Teste - Qual o seu estilo de decoração?

O post de hoje é um quiz sobre estilo de decoração.

É muito difícil definir o estilo de uma pessoa. Geralmente somos um mix de gostos e idéias.

Por isso selecionamos alguns estilos e os agrupamos em 4 personalidades: tradicional, rústica, descolada e românica.

Tá curioso? Tá a fim de descobrir os estilos que mais casam com a sua personalidade?

Escolha uma imagem de cada série, depois conte quantas figuras de cada letra você se identificou mais e veja o resultado no final do post.














Resultado:

Personalidade Rústica

Se a letra A foi a mais escolhida, você é uma pessoa pé no chão. A natureza te inspira e complementa. Você é um indivíduo que tem uma ligação muito forte com a mãe Terra e para viver harmoniosamente precisa trazer um pouquinho dela para dentro de casa.

A personalidade rústica além de se sentir atraída pelo rústico tradicional, também se encanta com outros estilos ligados a natureza.

Quando pensamos nesse estilo, logo nos remetemos para o campo, muito verde e liberdade. 

E é isso mesmo! Portanto transporta-lo para dentro de nossas casas não é tarefa tão complicada, mas preste muita atenção para não errar a mão e montar um ambiente escuro, decaído e opressivo. 

5 dicas para uma decoração rústica:

1- Mobiliário em madeira: Quanto mais natural, menos tratada, melhor. As imperfeições trazem a história e o charme, quanto mais desgastadas melhor.

2- Piso de madeira: Você pode optar pelo tipo de madeira. As de tons médios são as mais indicadas para esse tipo de estilo. Não se esqueça que você está criando um espaço rústico, se optar por um laminado procure o que mais se assemelhe com a madeira e que possua uma pegada bruta e natural.

3- Cores: Todos os tons da terra (marrom, areia, verde, amarelo, bege, ocre, ...) são os mais indicados, mas você pode incorporar outras cores em tons não vibrantes.

4- Sofás: Você pode escolher um sofá amplo e confortável em couro ou ainda aquele com estrutura aparente de madeira e estofamento em tecido floral ou xadrez.

5- Paredes: Quanto mais naturais, melhor! Escolha cores claras como o branco bege, branco cinza,, ou branco esverdeado bem clarinhos. Escolha uma das paredes para fazer um descascado e deixar um pedaço de tijolos a vista. Isso é demais em uma decoração pé no chão. Irresistível! 


Personalidade Tradicional

Se a letra B foi a mais escolhida, você é uma pessoa conservadora, segura e refinada. 

A personalidade tradicional se encaixa em vários estilos de decoração. Linhas retas, o preto e o branco e matizes suaves fazem parte do seu universo de cores. O ar da casa de uma personalidade tradicional permeia entre o contemporâneo e o clássico moderno, o que se traduz em aconchego e elegância.

5 dicas para uma decoração tradicional:

1- Mobiliário: Esse tipo de decoração aceita desde os móveis em madeira polida aos de laca. Em tons naturais ou branco. O design das peças pode ser em linha reta ou possuir torneados leves e fluidos.

2- Assoalho: Piso de madeira, porcelanato ou pedra natural, como o mármore, se encaixam muito bem no estilo. 

3- Iluminação: Invista em lustres, luminárias, pendentes e arandelas. A luminosidade traz vida e valoriza o ambiente.  

4- Tapetes: Não se esqueça deles! São fundamentais nesse estilo. Complementam e integram as  peças como num grande abraço. Podem variar dos Shaggys, altos e felpudos, aos Persas carregados de cultura e sofisticação, fabricados em lã, seda ou algodão.

5- Cortinas: De tecido ou persiana, não importa a sua escolha, elas são imprescindíveis à beleza, conservação do mobiliário, anteparo a luminosidade e privacidade. Aposte nos cortineiros de gesso que dão um acabamento mais refinado e delicado.


Personalidade Descolada

Se a letra C foi a mais escolhida, você é uma pessoa descolada, irreverente, despojada e que não tem medo de ousar. 

Esse tipo de personalidade pode tudo, mas preste muita atenção aos excessos. Normalmente os descolados tem várias idéias e são super criativos, mas calma! Controle-se! Muitas das vezes esse turbilhão efervescente que é a cabeça dos descolados pode acabar com uma idéia genial.

Hoje em dia não dá para se dizer descolado sem se importar com o sobrevivência do Planeta. Portanto o mote é reduzir, reutilizar e reciclar. 
Peças feitas a partir de pallets, caixotes, pneus e tantos outros materiais descartados pelo homem podem e devem ser parte integrante de uma autêntica decoração descolada.

5 dicas para uma decoração descolada:

1- Mobiliário: Não se prenda a uma época ou estilo. Peças vintages e modernas convivem no espaço com muita harmonia e graça, levando irreverência e charme ao local. 

