5 Dicas Simples para Ter o Quintal dos Sonhos o Ano Inteiro

Quando se tem uma casa com quintal - não importa o tamanho dele, grande ou pequeno, ou onde ele fica, se no jardim ou no terraço - a gente sonha com horas preguiçosas, tardes relaxantes, reuniões de família, os cachorros e as crianças correndo e se divertindo.

como cuidar de deck de madeira

Mas a realidade é que na hora de decorar o quintal da casa, muitas pessoas se sentem perdidas e o espaço acaba abandonado, sub aproveitado ou mal planejado, e o sonho da casa com quintal vira uma enorme frustração!

Para ajudar a dar o pontapé inicial na reforma ou decoração do seu quintal, separamos 5 dicas simples que você precisa saber para ter a casa com quintal dos seus sonhos: lindo e aconchegante o ano inteiro, faça chuva ou faça sol!

1 - Evite os gramados enormes 
A grama sofre muito com as variações do tempo, e você e sua casa também. É água que empoça e impede o uso, lama mesmo depois que a chuva para, sem falar dos bichos. Mas isso não quer dizer que você deva eliminar a grama da sua vida, "pelamordeDeus"! Apenas reduzi-la a áreas menores, que não fiquem tão próximas à casa e nem à passagem.

dicas para decorar o quintal

No restante do espaço, a melhor escolha é um piso drenante, que favorece o retorno da água da chuva ao solo. Além de ajudar o meio ambiente, também deixa os acessos à casa sempre sequinhos e sem risco de escorregões.
como usar piso drenante

2 - Paisagismo Esperto
Plantas são obrigatórias no quintal! São elas que trazem o aconchego e ajudam no relaxamento. Mas além de procurar plantas adequadas a sua região e à insolação do seu quintal, invista também em um paisagismo com belas folhagens, que fiquem lindas mesmo quando não for época da flor. Misturar folhagens com cores diferentes (amarelas e vermelhas, por exemplo) também é uma boa pedida! Assim seu quintal fica lindo o ano inteiro!

paisagismo com folhagens

3 - Área Coberta
Uma área coberta no quintal é fundamental. Ela protege do sol e calor extremos nos dias quentes, e abriga da chuva nos dias cinzentos, assim você poderá aproveitar o seu quintal com muito conforto, faça chuva ou faça sol.

mesa de almoço no quintal

Na área coberta, crie um cantinho de refeições, para reunir a família nos finais de semana ou tomar um vinho delicioso com os amigos no final do dia, ou crie um espaço para relaxar, ler um livro ou bater um papo com sofás ou espreguiçadeiras.

pergolado para quintal

Para cobrir a área externa, aposte em um pergolado, bem bucólico, ou crie uma estrutura com teto de vidro e persianas retráteis, que não tire a sensação de estar do lado de fora. Faltou grana ou espaço? Não se preocupe: umbrellones ou o bom e velho toldo já resolvem o seu problema!

pergolado para áreas externas

4 - Materiais, mobiliário e tecido próprios para área externa
Tudo o que você deixa ao tempo sofre muito com a ação das intempéries! E não é só o sol ou a chuva não! O próprio vento e o mormaço são suficientes para desgastar os materiais nas áreas externas. Por isso é importante escolher com cuidado peças que já foram criadas para esse espaço.

decoração de quintal

Materiais sintéticos, com proteção UVA e UVB, impermeáveis e que não absorvam o calor são fundamentais se você busca durabilidade e baixa manutenção.

tecido para área externa acquablock

5 - Manutenção Constante
Mesmo optando por materiais próprios para a área externa e que sejam duráveis e de baixa manutenção, você ainda precisará cuidar dos revestimentos, paisagismo e mobiliário do seu quintal com regularidade.

  • Revestimentos de Área Externa: Informe-se com o vendedor sobre as especificidades do revestimento escolhido, mas, em regra, uma limpeza semanal com uma solução de 5:1 de água com CIF ou Veja Cloro Ativo, e uma limpeza mensal com lavadora de alta pressão serão necessárias e suficientes.
  • Jardinagem: Cada planta tem um metabolismo, um ciclo de crescimento e nutrição próprios, mas você deve cuidar, podar ou adubar seu quintal uma vez por mês para que ele continue lindo e saudável todos os dias do ano. Reserve um dia do seu final de semana para isso, ou contrate o serviço de um jardineiro que pode cobrar por dia ou por mês. Vale a pena!
  • Decks e Móveis em Madeira: O tipo da madeira, se ela está no piso, parede ou mobiliário também vai influenciar muito em de quanto em quanto tempo você precisará fazer sua manutenção, mas conte que a cada 6 a 12 meses será necessário fazer uma limpeza profunda (com lavadora de alta pressão ou lixa) e renovar a camada de protetor de madeira ou verniz dela.

dicas para manter o quintal

Se você cuidar com frequência do seu quintal e seguir essas 5 dicas, ele ficará lindo o ano inteiro, e você poderá aproveita-lo muito, como sempre sonhou!!

Comentários

Postagens mais visitadas