em quanto tempo você pretende ficar nesse imóvel: fez um contrato de 5 anos e não pretende se mudar antes disso? Invista em móveis pensados para esse espaço e de boa qualidade. Não vale a pena ficar tanto tempo com uma mobília que não se ajusta corretamente ao ambiente, tampouco comprar móveis de qualidade ruim, só para não gastar dinheiro com o apartamento alugado. Os móveis se danificarão muito antes do prazo que você pretende ficar no apê e o barato sairá caro, já que você terá que comprar novos muito antes do previsto.

O contrato é de 18 meses, você está na cidade para estudar e tem data para sair do apartamento alugado? Aposte em móveis modulares, de coleções permanentes das lojas, e de qualidade! Um sofá modular, por exemplo, poderá te seguir para a sua morada definitiva, e pode ser complementado, para ocupar ambientes maiores, ou dividido, ficando uma parte na sala e outra no quarto, se o novo apartamento for menor.

móveis para apartamento alugadoidéias de decoração apartamento alugado

O mesmo vale para o rack, o armário da cozinha, etc.

idéias de móveis modularesidéias de móveis para apartamento alugado

Cabeceira tipo painel, ocupando a parede inteira do quarto? Nem pensar! Invista em uma boa cabeceira pensada para acompanhar a sua cama.

6 - "Acessorize"
A alma da casa está nos acessórios! Exponha quadros, espelhos e porta-retratos. Plantas, objetos, vasos, cabideiros e luminárias de piso.

Esses itens são capazes de transformar a decoração do apartamento decorado e te acompanharão onde quer que você vá, criando e contando a sua história.

composição de quadros como deixar o apê alugado com a sua cara

E os furinhos? Na hora de entregar o apartamento para o proprietário, utilize gesso ou massa corrida para tapá-los, e pinte em seguida. O proprietário não permite furar as paredes (afffff....!)? Utilize fitas adesivas e ganchos adesivos próprios para pendurar quadros sem furar as paredes. Só fique muito atento ao peso máximo suportado pelos adesivos, para evitar acidentes e danos aos seus quadros!

Não gostou da idéia? Encoste os quadros e espelhos no chão, nas costas do sofá, na cabeceira da cama, etc.

espelho apoiado na paredecomposição de quadros apoiados

Seguindo essas dicas, temos certeza que sua temporada no apartamento alugado será muito mais confortável e agradável, afinal, chegar em casa e se sentir em casa, não tem preço!

Comentários

Postagens mais visitadas