Festa no Inverno: 5 Idéias de festas infantis para quem faz aniversário no frio

Encontrar o tema ideal para a festa das crianças pode parecer um trabalho fácil, mas não é! A cada ano uma idéia diferente, uma moda e muitas expectativas para serem atendidas.

Os aniversariantes de junho, julho e agosto podem se deparar com ainda mais dificuldades, não apenas por causa das férias escolares, que tendem a esvaziar as festinhas, mas também por causa dos dias frios, que limitam as escolhas. Nessa época, pode parecer impossível oferecer apenas um churrasco na área comum do condomínio ou um picnic na pracinha, não é?!

Pensando nisso, separamos 5 temas que tem tudo a ver com a época do ano e que vão agradar meninos e meninas de todas as idades. Além de serem super fáceis de colocar em prática, bastando um pouco de criatividade e dedicação.

1 - Festa Junina

Não tem como pensar nessa época do ano sem associa-la às festas juninas. E, apesar de em princípio não ser um tema comum para festas de aniversário, utiliza-lo para esse fim pode ser uma excelente pedida!

Já fizemos um post especificamente sobre como transformar uma festa de aniversário em um arraiá inesquecível, e você pode conferir essas dicas aqui.


O segredo para arrasar na decoração da festa de aniversário junina é apostar nos elementos rústicos e da roça: animais (de pelúcia ou até mesmo alguns de verdade, se estiver disposto), artigos de cozinha (bules, chaleiras, panelas e colheres de pau), legumes e verduras de verdade, botas e chapéus.

As bandeirinhas não podem faltar, claro! E tecidos com estampas xadrez, floral e chita também não.


A pipoca, além de ser indispensável como comidinha, também é ótima para decorar: cordões, bolas de flores e até mesmo o bolo só tem a ganhar com ela.

A paleta de cores é a mais colorida possível, apesar da presença de muitos tons e materiais naturais, como madeira e palha.


Como é típico desse tipo de festa, barraquinhas para comidas e brincadeiras fazem a alegria das crianças e as lembrancinhas do aniversário podem ser distribuídas como prendas para os convidados que brincarem.

2 - Festa do Pijama

Com o frio batendo à porta, as festas menores podem facilmente se transformar em festas do pijama! Convide os amiguinhos mais próximos de seu filho para passarem a noite e tenha certeza de estar proporcionando a todos eles uma festa de aniversário inesquecível.

Essa festa é super simples e econômica, e pode ser uma ótima pedida em época de crise!


Como é uma festinha só para crianças, a comida, bebida e decoração ficam bem reduzidas, e a melhor parte é que as crianças ficarão quentinhas em casa, e os pais, super tranquilos.

O segredo de uma festa do pijama bem sucedida é encontrar formas de distrair os convidados até a hora de dormir, e depois, quando acordarem: uma sessão de cinema é a melhor solução! Ligue a Netflix ou separe um DVD com um desenho ou filme que seu filho - e, provavelmente, todos os seus amiguinhos - adoram. Pode ser um lançamento ou aquela história que eles já viram um milhão de vezes, mas que não cansam de pedir de novo. Para acompanhar: pipoca, refrigerante e outras porcarias que as crianças adoram!


Vale também investir em acessórios: para os meninos, máscaras de super heróis e para as meninas, coroas ou tiaras de princesas.

A idade do aniversariante também influenciará demais na programação da noite. Meninas maiores (a partir dos 7 anos) podem receber sessões de beleza, aplicar máscaras para a pele, pentear os cabelos e pintar as unhas. Você mesmo pode bancar o cabeleireiro e manicure.

Para os meninos, entre no clima de acampamento! Monte barracas, alugue uma lareira portátil (mas fique o tempo todo por perto enquanto o fogo estiver acesso) e assem marshmallows enquanto contam histórias de aventura ou tentam desvendar mistérios.

  

Muito cuidado com as histórias de terror, para que nenhuma criança tenha pesadelos.

Uma pequena mesa com um bolo e docinhos é suficiente para cantar parabéns antes das crianças irem dormir.

   

Não esqueça de checar com os pais se seus filhos tem algum tipo de restrição alimentar ou alergia, ok? Como essa festa é bem íntima, vale a pena ligar para cada um deles para explicar o cronograma da noite e se informar sobre os hábitos de sono das crianças. Também é importante deixar todos os contatos à mão, para o caso de algum convidado não se adaptar a dormir em um lugar estranho. Às vezes, só falar com os pais no telefone já é suficiente para a criança relaxar e voltar para o clima da festa.

Vale comprar algumas escovas de dente para o caso de alguma criança esquecer a sua, ou montar kits com escovas de dente e máscaras para dormir para serem distribuídos como lembrancinhas.


Durante a noite, deixe uma luz noturna suave ligada.

As tendas para dormir fazem grande sucesso com meninos e meninas e tornam a noite ainda mais especial! Você pode sim, comprar ou alugar as barracas, mas também pode optar por algo bem menos elaborado: um lençol amarrado com barbante e pregadores e luzinhas de natal penduradas já são suficientes para encantar as crianças.



Na manhã seguinte, procure acordar todas as crianças ao mesmo tempo. Uma maneira fofa é levar o café da manhã na cama para elas: um copo de achocolatado e biscoitos são perfeitos. Se tiver verba para isso, coloque o leite em garrafinhas e encaixe rosquinhas no canudo. Puro charme!


