Lavanderia Escondida: Cuidado com as Armadilhas!

Apartamentos pequenos, cozinhas integradas e casas com quintal muitas vezes se deparam com o desafio de ter a lavanderia bem ali, à vista de todos. Esconder o cômodo com portas criativas ou embutir os eletrodomésticos em armários é uma solução ótima, mas que exige muito planejamento e cuidado para vencer as pegadinhas que podem aparecer!


Há pouco tempo atrás fizemos um post sobre como integrar a lavanderia à cozinha, para ganhar espaço na área de preparo dos alimentos (se você não viu, clique aqui para conferir!), mas, se ao contrário, seu desejo é esconder ao máximo a lavanderia, temos algumas dicas que podem te ajudar!

1. PENSANDO NO ESPAÇO

O primeiro passo é planejar o espaço necessário para a área de serviço: o requisito mínimo para esse ambiente é ser capaz de acomodar lado a lado um tanque de roupas e uma máquina de lavar, lembrando que a melhor opção para quem tem pouco espaço ou tem a lavanderia na área social da casa é investir em uma máquina tipo lava e seca, que dispensará os varais e secadores de roupa.


Além da medida da máquina de lavar e do tanque, considere um espaço mínimo de folga (cerca de 3cm) entre os dois e entre eles e as paredes. Isso é muito importante para facilitar a instalação e a manutenção.


CONSIDERE A SOMA DAS MEDIDAS DOS SEUS PRODUTOS!
Atenção! A medida final é com a lavanderia acabada! Ou seja, com os revestimentos já instalados nas paredes. Isso porque um porcelanato, mais a argamassa para sua fixação, pode aumentar até 3 centímetros na espessura da parede!
Na profundidade, o cuidado deve ser redobrado! Atente-se ao fato de as lavadoras de roupa costumam ter a frente curva, mas os fabricantes fornecem a medida de seu menor eixo, negligenciando a medida da porta. Assim, se possível, pegue uma fita métrica ou trena e meça o produto na loja, de ponta a ponta! Ou entre em contato com o SAC do fornecedor para tirar essa dúvida.

Quanto à folga na profundidade, lembre-se que atrás da maquina de lavar deve haver espaço para as conexões de água e esgoto, e isso corresponde a, no mínimo 8 centímetros! Respeite-os!


A observância às dimensões reais do produto e o respeito às folgas à frente e atrás são importantíssimas principalmente para quem pretende embutir a lavadora de roupas em um armário. Fique atento para não ter surpresas desagradáveis na hora da instalação da marcenaria.


2. NÃO ESQUEÇA DO ESPAÇO DE ARMAZENAMENTO

O espaço também deve ser capaz de armazenar vassouras, rodos, baldes, bacias e material de limpeza. Leve isso em conta no seu cálculo. Mas lembre-se que você não precisa necessariamente de um armário alto para acomodar as vassouras. Elas podem ser penduradas em ganchos ou suportes próprios, em uma parede lateral ou na própria porta do espaço.

Máquinas de lavar de abertura frontal são o melhor modelo para criar armários na lavanderia! Aposte nelas e instale um tampo sobre o eletrodoméstico, ou crie armários logo acima dele (respeite um espaçamento mínimo de cerca de 2 centímetros entre a parte de cima da lavadora e o tampo ou armário, para facilitar sua manutenção).

O espaço abaixo do tanque também não pode ser negligenciado! Crie ali armários ou estantes para guardar os baldes, bacias e até mesmo o aspirador de pó.

Seja criativo e explore todos os espaços disponíveis!


3. TIPOS DE PORTAS

Definido o espaço mínimo necessário, é hora de pensar em como ocultar sua lavanderia no dia a dia. Portas de correr, portas camarão, armários e até mesmo cortinas são suas aliadas nessa hora.

O importante mesmo é criar uma divisão bonita e discreta, que disfarce a existência do ambiente ali, juntinho da sua área social, mas que também seja funcional!


Atenção para a ventilação do ambiente!

Como a lavanderia é uma área molhada, o melhor tipo de porta é o que permite a ventilação, para evitar o acúmulo de umidade a longo prazo e até mesmo o temido mofo. Nesse ambiente também costuma estar o aquecedor de água à gás, mais um motivo para redobrar a atenção para a circulação do ar. Portas com venezianas, treliças ou respiradores são perfeitas!



Decida o tipo de porta/divisória antes de colocar a mão na massa, já que isso também influenciará no tamanho/profundidade do cômodo.

Cada porta exige um tipo de ferragem! Pense nisso com antecedência!

Portas de correr, por exemplo, dependendo do modelo, podem precisar de até 15 centímetros para serem instaladas! Loucura, né?! Por isso é bom se informar sobre o tipo de porta que pretende adquirir, o tipo de ferragem que necessita e quanto espaço ocupa antes de sair comprando.

Portas tipo camarão geralmente ocupam menos espaço em termos de ferragem, já que todas correm em um mesmo trilho. São também uma excelente opção porque dão acesso integral à lavanderia, deixando-a totalmente aberta na hora do uso. O único senão desse modelo é que abre para fora e você precisará respeitar uma área à frente do cômodo para a abertura. Mesmo assim, ainda é o modelo que mais recomendamos!


4. CAPRICHE NO ACABAMENTO

Não é só porque a Lavanderia está escondida que ela não precisa ser agradável ao olhar! Além de tornar a tarefa de lavar a roupa muito mais agradável, você sabia que espaços bonitos tendem a ficar mais arrumados? Curioso, não?!


E você não precisa gastar mais para ter um revestimento estampado, por exemplo, existem vários modelos com excelente custo benefício e que custam o mesmo preço de um porcelanato branco liso.

O mesmo vale para os armários! Converse com seu marceneiro sobre as diferenças de custos entre um modelo branco e um colorido. Você pode se surpreender ao verificar que elas não existem.

E, claro, fique sempre de olho em promoções e pontas de estoque. Como estamos falando de metragens pequenas aqui, muitas vezes lotes com poucas peças de revestimentos tem descontos. Vale perguntar!

********

Com tudo isso definido, basta agora colocar em prática as nossas dicas e disfarçar a área da Lavanderia, criando espaços sociais muito mais agradáveis, para aproveitar todos os dias com a família e os amigos!


*Créditos de Imagem: Chic-Deco, Home Decor, Decor Facil, Casa Pensada, Casa Pensada, Casa Pensada, Casa Vogue, Lushome, Casa e Jardim, Casa.com, The Block Shop, Design Milk, Apartment Therapy, Via Pinterest, Homes to Love, Ana Medeiros, Gardenista e Julianna Mota.

Comentários

Postagens mais visitadas