2- Piso: Madeira, laminado, vinílicos, porcelanato, cimento queimado ou pedra natural. Polidos ou rústicos. Claros ou escuros. Eleja o que mais te agrada. Uma boa escolha são os de vinílicos. Podem ser lavados, são frios no verão e quentinhos no inverno e não requerem muitos cuidados.

3- Cores: Use uma base neutra (preto, branco e cinza) e incorpore cores vibrantes e alegres. 

4- Paredes: As paredes são uma grande tela em branco. Pintadas, com tijolos aparentes ou de cimento queimado, invista em quadros, fotos, posters, placas de metal, ganchos mil e uma utilidades e tudo mais que sua imaginação permitir. Aposte em canos aparentes e trilhos que dão um ar industrial ao ambiente deixando o local cheio de personalidade.

5- Tapetes: Escolha os de fio baixo e de algodão. Os Kilins são perfeitos para esse tipo de decoração. Coloridos e despojados, são fáceis de serem mantidos. 


Personalidade Romântica

Se a letra D foi a mais escolhida, você é uma pessoa romântica, doce, adora flores, babados, cores claras, ambientes tranquilos e calmos. 

Isso não quer dizer que você seja uma pessoa sem graça, boba e chata como geralmente os românticos são rotulados. Ser romântico é dar importância aos pequenos detalhes e gestos. É se sentir ligado ao belo, ao singelo e a pureza. São pessoas que não tem medo de expor suas emoções. E isso, evidentemente se reflete no seu estilo de decoração.

Vários são os estilos que permeiam esse jeito de ser. Provençal, Shabby Chic, Cottage, dentre outros se enquadram perfeitamente com a personalidade romântica.

5 dicas para uma decoração romântica:

1- Mobiliário:  Aposte na madeira clara ou branca e em ferro. A pátina e o romântico são como chocolate quente e inverno. Pense em móveis graciosos e arredondados. Sofás, poltronas e banquetas forrados com tecidos nobres. Não se esqueça de uma linda cabeceira revestida por um tecido floral magnífico e, por fim, invista em uma penteadeira ou em uma cristaleira como ponto de destaque no quarto ou na sala.   

2- Cores: Como já mencionamos o estilo romântico pede tons pastel, mas algumas cores de baixa intensidade como o lilás, o vinho, o amarelo, o azul e o verde podem ser adicionadas sem prejuízo ao ar romântico e espontâneo da atmosfera esperada.

3- Iluminação: Escolha lustres em cristal ou metal com braços que acomodem pingentes ou aqueles com lâmpadas vela, estilo candelabro. Se preferir um ar mais descontraído e campestre ,opte pelos de metal, ornamentados com folhas e flores. Arandelas presas às paredes e abajures, além de auxiliarem na iluminação conferem distinção e beleza à decoração. 

4- Paredes: Cores claras e suaves são as mais apropriadas. Para criar um ar aconchegante e intimista forre-as com papéis de parede. Os florais ficam super fofos e trazem a natureza para dentre de sua casa. Quer muita elegância e sofisticação? Aplique em um cômodo lambris brancos ou boiseries às paredes. Aí você arrasa!

5- Cortinas: As cortinas confeccionadas em voil ou renda são as queridinhas dos românticos. Você pode escolher as com babados, as no estilo chale ou as duplas, sendo uma delas presa por um lindo laço. As opções são muitas. Tudo vai depender de quanto você está disposto a gastar.

Descobriu o seu estilo? Agora é coloca-lo em prática! Faça um "projetinho bem a sua cara" e #partiucompras.


Créditos de imagens: Casa e Jardim, Casa Claudia, Gurias Vaidosas, Taginstant, Etsy, casaydiseno, Bangalô da Tati, Almoço de Sexta, Brincando de casinha com a Geminiana, pau algan, Anual Design, Blog La Vinci, limaonaagua, zhinsta, Helena Campos Blog, Construindo minha casa clean, arquiteturadesign, desiretoinspire, Tres em Casa, My Scandinavian Home, Architizer, Coastal Style, House Design and Plans, prostaidea, JD House, Shop Style, Gosto Disto!, Talosanomat, Amedeo Liberatoscioli, casa vogue, Blog Decora, The Jungalow, Suncityvillas, Gemma, perfeitaordem, historiasdecasa, eco-bud, stylecentralblog, Na minha mala tem de tudo, Dionizios, Ademilar, Vai com Tudo, thejungalow, Homens da casa, A Casa que a minha Avó queria, Julie Chagas, Decor Fácil, Arquitetural, Blog Tecnisa, Reciclar e Decorar, Achados de Decoração



Comentários

Postagens mais visitadas