Dicas Infalíveis para a Decoração de Quarto para Menina

Quando sua filha nasceu, você criou um quarto de bebê decorado para uma princesa... Estamos certas? Mas agora seu bebê cresceu! Ela está com 7 anos (ou 5 ou 9...) e já nem quer mais ser chamada de criança! Tem suas próprias vontades, preferências e personalidade. É... Chegou a hora de repensar o quarto da sua menina!

Decorar o quarto para uma menina em crescimento exige atenção, cuidado e muito planejamento. Afinal, ela continuará a crescer! Virará uma pré-adolescente, adolescente e finalmente uma jovem mulher universitária... E se você não tomar cuidado agora, terá que fazer grandes investimentos para adequar o quarto para cada uma dessas fases!


O grande segredo da decoração do quarto de uma menina é prever as necessidades que ela terá ao longo de cada umas dessas fases e criar uma base que permita que, no futuro, com pequenas e simples adequações, o quarto continue prático, agradável e muito funcional.

1 - Mesa Versátil
Sua menina já está em idade escolar e é muito importante para ela ter uma escrivaninha no quarto. Pode parecer bobagem nessa fase, afinal, ela pode fazer a lição de casa na mesa de jantar, com a sua ajuda... Mas em breve o volume de lição, trabalho e estudos irá aumentar, para não dizer quando ela começar a estudar para o vestibular! Privacidade é imprescindível para sua filha estudar.


Já que estamos colocando a mão na massa e mudando a decoração do quarto da menina, é hora de prestar atenção redobrada à iluminação, principalmente na área de estudos.


A gente sabe que para a sua pequena, maquiagem e cabelos hoje são apenas uma brincadeira, mas conforme ela for crescendo, esse vai ser um assunto muito sério! Que tal prever, desde já, um espelho próximo à escrivaninha e uma gaveta ou compartimento embutido para guardar maquiagem e acessórios de cabelo no futuro, transformando, conforme o interesse e possibilidade, a escrivaninha em uma penteadeira?

O único cuidado é não instalar pura e simplesmente um espelho em frente à mesa de estudos! Isso pode distrair sua filha das atividades. O ideal é que o espelho esteja oculto, ou articulado, somente sendo posicionado quando for ser utilizado.

Prateleiras também crescerão com o quarto: durante a infância receberão bonecas e bichinhos de pelúcia, mais tarde, livros, porta-retratos ou outros itens de decoração.


2 - Cama para Hóspedes
Isso funciona para todas as crianças e adolescentes, meninas ou meninos: ter uma cama extra no quarto é muito útil!

Os amigos vem dormir, para brincar ou depois da balada, os primos passam a noite, o trabalho em grupo se estende... Providenciar uma bicama, beliche ou cama desmontável é sempre importante para quem tem filhos.

  

A melhor, e mais discreta opção, sem dúvida, é apostar em uma cama com bicama embutida. Pode ser em uma cama box (existem modelos de solteiro com essa função) ou modelos de cama feitos em marcenaria, em que a bicama é quase uma gaveta!


Seja como for, acredite, a cama auxiliar será muito usada!

3 - Não precisa ser rosa!
Tudo bem, quando ela era um bebê, foi você quem decidiu tudo a respeito do quarto do bebê, desde as cores e estilo, até o mobiliário.

Mas agora sua filha cresceu, ela tem gostos, preferências e personalidade próprias. E não importa se você sonha com um quarto de adolescente cor de rosa, se ela não curte a cor e quer um quarto de roqueira. Você tem que respeitar o gosto dela!

   

É claro que também não é possível ceder a todas as extravagâncias de uma criança ou adolescente, mas só vete os desejos da menina no caso de serem contraproducentes à durabilidade do quarto. Se for pintura, papel de parede, lustre, etc, não se preocupe, tudo isso pode ser facilmente alterado mais para frente.

O que costuma funcionar sempre na decoração do quarto de menina:

  • Criar uma base neutra: Cinza e branco são ótimos para isso. Madeira também!

  • Nos acessórios, aposte nas candy colors (aqui, até o azul fica perfeito) - que são os tons suaves e coloridos - ou cores vibrantes da família do amarelo e laranja. 
  • Texturas e estampas - papéis de parede são sempre bem vindos!
  • Almofadas, pufes e mantas
  • Tapetes trazem delicadeza e atenção e cortinas são sempre fundamentais em quaisquer ambientes
4 - Particularidades Femininas
Todas nós lembramos de como é ser uma menina adolescente. Tente incorporar isso ao quarto, para que ele cresça com sua filha.

Que tal investir em um cabideiro de parede ou piso, para receber bolsas, chapéus ou mesmo roupas? Até lá? Pendure a mochila, o casaco do uniforme, uma fantasia, etc.

Painéis de recados são muito bem vindos! Crianças amam expor seus desenhos e criar um espaço especial para isso é perfeito! Mais tarde ele servirá para fotos, calendários de estudos, convites, ingressos, bilhetinhos e tantas outras relíquias da história da adolescente.


Não negligencie tampouco o guarda roupa do quarto! Hoje sua princesa é apenas uma criança e talvez não tenha tantas roupas, mas conforme for crescendo, sapatos e roupas se acumularão. Desde já pense no guarda roupa dela como se fosse o seu: sapatos com salto e vestidos longos virão. É só dar tempo ao tempo.

Comentários

Postagens mais visitadas