Decoração de Consultório Médico - Como decorar um consultório de sucesso!

Você comprou ou alugou seu primeiro consultório médico e agora não sabe por onde começar a montagem do espaço, qual revestimentos usar ou onde posicionar o mobiliário? Então vamos começar dizendo que um consultório médico deve ser claro e arejado, por razões de saúde e bem estar, também deve ter revestimentos duráveis e de fácil higienização, uma recepção confortável e salas bem planejadas de acordo com as necessidades de cada especialidade.

Mas, vamos por partes, certo? Continue lendo para aprender a decorar de forma simples, prática e durável o seu consultório!

como decorar um consultório médico

1 - Os Revestimentos
Os revestimentos de piso e de parede de um consultório médico devem ter cores claras, para proporcionar uma sensação de limpeza, claridade e conforto, além de terem índice PEI apropriado para área comercial de alta circulação (PEI acima de 3), serem anti derrapantes e de fácil higienização.

Para o revestimento de parede é possível optar por tinta acrílica premium, tipo super lavável, ou mesmo porcelanatos ou cerâmicas em cores claras. Na recepção pode ser utilizado um revestimento de maior beleza ou apelo visual – revestimentos 3D, mosaicos ou papel de parede -, mas evite os tons de preto ou marrom muito escuro. Para o paciente, brancos, beges e tons de madeira claras são mais acolhedores e tranquilizantes, e a sala de espera do consultório médico já é um ambiente estressante o suficiente, não é?!

passo a passo para montar um consultório

Para revestir o piso: madeira, laminado, vinílico ou porcelanato. Evite carpetes que além de serem de manutenção complicada, costumam ser colônias para ácaros.

Pelo mesmo motivo, e pelo risco de quedas, tapetes não são recomendados.

2 - A Recepção

A recepção de um consultório médico deve ser muito bem pensada e planejada. Ela deve refletir o estilo e a especialidade do consultório, mas sempre oferecendo uma sensação de eficiência e bem estar aos pacientes.

No projeto, o primeiro item que deve ser considerado é a circulação: O espaço necessário para os pacientes não é o mesmo que temos em casa, já que deve ser respeitada a largura mínima de 90 centímetros para a passagem de uma cadeira de rodas, sendo o ideal, para maior conforto, 1.20m. Ainda pensando nisso, pelo menos nas duas extremidades da recepção deve ser respeitada uma área de giro para o cadeirante – um diâmetro livre de 1.50 em que a cadeira pode fazer a volta completa.

Dependendo da especialidade, barras de apoio conduzindo da recepção até o consultório são muito bem vindas.

idéias para recepção de consultório


Um balcão para a recepcionista é fundamental: preveja nesse ponto o preparo para a instalação de telefones, tomadas para computadores, PABX, internet, etc.

Na parte interna da estrutura deve haver espaço para pelo menos um computador, uma impressora, maquininhas de cartão e algumas gavetas para acondicionar formulários e material de escritório.

Mesmo que os prontuários de seus pacientes sejam virtuais (atenção para onde estará o servidor e como será feito o backup das fichas), uma gaveta para pastas suspensas pode ajudar demais na organização.

A altura do balcão também deve ser considerada: leve em consideração não apenas o conforto do funcionário (que estará melhor com uma mesa de altura padrão – 75 centímetros – e uma cadeira de escritório em que seja possível apoiar os pés no chão) mas também o público alvo. Cadeirantes ou idosos não ficarão confortáveis com bancadas muito altas, por isso pode ser necessário criar um desnível ou oferecer cadeiras para esses pacientes.

como decorar a sala de espera

Em termos de assento para a espera, sofás não são a melhor opção, já que muitas pessoas não gostam de dividir espaço com estranhos... Evite também aqueles bancos tipo longarina, que além de desconfortáveis darão a impressão de um atendimento popular, o que fica longe dos seus ideais. O ideal são poltronas de material de fácil limpeza, como corino ou outros tecidos sintéticos que podem ser encontradas por preços bem acessíveis. Você dará muito mais conforto para seus pacientes e passará uma impressão muito melhor, gastando a mesma coisa.

Procure sempre deixar pelo menos 1 metro livre à frente das cadeiras na recepção, assim você respeita o espaço necessário às pernas de quem estiver sentado, e ainda garante a circulação de quem precisar passar.

Oferecer um café, água, televisão, música ambiente ou revistas são mimos que ajudam a deixar o paciente mais confortável e a fidelizar, além de evitar uma boa parte do estresse em caso de atraso no horário.

Falando nisso, nunca deixe um relógio visível na recepção. Isso só irá dificultar as coisas!

3 - O Consultório

A decoração do consultório médico depende muito das necessidades particulares da especialidade médica, sendo sempre possível consultar as exigências mínimas nas normas do Conselho Federal de Medicina, entretanto, três elementos estarão sempre presentes e são indispensáveis:

1 – Uma maca com escada, que pode ser um modelo comprado pronto, ou uma marcenaria feita sob medida para combinar com o estilo da decoração. No caso da marcenaria, vale aproveitar a base para criar gavetas ou armários, para guardar suprimentos.


decoração de consultório simples

2 - Se a maca é indispensável ao exame físico, uma mesa para conversar com o paciente e anotar a queixa e conduta também é. Embora seja exigência do Conselho Federal de Medicina, prever que muitos pacientes vão acompanhados na consulta é uma questão de lógica, por isso, ofereça pelo menos duas cadeiras para serem ocupadas pelo paciente e acompanhante. Se o local for uma clínica pediátrica, além da criança, provavelmente ambos os pais comparecerão às consultas. O mesmo vale para consultórios de obstetras: raramente a grávida estará sozinha e pode acontecer com certa frequência que tenha mais de um acompanhante. Pense nisso!

como montar um consultório médico

3 - Tenha sempre pelo menos um armário dentro do consultório para guardar material e amostras, ele será muito útil no dia-a-dia.

como decorar o consultório de forma simples

Se sua especialidade exigir que o paciente remova as roupas, crie uma divisória em que ele possa se trocar com privacidade. Preveja ganchos ou armários para que ele pendure as suas peças e cestos para descarte do avental após a consulta.

divisória de ambientes em consultório

4 - Dicas Gerais
Se for fazer paredes em Drywall, preveja os locais onde serão afixados itens mais pesados e peça para o gesseiro fazer um reforço naquele ponto.
Existe uma série de exigências que o Conselho Federal de Medicina faz para os Consultórios Médicos, mas um item que não é exigido mas que julgamos importantíssimo é o isolamento acústico! Em uma era de paredes de drywall, portas de correr e outras tantas medidas que nos ajudam a ganhar centímetros preciosos em conjuntos comerciais cada vez menores, muitas vezes o sigilo médico-paciente vai para o espaço e toda a recepção acaba ouvindo detalhes da consulta. Para evitar isso, utilize portas de abrir convencionais, e não de correr, e faça um isolamento acústico dentro da parede com lã de rocha ou lã de vidro.
A iluminação deve ser abundante, clara e preferencialmente com luz branca, para auxiliar no diagnóstico e análise do paciente. Se possível, opte por lâmpadas LED que tem um consumo mais eficiente.
Use sempre persianas, e nunca cortinas, que são muito mais fáceis de manter e higienizar.
Embora um DML não seja exigido para consultórios de Grupo 1, preveja um local para guardar material de limpeza e de higienização que fique separado e inacessível pelos pacientes.


É isso aí! Seguindo essas dicas simples temos certeza que seu consultório será um sucesso! Continua com dúvidas? Entre em contato com a gente!

Comentários

Postagens mais visitadas