Não se esqueça de combinar um horário para os pais irem buscar seus filhos, ou se ofereça para levá-los em casa após o café-da-manhã.

3 - Pinguim

Os pinguins são um personagem recorrente no universo infantil. Desde Mary Poppins, até Toy Story e Madagascar trazem esse bichinho simpático.

Uma festa infantil cheia de pinguins não apenas é unissex, como também te dá muita liberdade criativa. Você pode criar uma decoração apenas em preto e branco, ou acrescentar cores: preto, branco e amarelo ficam lindos e fazem referencia às cores do animal.


Preto, branco e rosa ficam lindos para meninas pequenas e preto, branco e azul, ou verde água, ideal para bebês meninos. Essa idéia pode ser utilizada até mesmo para chás de bebê! A combinação com vermelho também é um arraso e pode ser uma boa pedida em uma festa compartilhada.



Você pode optar ainda, por pinguins divertidos e tropicais, como aqueles do filme Madagascar que sonhavam com terras mais quentes, e apostar em diversas referências coloridas e da natureza. Seus convidados vão achar super divertido entrar em uma festa de aniversário no inverno e se deparar com areias brancas e palmeiras.


Se preferir retratar os pinguins em um habitat um pouco mais compatível, utilize muitas referências geladas! Quadradinhos de gelatina ou maria mole podem lembrar o gelo e construir um iglu com cubos de isopor irá garantir a diversão da garotada.

4 - Frozen

As meninas de até 7 anos se encantam com essas princesas geladas e seus amigos divertidos e o tema é perfeito para a festa de aniversário de quem faz anos nesses meses mais frios.


A paleta de cores é azul e branca, e pode receber alguns tons de lilás e roxo também. Use e abuse de referências à neve e ao gelo: os flocos de neve não podem faltar! Faça cordões e móbiles com referências a eles, em isopor ou EVA. Aliás, esse último material com acabamento em glitter pode ser o seu melhor amigo na hora de fazer uma festa com o tema Frozen.



As referências ao boneco de neve Olaf e à rena Sven também são um enorme sucesso. Desde displays em acrílico com os personagens, bichos de pelúcia e até mesmo nas comidas: que tal preparar mousse de chocolate branco e chama-lo de bonecos de neve derretidos? Ou oferecer as tão queridas cenouras? O apelo visual tornará a sobremesa muito mais atraente para os pequenos.


Se por um acaso fizer um dia quente, distribua picolés, sacolés e geladinhos. Mas só se fizer um dia de calor mesmo, se não, as mães não deixarão os filhos sequer chegar perto dessas guloseimas e você acabará perdendo dinheiro e ficando com um estoque de sorvete que durará até o verão!

5 - Pólo Norte

Uma festa de aniversário com o tema de Pólo Norte pode ser um sucesso para meninos ou meninas. Tudo vai depender dos acessórios que você utilizar. O urso polar é a estrela da festa e aposte no branco e vermelho para decorar o espaço.


Flocos de neve, gelo, árvores tipo pinheiro e iglus garantem a ambientação. Mas se estiver fazendo uma festa para menino, não use os flocos desenhados, que lembram estrelas, mas sim bolas de algodão. Elas podem criar lindos cordões!



Suspiros e Bombons Raffaello - da Ferrero Rocher - são aliados na hora de montar pirâmides e outras estruturas decorativas para a mesa do bolo. Se seu filho curtir, invista em um bolo de aniversário coberto com coco ralado, que ficará incrível na decoração.


Gorros, luvas e cachecóis também podem aparecer: amarre os cachecóis nas costas das cadeiras, cubra uma parte das almofadas ou a parte de cima das plantas com os gorros... Nessa hora, a imaginação é que conta!



Criar uma estação de chocolate quente também é sucesso garantido! A bebida pode ser colocada em garrafas térmicas mesmo, com uma placa charmosa convidando a todos para tomar uma xícara. Disponibilize mini marshmalows ou pequenos chocolates para cada um acrescentar na sua bebida e quem sabe até uma garrafa com licor para os adultos, mas cuidado para que ela não esteja ao alcance das mãos dos pequenos!


Com essas idéias simples e rápidas você fará uma festa de aniversário inesquecível para seus filhos e que será um sucesso com ou sem frio!

*Crédito de Imagem: Natalia Lovati, Casa Pensada, Querido Refugio, Guia de Compras da 25 de Março, Casa Pensada, Decor Fácil, We Share Ideas, Babble, Catch My Party, Catch My Party, Country Living, Fantabulosity, Kara's Party Ideas, Bau de Menino, Style Me Pretty, Lindsay and Andrew, Just Real Moms, Elo7, Tudo para Sua Festa, Cassia Scarano, A La Mode, Kara's Party Ideas, Etsy, Catch My Party, Catch My Party, Mom of C4, BP, Estsy, Aprendendo a ser Mãe, Dicas da Japa, Etsy, Madame Inspiração, O sapo e a Princesa, Design Innova, Maria Healey, Dicas pra Mamãe, Viva la Tarta, Red Tricycle, Artslant, Respire e Case, Northescambia, Easy Living Today, Isabe Pires de Lima, My Wedding, Espaço Infantil, Amigas da Noiva e Easy Living Today.

Comentários

Postagens mais visitadas